domingo, 19 de outubro de 2008

Personagem do fim de semana

Hoje resolvi fazer como Nelson Rodrigues fazia, e escolher um personagem do fim de semana. Havia muitas opções. No automobilismo, poderia ser Lewis Hamilton, que venceu o bucólico Grande Prêmio da China, passeando do início ao fim. No futsal, poderia ser qualquer jogador do brilhante escrete canarinho, que finalmente voltou a faturar a Copa do Mundo, no Maracanãzinho. No futebol, poderia ser o vascaíno Jorge Luiz, autor do solitário gol contra que decidiu o clássico do Maracanã a favor do Flamengo.

Porém, nenhum desses teve tanta influência no resultado da batalha em que estava envolvido quanto o meu escolhido. Para acabar com a ansiedade dos meus sete leitores, digo logo suas iniciais: o árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden é o meu sorridente personagem do fim de semana. O que terá feito o árbitro para merecer tal honraria? Roubou. É o óbvio ululante: para um juiz chamar a atenção, ele tem que ser um juiz ladrão. E Vuaden fez mais que isso, vejam só: ele foi para o vestiário, ao final do jogo, sorrindo! Roubou descaradamente o Fluminense, e foi sorrindo para casa!

Os dois lances capitais aconteceram no segundo tempo do embate no Barradão. No primeiro, Washington estava pronto para emendar o cruzamento da direita, quando foi escandalosamente agarrado pelo zagueiro do Vitória. E o que fez o juiz Vuaden? Mandou seguir! Ignorou um pênalti que até um cego teria visto! O seu auxiliar tampouco se manifestou. Eu achava que os bandeirinhas tinham como função ajudar o juiz, e não fazer vista grossa para os seus erros.

Porém, se a torcida pó-de-arroz já se indignava com o primeiro erro do juiz ladrão, com o segundo foi pior ainda. Na última jogada da partida, Washington recebe livre na área, e fuzila para o gol, longe do alcance do goleiro. A bola só não estufa a rede porque um dos zagueiros baianos pratica a defesa, como se fosse o goleiro: o grande zagueiro espalmou a bola para escanteio. E o juiz apitou! Pênalti? Não! Escanteio! Vuaden conseguiu transformar o pênalti claro e cristalino em um mero escanteio!

Para aumentar a revolta dos jogadores e torcedores Tricolores, ele ainda encerra o jogo e se encaminha sorridente para o vestiário. Podemos saber do quê ria o juiz ladrão? Deve ser da nossa situação na tabela. Situação que o Fluminense só vive, cabe ressaltar, por ter privilegiado uma competição mais importante, em que representou com brilho o futebol brasileiro. E também por ter emprestado seus dois melhores jogadores, durante mais de um mês, para a Seleção Olímpica. Por fim, também estamos nessa lama graças a uma corja de juízes ladrões que parecem querer o nosso rebaixamento. O gaúcho Vuaden pertence a essa corja. E por ter provado isso hoje, com louvor!, merece ser o meu personagem do fim de semana.

8 comentários:

  1. "Eu já sabia"
    - rafs, sobre o post do pcfilho

    ResponderExcluir
  2. É óbvio que já sabia. Todo mundo que viu o jogo já sabia... Quando o roubo é assim descarado, não tem como ser diferente!

    ResponderExcluir
  3. Opa! Faltaram dois lances. O primeiro foi na cobrança do último escanteio do 1º tempo: bizonho, para não dizer bizarro. O 2º lance foi a marcação de um impedimento ABSURDO sobre o Ciel qdo ele estava diante do goleiro sem nenhum marcador a acossá-lo. O bandeirinha estava a menos de 10 metros do lance e muito bem colocado para errar como errou. Poi zé, td vez que times de são paulo (com minúsculas) estão disputando algo lá em cima ou lá embaixo COISAS ACONTECEM... KD o $TJ(?)D ??? E os juizes saem rindo, impunes...

    ResponderExcluir
  4. Eu também já sabia!!!
    Assim como também sabia da derrota do Vasco.... :(

    ResponderExcluir
  5. Eita, chorão...

    Apenas três palavras para a reclamação: "Eu já sabia" [9983893289832]

    Estão reclamando de impunidade dos árbitros. Pois bem, eu reclamo da impunidade de um certo time ter saído da terceira divisão direto para a primeira.

    ResponderExcluir
  6. PC, não vi o jogo, mas conheço o Vuaden. O estilo dele é assim mesmo. Ele só marca alguma coisa quando é impossível deixar de marcar. Acho que isso favorece a fluência do jogo. Jogadores fingidores como o Washington (Coritiba nele!) e o Wellington Paulista normalmente se dão mal com ele. No Botafogo e Palmeiras, houve dois lances iguais ao que você descreveu por último. Mão e bola dentro da área. Ele não marcou. Ainda não é hora para chorar tanto. O Fluminense melhorou bastante e parece que não cai.

    ResponderExcluir
  7. Minoru, deixar o jogo seguir é uma coisa... o que ele fez é outra bem diferente!!! Chama-se ROUBO!

    ResponderExcluir
  8. minoru sempre arrumando confusão! hehehehe

    pc, jah comentei contigo que achei um assalto a mão armada, mas já foi amigo, não adianta chorar agora. Nos resta apoiar no sábado, estarei lá viu?


    bjoooo

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.