Nesta terça-feira, dia 26 de abril, o Desastre Nuclear de Chernobyl completou 30 anos. Aqui vão algumas curiosidades interessantes sobre a grande tragédia:
I) O Desastre de Chernobyl foi o primeiro incidente classificado como nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (INES), classificação posteriormente igualada apenas pela catástrofe da Central Nuclear de Fukushima I, em 2011, no Japão. O Desastre de Chernobyl ainda é considerado a maior tragédia causada pelo homem em todos os tempos.
II) A catástrofe liberou pelo menos 100 vezes mais radiação que as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas de Nagasaki e Hiroshima, em agosto de 1945, por ocasião da II Guerra Mundial.
III) Chuvas com traços de radiação de césio-137 do Desastre de Chernobyl caíram em quase toda a Europa, e chegaram até a Irlanda, a 3.400 quilômetros da Ucrânia.
IV) Estima-se que pelo menos 500 mil homens arriscaram suas vidas se expondo à radiação, para tentar controlar a situação calamitosa. Os números de mortos pela tragédia são motivo de controvérsia até hoje, com estimativas que variam entre 5 e 25 mil pessoas. Estima-se que pelo menos 50 mil trabalhadores ficaram incapacitados. Pelo menos algumas dezenas de crianças sofreram câncer de tireóide.
V) Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas vivem em áreas consideradas contaminadas por material radioativo do acidente.
VI) Apesar de o desastre ter ocorrido onde hoje é a Ucrânia, o país mais afetado pelo desastre foi a vizinha Bielorrússia, que recebeu aproximadamente 70% da contaminação radioativa, devido à predominância de ventos norte e noroeste nos dias seguintes à catástrofe.
VII) Cerca de 200 toneladas de material radioativo da antiga usina permanecem enterradas em Chernobyl, num imenso "sarcófago" de concreto, projetado e construído às pressas para diminuir os danos da catástrofe.
VIII) Nos primeiros dez dias, mais de 1800 helicópteros sobrevoaram Chernobyl, jogando cerca de 5000 toneladas de material extintor, principalmente chumbo e areia, sobre o reator nuclear, que ainda queimava. O incêndio e a emissão radioativa só cessaram no dia 6 de maio de 1986.
IX) A cidade de Pripyat, a mais próxima da usina, só foi evacuada no dia seguinte à tragédia. Hoje é uma cidade-fantasma.
Cidade-fantasma de Pripyat, com a Usina de Chernobyl ao fundo. |
X) A Usina Nuclear de Chernobyl continuou operando após a tragédia, só tendo sido desativada quatorze anos depois, no dia 12 de dezembro de 2000, após intensa pressão internacional.
XI) Ainda não se sabe com certeza a causa do Desastre de Chernobyl.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.