Nesta quinta-feira, o Fluminense enfrentará o Emelec, no Estádio George Capwell, em Guayaquil, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Será o primeiro jogo entre os dois clubes por uma competição sul-americana.
Entretanto, já ocorreu um Emelec x Fluminense amistoso, no mesmo Estádio George Capwell, no dia 29 de abril de 1950. O Brasil vivia a expectativa pela Copa do Mundo que sediaria semanas depois. Algumas seleções que disputariam o Mundial já estavam no Brasil: o Uruguai, por exemplo, treinava em Laranjeiras com os juvenis do Fluminense (entre eles, o jovem Telê). Enquanto isso, os profissionais tricolores excursionavam pela América Andina, disputando jogos amistosos na Bolívia, no Peru, no Equador e no Chile.
Nos dias anteriores, o Fluminense jogara duas vezes no Estádio George Capwell, com duas vitórias (6 a 4 sobre o Barcelona de Guayaquil, e 7 a 4 sobre o Norte América). No dia 29, um sábado, aconteceu o duelo entre Emelec e Fluminense, que terminou empatado em 2 a 2.
O Tricolor, comandado pelo treinador Otto Vieira, jogou com Veludo; Pé-de-Valsa e Pinheiro; Waldir, Emilson e Mário Faria; Cento e Nove, Didi, Silas, Carlyle e Tite. Durante o jogo, entraram João Carlos e Orlando Pingo de Ouro. O Emelec atuou com Morrea; Eladio Leis e Ottón Chávez; Pérez, Ortiz e Jorge Izaguirre; Víctor Lindor, Carlos Orlandelli, José María Jiménez, Atilio Tettamenti e Juan Avelino Pizauri.
Silas e Carlyle marcaram os gols do Fluminense, ainda no primeiro tempo, que terminou 2 a 1 para o onze tricolor. A equipe equatoriana empatou no segundo tempo. O time do Emelec jogou com muito entusiasmo, mas foi superado pela melhor técnica do Fluminense, que dominou a maior parte do jogo. No final, o Tricolor exerceu forte pressão, mas não conseguiu desempatar o duelo.
Após a partida contra o Emelec, o Fluminense seguiu viagem para o Chile, onde realizou mais algumas partidas amistosas.
PCFilho
É uma das formações do Flu mais interessantes quanto aos nomes dos jogadores: Pé de Valsa, Cento e Nove e Orlando Pingo de Ouro. Craques com nomes únicos :-)
ResponderExcluirBem observado, Suzim. Tem o goleiro Veludo também, que aliás foi um grande goleiro, tanto que, na Copa do Mundo de 1954, foi convocado mesmo sendo reserva do Castilho no Fluminense.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir