domingo, 4 de dezembro de 2011

Resenha: Botafogo 1 x 1 Tricolor


Amigos, o Fluminense encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de 2011 com um melancólico empate contra o Botafogo, em Volta Redonda. Logo com quatro minutos de jogo, Diguinho cruzou e Fred fez 1 a 0. Depois disso, o onze tricolor teve uma atuação pavorosa, sendo facilmente dominado pelo adversário. Sofreu três gols do Botafogo, dois deles anulados pela arbitragem. Pela apatia demonstrada neste jogo derradeiro, o 1 a 1 ficou de bom tamanho.

O Fluminense termina 2011 sem vencer um clássico sequer (cinco empates e cinco derrotas nos dez jogos contra Botafogo, Flamengo e Vasco). Esta façanha às avessas não acontecia desde 1921, quando nem enfrentávamos o Vasco ainda, e o futebol ainda era um esporte amador no Brasil. Se o desempenho nos clássicos da cidade fosse razoavelmente melhor, poderíamos estar agora comemorando um bicampeonato brasileiro. É algo que precisa mudar: o Fluminense não pode encarar seus três eternos rivais como se estas partidas fossem mais importantes que as outras. "Não odeie os seus inimigos, o ódio atrapalha o raciocínio" - eis uma das lições mais inteligentes do Poderoso Chefão, de Mario Puzo.

Mas não foi só nos clássicos que o Fluminense perdeu o Campeonato Brasileiro de 2011. Mostrou-se falha a decisão de iniciar o certame sem um treinador experiente, com Enderson Moreira esquentando o banco para a chegada de Abel Braga. Já na estreia, o Tricolor sofreu a derrota por 2 a 0 para o São Paulo, jogando em casa: três pontos que fariam muita falta às nossas calculadoras no fim do ano.

Às vésperas da sétima rodada, o maior de todos os erros: o Tricolor anuncia a negociação de Darío Conca para o futebol chinês, por valor abaixo da multa rescisória estipulada em contrato. É muito difícil estimar em pontos o prejuízo causado pela venda do craque do Campeonato conquistado em 2010. O déficit nas contas do clube em 2011 me faz questionar: valeu a pena?

Na décima-oitava rodada, o clube permite a escalação do árbitro Marcelo de Lima Henrique para o clássico contra o Vasco. O juiz, já marcado por arbitragens tendenciosas contra o Fluminense, favorece o rival, ignorando um pênalti claro e assinalando um questionável. O jogo termina empatado: dois pontos a menos para o Fluminense. Para piorar, na penúltima rodada a escalação de Lima Henrique acontece novamente, ele é conivente com a violência excessiva dos vascaínos, e o Fluminense perde a partida.

Para a trigésima-primeira rodada, um jogo-chave contra o Atlético Mineiro no Engenhão, o centroavante titular Fred estava suspenso por três cartões amarelos. Seu reserva, Rafael Moura, foi suspenso dias antes da partida, por causa de um julgamento do STJD. O Fluminense decide não pedir o "efeito suspensivo" que permitiria colocá-lo em campo (pede o "efeito" apenas para o treinador Abel Braga, também suspenso). O departamento jurídico do Fluminense argumentou que um pedido de efeito suspensivo poderia aumentar a pena do atleta posteriormente. Jogando sem referência no ataque, o time vai mal e perde mais três pontos importantíssimos na briga pelo título. Semanas depois, Rafael Moura teve sua pena aumentada para dez jogos, demonstrando de uma vez por todas o erro grave que foi não pedir o "efeito suspensivo".

Com tantos tropeços durante o ano, convenhamos: a vaga na Copa Libertadores era mesmo o máximo que poderíamos esperar. Em 2012, amigos, vamos tratar da América: este grito está engasgado em nossas gargantas desde 2 de julho de 2008. Está na hora de soltá-lo.

PC

12 comentários:

  1. Na realidade o que arrebentou com o FLU no brasileirão não foi especificamente suas considerações, elas tb influenciaram, mas é inquestionavel que disputamos 18 pontos contra 3 times horrorosos[Bahia,america e atletico]e literamente não conseguimos 1 ponto sequer, ou seja, concordo parcialmente com sua análise mas não rsta nemhuma dúvida que 18 pontos perdidos para timecos de quinta actegoria foi fatal , a prova disso pode ser verificada hoje, o galo perdeu de 6 pro Cruzeiro.
    Abçs.
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, nesses jogos contra Bahia, América e Atlético, conquistamos 0 de 18 pontos. Concordo que o Fluminense deu muito mole.

    Nos clássicos, foram 2 de 18 pontos. Também demos muito mole. Uma coisa não exclui a outra.

