segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os confrontos brasileiros na história da Copa Libertadores

Nesta semana, Internacional e Fluminense se encontrarão num duelo de gigantes pela Copa Libertadores da América. Em suas fases eliminatórias, a competição já produziu confrontos memoráveis entre clubes brasileiros, ao longo de sua história.

Em 1963, o Santos de Pelé encarou o Botafogo de Garrincha na fase semifinal. Após um empate por 1 a 1 no Pacaembu, o Santos obteve uma extraordinária vitória por 4 a 0 em pleno Maracanã, com direito a três gols do Rei.


Em 1973, no jogo-desempate da fase de grupos, o Botafogo bateu o Palmeiras por 2 a 1 no Maracanã, e garantiu uma vaga na fase semifinal, quando foi eliminado pelo Colo-Colo.

Em 1977, Cruzeiro e Internacional estavam no mesmo grupo na fase semifinal. O clube mineiro se deu melhor, após vencer no Beira-Rio (1 a 0) e empatar no Mineirão (0 a 0).


Em 1981, Flamengo e Atlético Mineiro terminaram empatados na fase de grupos, e tinham tudo para fazer um grande jogo-desempate, no Serra Dourada, valendo uma vaga na fase semifinal. A partida, no entanto, foi marcada pela polêmica arbitragem de José Roberto Wright, que expulsou 3 jogadores do clube mineiro ainda no primeiro tempo. O Atlético acabou se retirando de campo, e o Flamengo conseguiu a vaga na justiça desportiva.

Em 1984, Flamengo e Grêmio estavam no mesmo grupo na fase semifinal. Em Porto Alegre, o Grêmio goleou por 5 a 1. No Rio de Janeiro, o Flamengo venceu por 3 a 1. Foi realizado um jogo-desempate em São Paulo, no qual o dramático 0 a 0 persistiu durante o tempo regulamentar e a prorrogação. Como tinha melhor saldo de gols, o Grêmio classificou-se à finalíssima.

Em 1989, Internacional e Bahia se enfrentaram nas quartas-de-final. No Beira-Rio, vitória colorada por 1 a 0, gol de Diego Aguirre. Na Fonte Nova, o empate em 0 a 0 garantiu a classificação do Internacional.

Em 1992, o São Paulo eliminou o Criciúma nas quartas-de-final, com uma vitória (1 a 0) e um empate (1 a 1). O clube paulista acabaria conquistando a Copa Libertadores.

Em 1993, na campanha de seu bicampeonato, o São Paulo eliminou o Flamengo nas quartas-de-final: 1 a 1 no Maracanã e 2 a 0 no Morumbi.

Em 1994, no caminho para tentar o tricampeonato, o São Paulo encarou o Palmeiras nas oitavas-de-final: empate em 0 a 0, e vitória são-paulina por 2 a 1. Mas o sonho do tri acabaria semanas depois, nas mãos de Chilavert.

Em 1995, Grêmio e Palmeiras fizeram um duelo memorável nas quartas-de-final. Após vencer por 5 a 0 em Porto Alegre, o Grêmio parecia ter assegurado a classificação. Mas em São Paulo o Palmeiras quase conseguiu reverter a situação: fez 5 a 1. Foi por pouco!

Em 1996, nas oitavas-de-final, o Grêmio eliminou o Botafogo (1 a 1 no Rio, 2 a 0 em Porto Alegre). A seguir, nas quartas-de-final, o Grêmio eliminou o Corinthians: vitória por 3 a 0 em São Paulo, e derrota por 1 a 0 em Porto Alegre.



Na vitoriosa campanha de 1998, o Vasco teve que eliminar dois adversários brasileiros: o Cruzeiro (2 a 1 no Rio, 0 a 0 em Minas) e o Grêmio (1 a 1 em Porto Alegre, 1 a 0 no Rio).

Em 1999, após eliminar o Vasco nas oitavas-de-final, o Palmeiras se encontrou com o rival Corinthians nas quartas-de-final. O Palmeiras venceu a ida por 2 a 0, e o Corinthians venceu a volta por 2 a 0. Na definição por pênaltis, Dinei chutou para fora, Marcos defendeu a cobrança de Vampeta, e o Palmeiras venceu por 4 a 2.


