sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Foi recuo do Valencia pro Diego Cavalieri?

O lance mais polêmico da semana foi a marcação de tiro livre indireto contra o Fluminense, dentro da área, no finalzinho da partida contra o Caracas, na Venezuela, pela Copa Libertadores. Confiram no vídeo abaixo, no minuto 1:42:

O árbitro colombiano Jose Hernando Buitrago alegou que a bola foi recuada por seu compatriota Valencia para o goleiro Diego Cavalieri, e que este portanto não poderia defendê-la com a mão.

Vamos ensinar as Regras do Jogo a quem já deveria conhecê-las?

No documento mais recente, disponibilizado pela FIFA em seu site, na língua inglesa, a regra do recuo está na página 47:
An indirect free kick is awarded to the opposing team if a goalkeeper, inside his own penalty area, commits any of the following four offences:
(...)
- touches the ball with his hands after it has been deliberately kicked to him by a team-mate.
(...)

Em tradução minha:
Um tiro livre indireto é concedido ao time adversário se um goleiro, dentro de sua própria grande área, cometer qualquer uma das quatro seguintes infrações:
(...)
- tocar a bola com suas mãos após esta ter sido deliberadamente chutada para ele por um companheiro de equipe.
(...)

Leram? Para o tiro livre indireto ser assinalado, a bola precisa ter sido deliberadamente recuada para o goleiro. Olhem o vídeo acima mais uma vez. Não é claro que está acontecendo uma disputa de bola no meio-campo, e que Valencia apenas chuta a bola para longe, sem nenhuma intenção deliberada de recuá-la para o goleiro?

Das duas, uma: ou Buitrago não conhece as Regras do Jogo, ou estava mal intencionado...

PC

3 comentários:

  1. Não há margem pra discussão. Não há recuo. Lance claro.

    Mas esse fdp tinha que tentar até o último instante impedir a vitória tricolor. Se f#%¨#%¨!!! E ainda tomou um esporraço do Cavão! E ficou quietinho; porque é banana e sabia que tava errado!

    ResponderExcluir
  2. O do Valência não foi, lógico que não! Mas o do primeiro tempo, foi claramente. O árbitro, fdp que é, quis compensar o erro inicial, no final. Quase nos prejudicou...

    ResponderExcluir
  3. Mas o Valência devia ter chutado esta pra lateral.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.