domingo, 17 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 17 de dezembro


1933: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca ganhou por 6 a 1 da Seleção Mineira, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras. O escrete do Distrito Federal atuou com: Rey [Vasco]; Moisés [Flamengo] e Itália [Vasco]; Gringo [Vasco], Fausto [Vasco] e Ivan Mariz [Fluminense]; Álvaro [Fluminense], Ladislau [Bangu] (Gradim [Bonsucesso]), Tião [Bangu], Preguinho [Fluminense] e Jarbas [Flamengo]. Os gols cariocas foram de Preguinho (dois), Jarbas, Álvaro, Gradim e Tião. A final da competição seria contra os paulistas (vide 31 de dezembro e 7 de janeiro).

1939: no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 2 para a Seleção Paulista, no Parque Antártica, em São Paulo. O escrete do Distrito Federal teve a seguinte escalação: Nascimento [Vasco]; Norival [Madureira] e Florindo [Vasco]; Zezé Procópio [Botafogo], Og Moreira [America] e Argemiro [Vasco]; Roberto [São Cristóvão], Romeu Pellicciari [Fluminense], Carvalho Leite [Botafogo], Tim [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram do tricolor Romeu Pellicciari e do americano Og Moreira. Agora, cada seleção tinha uma vitória, e o título seria definido no terceiro jogo, seis dias depois, em São Januário (vide 23 de dezembro).

1941: no terceiro e decisivo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca perdeu por 1 a 0 para a Seleção Paulista, que se sagrou campeã. O gol do título do escrete de São Paulo foi de Lima. Com três atletas tricolores no time, a seleção do Distrito Federal jogou assim: Aymoré Moreira [Botafogo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Florindo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Lelé [Madureira], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Patesko [Botafogo].

1944: na finalíssima da melhor-de-cinco da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, diante de uma multidão em São Januário, a Seleção Carioca derrotou a Seleção Paulista por 3 a 1, sagrando-se assim bicampeã nacional! O escrete do Distrito Federal atuou com três atletas tricolores: o goleiro Batatais, o zagueiro Norival e o ponta Pedro Amorim. A escalação foi a seguinte: Batatais [Fluminense]; Norival [Fluminense] e Newton Canegal [Flamengo]; Ivan [Botafogo], Danilo [America] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Heleno de Freitas [Botafogo], Ademir Menezes [Vasco] e Jorginho [America]. Os gols cariocas foram de Pedro Amorim, Jorginho e Ademir Menezes, com Leônidas descontando para os paulistas. Após cinco jogos, cada seleção tinha 2 vitórias, com 1 empate - os cariocas foram campeões porque marcaram dois gols a mais na soma dos placares.

1950: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo do São Cristóvão, na rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 2 a 0 dos anfitriões, graças aos gols de Orlando Pingo de Ouro e Carlyle.

1961: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 1 a 0, gol de Humberto Tozzi. Esta foi a última partida do Fluminense em seu estádio completo - quatro dias depois, infelizmente, a arquibancada atrás de um dos gols seria demolida, para a ampliação da rua Pinheiro Machado (vide 21 de dezembro).

1966: na última rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 6 a 3 do America, no Maracanã, graças aos gols de Mário Tilico (dois), Amoroso, Lula, Alves e Jardel. O Tricolor encerrou a competição na terceira posição, com 26 pontos ganhos (12 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, 34 gols-pró e 18 gols-contra). No dia seguinte, o Bangu se sagraria campeão ao derrotar o Flamengo por 3 a 0, no jogo que teve a maior batalha campal da história do Maracanã.

1972: na terceira e última rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, diante de 57.773 presentes (56.424 pagantes) no Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Corinthians. Com campanha total de 9 vitórias, 11 empates e 8 derrotas, o Fluminense despediu-se da competição; o clube paulista classificou-se para a fase semifinal, em que seria eliminado pelo Botafogo.

1977: em amistoso disputado no Estádio José Lancha Filho, em Franca, no estado de São Paulo, o Fluminense ganhou por 2 a 0 da Francana, com um gol-contra e um gol do centroavante argentino Doval.

1999: em jogo da quarta rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Serra, do Espírito Santo, diante de 20.000 pessoas no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Os gols tricolores foram de Émerson e Marco Brito. O Fluminense estava próximo de garantir a promoção e o título - que seria conquistado na última rodada (vide 23 de dezembro), no primeiro passo para o retorno definitivo à elite do futebol nacional.

****

Aniversariantes do dia:

Sebastián Salomé Berascochea Arribio, o Berascochea (1917), médio-direito uruguaio que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1947 e 1948, ano em que participou da vitoriosa campanha tricolor no Torneio Municipal. Marcou 7 gols em 26 jogos com a camisa do Fluminense.

René Rodrigues Simões (1952), treinador com uma passagem no comando técnico do time profissional do Fluminense, entre os anos de 2008 e 2009.

PCFilho

2 comentários:

  1. Essa época em que as torcidas cariocas se uniam para torcer pela Seleção do Distrito Federal devia ser muito boa.

    Hoje, as torcidas sequer conseguem conviver em um mesmo espaço, tendo que ser separadas desde o entorno até o interior do estádio.

    É uma pena que as coisas tenham se deteriorado tanto em tão pouco tempo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.