Rio de Janeiro, 2 de abril de 2008.
Amigos, esta quarta-feira foi mais uma noite mágica de Copa Libertadores da América no Maracanã: a nuvem de pó-de-arroz tomou conta das arquibancadas do estádio. E a bola já rolava quando terminávamos de saudar os onze titulares do Fluminense, com os "parabéns pra você" dedicados a Washington, o Coração Valente, que completara 33 anos na véspera.
No começo da partida, o Fluminense tomava a iniciativa, mas o Libertad levava muito perigo nos contra-ataques. Thiago Silva, em grande forma, parava com serenidade todas as tentativas paraguaias. Que zagueiro é Thiago Silva!
Das arquibancadas, vinha o cântico: Tricolor em toda a Terra, amor igual não se viu, canta feliz a torcida do clube mais amado do Brasil...
E o gol do Tricolor foi se desenhando a cada jogada, a cada lance. Até que, quando eram decorridos vinte e nove minutos, Darío Conca cobrou falta da intermediária, e Cícero desviou de cabeça: Fluminense 1 a 0. Foi com este placar que se encerrou o primeiro tempo.
Aos quatro minutos da etapa complementar, Vera derrubou Washington na ponta-direita, e o árbitro assinalou a falta. Um minutinho depois, Thiago Neves cobrou na medida para Thiago Silva cabecear, inapelável: Fluminense 2, Libertad 0. (Observação: semanas depois, em Buenos Aires, a mesma jogada se repetiria na semifinal, contra o Boca Juniors...)
Mesmo em vantagem, o Fluminense continuava dominando a peleja. Aos 13, em cruzamento da direita de Arouca, Cícero acertou a trave, em cabeçada perigosa. Aos 25, Thiago Neves costurou a defesa paraguaia e chutou de fora da área, também na trave. O jogo parecia mesmo destinado a terminar 2 a 0. (O placar talvez fosse uma profecia escrita há seis mil anos.)
O melhor em campo foi Thiago Silva: além do gol, o zagueiro do Fluminense foi o responsável por espantosos quinze desarmes na defesa. A sensacional atuação do camisa 3 não deixa dúvidas: trata-se do melhor zagueiro brasileiro no momento.
A vitória garantiu a classificação do Tricolor à segunda fase da Copa Libertadores de 2008, com duas rodadas de antecipação.
PC
Vídeo dos melhores momentos (gravado na arquibancada pelo torcedor bfwrj):
Ficha Técnica: Fluminense 2 x 0 Libertad/PAR
Motivo: Copa Libertadores da América (1ª fase).
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Data/hora: 2/4/2008 - 21h50min (de Brasília).
Árbitro: Rubén Selman (CHI).
Auxiliares: Osvaldo Talamilla (CHI) e Sergio Román (CHI).
Renda: R$ 710.004,00.
Público: 36.320 (33.551 pagantes).
Cartões amarelos: Júnior César (Fluminense); Marin, González, Martínez, Pouso (Libertad).
Gols: Cícero, 29'/1ºT (1-0); Thiago Silva, 5'/2ºT (2-0).
Fluminense: Fernando Henrique; Gabriel (Rafael, 22'/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves (Tartá, 35'/2ºT); Cícero (Roger, 45'/2ºT) e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
Libertad: González; Balbuena, Benítez, Sarabia e Vera; Aquino, Cáceres, Marin (Pittoni, 20'/2ºT) e Martínez; Gamarra (Pouso, 24'/2ºT) e Cuevas (López, 12'/2ºT). Técnico: Rubén Israel.
Esse time jogava demais. Sem dúvida o melhor Flu que eu vi jogar.
ResponderExcluirConca jogou fácil nesse jogo.
Foi mesmo o melhor Flu que eu vi jogar.
ResponderExcluirThiago Silva monstruoso na defesa.
Arouca, Conca e Thiago Neves iluminados na meiuca.
Washington mandando na grande área.
E Dodô esperando pra entrar e fazer história!