domingo, 28 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 28 de janeiro


1937: na quinta rodada do Torneio dos Campeões, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Rio Branco, campeão capixaba, graças aos gols de Russo (dois), Lara, Romeu Pellicciari e Hércules. O Fluminense agora tinha três vitórias e duas derrotas no Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes.

1942: numa noite de gala, no grande concurso de sambas patrocinado pelo Fluminense em seu Ginásio, foram apresentadas ao público duas canções que entrariam para a história da música brasileira. O primeiro samba apresentado foi "Ai que saudades da Amélia", de Ataúlfo Alves e Mário Lago. A terceira canção foi "Praça Onze", de Herivelto Martins e Grande Otelo - que, para angariar a simpatia dos sócios do Fluminense, exibiram o pavilhão tricolor durante a execução. Como o público recebeu ambas as canções com igual entusiasmo, permanecia no ar a dúvida sobre qual teria sido a grande vencedora da noite. O presidente tricolor Marcos Carneiro de Mendonça resolveu a questão, autorizando o pagamento de um prêmio extra e decretando o empate no primeiro lugar. Horas antes da gloriosa noite carnavalesca no Fluminense, o presidente da República Getúlio Vargas, no vizinho Palácio Guanabara, rompera relações diplomáticas com o Eixo (Alemanha, Itália e Japão), dando o primeiro passo para se juntar aos Aliados na II Guerra Mundial.
A série "Dalva & Herivelto", da TV Globo, retratou a disputa de sambas no Fluminense, 
mas cometeu o equívoco de contar que "Praça Onze" venceu o concurso sozinha.

1954: o Fluminense estreou na Copa Montevideo com uma vitória de goleada: 8 a 1 sobre o Sportivo Luqueño, do Paraguai. Os gols tricolores no jogo, disputado no Estádio Centenário, foram de Telê, Róbson, Villalobos (três, um de pênalti), Ceninho (dois) e Emílson.

1956: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1955, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 1 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gol de Didi, nos minutos finais.

1973: em sua primeira partida no Torneio Internacional de Verão, em São Januário, o Fluminense venceu o Atlanta, da Argentina, por 1 a 0. O gol da vitória tricolor foi do craque Gérson, em cobrança de falta.

1979: em amistoso no Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Serrano, com dois gols de Luiz Fumanchu.

1982: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), o Fluminense venceu o CSA por 2 a 0, em São Januário, gols de Aldo e Mário Marques.

1995: em seu primeiro jogo no Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Madureira por 1 a 0, no campo da rua Conselheiro Galvão. Apesar da estreia com derrota, o Tricolor faria uma bela campanha, e conquistaria o título estadual no octogonal final (vide 25 de junho).

1996: em sua estreia na Taça Cidade Maravilhosa, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bangu, no Estádio de Laranjeiras, graças aos gols de Aílton (dois), Rogerinho e Valdeir.

2001: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 2, graças aos gols de Faustino Asprilla (de falta), Roni e Agnaldo, o último aos 44 minutos do segundo tempo.

2010: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Duque de Caxias, gols de Maicon, Júlio César e Marquinho (dois). Foi a quinta vitória em cinco jogos na temporada, que seria marcada pela conquista do Campeonato Brasileiro após 26 anos.

2012: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 3 a 0, gols de Anderson, Wellington Nem e Araújo. O Tricolor iniciava com duas vitórias a campanha que terminaria com a conquista do título.

2018: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada no Estádio de los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense derrotou o Madureira por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Marcos Júnior e Pedro.

****

Aniversariantes do dia:

Raymundo Rodrigues dos Santos (1924), atacante baiano, que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1945 e 1946.

João Francisco Nóbrega da Silva, o João Francisco (1947), lateral-direito que jogou no Fluminense entre 1965 e 1967.

Edevaldo de Freitas, o Edevaldo (1958), lateral-direito revelado pelo Fluminense, campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1977. Edevaldo marcou 4 gols em 197 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1977 e 1981. Com a camisa do Fluminense, Edevaldo participou da conquista do Campeonato Carioca de 1980. Na Seleção Brasileira, Edevaldo disputou a Copa do Mundo de 1982, e totalizou 18 partidas e 1 gol (marcado contra a Argentina, em 1981). Em 2013, trabalhou como assistente técnico nas divisões de base do Fluminense.
Edevaldo, Pelé e Rubens Galaxe, na Nigéria, em 1978 (vide Ele foi tricolor por um dia).

Edevaldo, em foto recente.

Peter Eduardo Siemsen (1967), presidente do Fluminense entre os anos de 2011 e 2016. Em seu primeiro mandato, conquistou o Campeonato Carioca e o Campeonato Brasileiro em 2012. Após o rompimento do contrato de patrocínio da Unimed, entretanto, o rendimento do time caiu, e o único título do futebol profissional em seu segundo mandato foi a Copa da Primeira Liga em 2016.

Gianluigi Buffon (1978), lendário goleiro italiano, campeão da Copa do Mundo de 2006, torcedor declarado do Fluminense.
Buffon na praia com os filhos, devidamente uniformizados.

Fábio Cordeiro Ferreira (1981), meio-campista com 11 atuações pelo Fluminense, entre 2001 e 2002, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.

Júnior Nazareno Sornoza Moreira, o Júnior Sornoza (1994), meio-campista equatoriano, que atua no Fluminense desde a temporada de 2017. Conquistou a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca de 2017. Já marcou 6 gols em 45 partidas com a camisa tricolor.
Júnior Sornoza levantando a Taça Guanabara de 2017.

Lucas Henrique dos Santos, o Luquinhas (1994), meio-campista pernambucano, que integra o elenco profissional do Fluminense desde 2017.
Luquinhas.

PCFilho

Um comentário:

  1. No caso Amélia x Praça Onze em 1942, a Globo contou uma versão romanceada da história. Jornalheiros corrigiu.

    Já vi isso antes. 😂

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.