No ano seguinte, após eliminar o Atlético Mineiro, o Corinthians teve novamente o Palmeiras no seu caminho, desta vez na semifinal. Após duas partidas eletrizantes (Corinthians 4 x 3, e Palmeiras 3 x 2), a definição foi de novo para a disputa de pênaltis. Marcos novamente foi o herói palmeirense, ao defender a cobrança de Marcelinho.

Em 2001, o Palmeiras eliminou o São Caetano nas oitavas-de-final, e o Cruzeiro nas quartas-de-final, ambos na disputa de pênaltis. 

Em 2005, o São Paulo eliminou o rival Palmeiras com duas vitórias (1 a 0, e 2 a 0), e o Atlético Paranaense eliminou o Santos com duas vitórias (3 a 2 em Curitiba, e 2 a 0 em Santos). Os dois clubes se encontrariam na finalíssima: impedido de atuar em seu próprio estádio, o Atlético Paranaense só conseguiu empatar no Beira-Rio (1 a 1). No Morumbi, o São Paulo venceu por 4 a 0 e sagrou-se campeão.



Em 2006, o Internacional sagrou-se campeão na final contra o São Paulo, após vencer no Morumbi por 2 a 1 (com dois gols de Rafael Sobis) e empatar no Beira-Rio em 2 a 2 (gols de Fernandão e Tinga).


Em 2007, Grêmio e Santos duelaram nas semifinais, com triunfo gaúcho no critério do saldo qualificado (vitória por 2 a 0 em Porto Alegre, derrota por 3 a 1 em Santos).

Em 2008, Fluminense e São Paulo protagonizaram o duelo mais emocionante da história da Copa Libertadores. No Morumbi, a vitória foi da equipe paulista, por 1 a 0. Uma semana depois, no Maracanã lotado, o Fluminense venceu por 3 a 1, garantindo a classificação apenas aos 47 minutos do segundo tempo, com aquele santo gol de Washington.


Em 2009, Sport Recife e Palmeiras duelaram nas oitavas-de-final: cada clube venceu uma partida por 1 a 0, e o Palmeiras se classificou na definição por pênaltis. Nas quartas-de-final, o Cruzeiro eliminou o São Paulo com duas vitórias (2 a 1, e 2 a 0). Na semifinal, o Cruzeiro eliminou o Grêmio (3 a 1, e 2 a 2).

Nas oitavas-de-final de 2010, Corinthians e Flamengo fizeram um confronto bastante tenso. No Maracanã, o Flamengo venceu por 1 a 0; no Pacaembu, o Corinthians venceu por 2 a 1. A classificação foi do clube carioca, no critério do saldo qualificado.

Nas quartas-de-final de 2010, Cruzeiro e São Paulo se enfrentaram. Em pleno Mineirão, o São Paulo venceu o primeiro jogo por 2 a 0. No Morumbi, uma nova vitória por 2 a 0 classificou o São Paulo à semifinal, quando o adversário foi o Internacional, numa reedição do duelo de 4 anos antes. No Beira-Rio, o Internacional venceu por 1 a 0. No Morumbi, o São Paulo venceu por 2 a 1. No critério do saldo qualificado, o Internacional classificou-se para a decisão.

Quarta-feira, no Beira-Rio, Internacional e Fluminense começam a escrever o próximo capítulo desta história de duelos tupiniquins.

PC

7 comentários:

  1. Esse ano promete. Teremos nas oitavas Fluminense x Inter, nas quartas Corinthians x Vasco, nas semifinais o Santos contra o vencedor do último, e na final Fluminense ou Inter contra Santos ou Corinthians ou Vasco.

    Isso se todos os brasileiros fizerem suas respectivas partes! O que acredito que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  2. PC, você só colocou os mais importantes confrontos, não?

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, tentei colocar todos os confrontos em fases eliminatórias. Esqueci algum?

    ResponderExcluir
  4. muito boas memórias...
    e desses confrontos saem rivalidades interessantes, como a de Cruzeiro e os clubes gaúchos... o sonho do Grêmio é superar o cruzeiro em mata-mata e Cruzeiro e Inter são amigos com números bem equilibrados, e tudo começou daqueles jogos na década de 70

    ResponderExcluir
  5. Perin, releia o primeiro parágrafo: "Em suas fases eliminatórias, a competição já produziu confrontos memoráveis entre clubes brasileiros, ao longo de sua história."

    Só contei os confrontos eliminatórios. Não considerei os da primeira fase.

    ResponderExcluir
  6. É mesmo,PC, pensei nos jogos pelas
    primeiras fases!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.