    E é bom lembrar que a derrota em casa para o Atlético teve a influência decisiva do erro da diretoria, que não se esforçou para colocar Rafael Moura em campo.

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  3. As perdas de pontos nessas partidas certamente foram influenciadas tbm pela saída do Conca. E essas derrotas são conseqüências certamente tbm da estratégia de querer buscar a vitória em todas as partidas, que nos rendeu pouquíssimos empates, muitas vitórias, e algumas derrotas tbm.

    Os problemas são essencialmente esses citados no texto mesmo. O maior deles, a venda do Conca. Outro erro foi o grande atraso em repor as perdas de Conca, Emerson e Julio Cesar. Esses erros refletem a total falta de planejamento do nosso departamento de futebol.

    Ficamos um bom tempo com um elenco muito frágil (entre meio e fim do primeiro turno). Perdemos o campeonato ali.

    Foi melancólico ver o time defendendo um empate contra um Botafogo em crise, vindo de várias derrotas, e praticamente sem mais aspirações no campeonato. Cheguei a me perguntar se a permanência do Abel valeria a pena. Acho que ele merece um voto de confiança pela campanha que nos rendeu o Troféu João Saldanha (que pra mim vale mais que o carioquinha).

    Mas tô desconfiado. Se quisermos Libertadores, muita coisa vai ter que mudar. E a pricipal mudança tem que vir de cima. Não dá pra vender o craque do time pela primeira oferta sem-vergonha que vier!

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, Ramón.

    Tomara que as trapalhadas sejam menores em 2012.

    Imaginem se repetirmos esse ano...

    Março: Abel sai reclamando da estrutura do clube.

    Abril: Interino comanda time na Libertadores.

    Junho: Deco é vendido para futebol da Tailândia.

    Deus nos livre!

    ResponderExcluir
  5. Aliás, espero que nosso presidente não repita em 2012 pérolas como:

    "pra quem já esteve na terceira divisão enfrentar um time com Ronaldinho é ótimo"

    "Libertadores dá prejuízo"

    Porque se mantiver o nível, vai superar Horcades e os neurônios das mulheres...

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  6. Caro PC,

    Citei seu comentário em meu blog. Concordo com todas elas, principalmente as bobagens do Peter, como a venda do Conca. Não esqueça, porém, que nessa época o orgulhoso presidente estava de birra com a Unimed, que resolveu reaver oinvestimento na compra do craque. E também a Traffic, que não perde nenhuma oportunidade para garfar o Fluminense.

    Quanto ao jogo com o Atlético, Rafael Moura fez falta, mas a causa maior de derrota foi a invenção do Abel de entrar com fernando Bob e Rodrigo, além de colocar o Sobis de centro avante. Era só escalar Edinho, Valencia, Souza e Lanzini, com Sobis em sua posição e Ciro como 9, que dava para ganhar do fraco Atlético.

    Agora é só melhorar o elenco para 2012 para que chegue ao nível do de 2008.

    Abraços e Saudações Tricolores (As Verdadeiras)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela citação, amigo Helio.

    Concordo com você sobre a necessidade da vinda de reforços para a Copa Libertadores.

    ST!
    PC

    ResponderExcluir
  8. Acho que não da para culpar o Abel por nada, ele fez um bom trabalho este ano.

    Quanto a venda do Conca, ela também passa um recado pro time, ela diz "estamos aqui para valorizar vocês e vender, não para ganhar titulos".

    Entretanto, o grande erro foi o afastamento da torcida, a diretoria conseguiu distruir o elo da torcida com o time com sua politica de preços.

    Enfim,

    espero que o ano que vem seja diferente.

    ST

    ResponderExcluir
  9. Bem lembrado, Montanha. A política de preços foi um grande erro da diretoria mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo o que foi dito até agora, mas se tivéssemos uma zaga melhor. Zagueiros já! Avise ao Leandro Euzébio que ele é zagueiro-zagueiro, não inventa. Zagueiros, no plural, já!!!

    ST

    ResponderExcluir
  11. Tenho que concordar com o Leandro. Ano passado, mesmo com a conquista do Brasileiro, nós queríamos uma zaga mais consistente. No início do ano Cássio foi dispensado sem que ninguém fosse contratado. Para o Brasileiro contrataram o Márcio Rosário e 'subiram' o Elivelton. É pouco.

    Há dois anos que desejo a contratação do Tolói, já foi especulado, mas não deu em nada.

    ResponderExcluir
  12. Tudo começa com a saída de André Luís e Marcio Rosário. Daí em diante é trazer um zagueiro de nível e uma aposta pra posição.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.