1904: no 13º jogo de sua história, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 0, no campo da Rua da Constituição, em Icaraí, Niterói. Os gols da vitória foram de Edwin Cox (2), Félix Frias e Norman Hime. Edwin Cox se tornou o primeiro jogador a alcançar a marca de dez gols com a camisa do Fluminense - que ainda era cinza e branca.
1941: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o America por 3 a 0, gols de Carreiro, Tim e Pedro Amorim, no campo do adversário, na rua Campos Sales. Esta foi a 7ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.
1947: em jogo amistoso para a inauguração das arquibancadas de Teixeira de Castro, Fluminense e Botafogo empataram em surreais 5 a 5. Os gols do Fluminense foram de Oswaldinho (2), Simões, Careca (de pênalti) e Juvenal. O goleiro tricolor Darcy defendeu um pênalti.
1955: o Fluminense encerrou seu giro pela Europa em Portugal, com uma derrota para o Porto por 3 a 1, no Estádio das Antas. O gol tricolor foi marcado por Didi, em partida com arbitragem muito polêmica - Lafaiete, Pinheiro e Escurinho foram expulsos. Em 40 dias no continente europeu, passando por Turquia, Itália, Suíça, Bélgica, França e Portugal, o Fluminense realizou 13 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.
1958: em amistoso internacional no Estádio Centenário de Montevideo, o Fluminense venceu o Peñarol por 3 a 2. Os gols tricolores na capital do Uruguai foram de
Mário,
Jair Francisco e
Almir. Naquele ano, o Peñarol conquistaria o Campeonato Uruguaio. Na mesma data, o time reserva do Fluminense empatou em 1 a 1 com o Estrela do Norte, com gol de
Alecir, em jogo amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Também no dia 29/06/1958, a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo, ao vencer a Suécia por 5 a 2, no Estádio Råsunda, em Estocolmo - o goleiro
Castilho era o representante do Fluminense entre os campeões mundiais.
|
Carlos Castilho, goleiro lendário do Fluminense e da Seleção Brasileira. |
1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou o Santos-AM por 6 a 1, no Parque Amazonense, em Manaus. Os gols tricolores foram de
Waldo, Jair Francisco
(2),
Maurinho,
Wilson Bauru e
Silvino (contra). Este foi o 12º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (
vejam a lista completa de resultados aqui).
1960: o Fluminense encerrou sua excursão pela Europa com uma vitória espetacular sobre o Valencia, por 4 a 3, no Estádio Mestalla, em Valencia, na Espanha. Os gols tricolores foram de Pinheiro, Wilson Moreira, Paulinho Omena e Altair. Em dois meses e uma semana no continente europeu, o Fluminense disputou 19 partidas, com 13 vitórias, 1 empate e 5 derrotas (passando por Portugal, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Hungria, Itália e Espanha). No mesmo dia 29/06/1960, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 4 a 0, em amistoso com mais de 100 mil pessoas no Maracanã - o terceiro e o quarto gols do escrete tupiniquim foram do centroavante tricolor Waldo, aos 38 e aos 42 do segundo tempo - duas de suas bombas características, sem chance de defesa para o goleiro chileno Manuel Astorga.
1967: em amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 0, no Estádio do Sumaré, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Samarone (2), Gilson Nunes (de pênalti) e Milton Dias.
1969: em jogo pelo Torneio de Cachoeiro de Itapemirim, parte dos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba, o time reserva do Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 2, no Estádio do Sumaré. Os gols tricolores foram de Jair Pereira (3) e Salvador.
1989: no Estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense derrotou o Estrela do Norte por 2 a 0, gols de César e Hélio. O amistoso foi parte das celebrações em homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba.
2008: com o time reserva, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os titulares tricolores, à exceção do goleiro Fernando Henrique, foram poupados para o grande desafio da quarta-feira seguinte, a fatídica decisão da Copa Libertadores, contra a LDU Quito.
2017: no Maracanã, o Fluminense venceu a Universidad Católica de Quito por 4 a 0, pela partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Henrique Dourado (2, um de pênalti), Richarlison e Wendel.
****
Aniversariantes do dia:
Pedro Omar Machado (1948), lateral-direito que disputou algumas partidas pelo Fluminense entre 1965 e 1967.
Leovegildo Lins da Gama Júnior, o Júnior (1954), provavelmente o futebolista que mais vezes enfrentou o Fluminense na história (54 partidas ao todo, 48 como jogador do Flamengo, 2 como jogador do Torino e 4 como treinador do Flamengo). Curiosamente, o pai de Júnior era tricolor, e o lateral chegou a treinar nas categorias de base do Fluminense.
Sylvio Félix Junior (1971), lateral-esquerdo integrante do plantel do Fluminense na temporada de 1994.
Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho (1977), meia-armador com um gol marcado em 18 partidas pelo Fluminense na temporada de 2006.
PCFilho
Acrescentado um ótimo fato novo!
ResponderExcluir2017: no Maracanã, o Fluminense venceu a Universidad Católica de Quito por 4 a 0, pela partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Henrique Dourado (2, um de pênalti), Richarlison e Wendel.
:)