quinta-feira, 18 de maio de 2017

Efemérides tricolores - 18 de maio


1919: no recém-inaugurado Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira venceu a segunda partida no Sul-Americano: 3 a 1 contra a Argentina, diante de cerca de 22.000 pessoas. Amílcar abriu o placar aos 12 do 1º tempo, Carlos Izaguirre empatou para a Argentina aos 20 do 1º tempo, e a Seleção venceu com os gols de Millon aos 6 e Heitor aos 35 do 2º tempo. O Fluminense construíra o maior estádio da América Latina, com recursos próprios, especialmente para que o Brasil pudesse sediar competições internacionais.

1924: o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, no Estádio de Laranjeiras, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor foi marcado por Ribeiro, aos 20 minutos do 1º tempo. Com três triunfos em três jogos, o Fluminense seguiu na liderança da competição, que terminaria conquistando.

1946: em General Severiano, o Fluminense goleou o Madureira por 6 a 3, em jogo válido pelo Torneio Municipal. Os gols da vitória tricolor foram de Orlando Pingo de Ouro (2), Ademir Menezes, Pinhegas, Juvenal e Rodrigues Tatu.

1977: no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu a Portuguesa RJ por 1 a 0, graças a um gol de Rivellino, aos 36 minutos do 1º tempo.

1986: com diversos atletas adoecidos devido à dengue, o Fluminense não compareceu a Campos para enfrentar o Americano, pelo Campeonato Carioca. A Federação do Rio de Janeiro ignorou a situação, e declarou a derrota do Fluminense por W.O. (o segundo de três W.O.'s na história tricolor).
Matéria do Jornal dos Sports sobre a decisão de não jogar.

2005: no Amigão, em Campina Grande, o Fluminense perdeu para o Treze por 1 a 0, na partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil. Como a partida de ida havia terminado 1 a 0 para o Fluminense, a classificação foi decidida em disputa de pênaltis. O Tricolor venceu o desempate por 9 a 8, e passou para a fase semifinal da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Magnones (1918), meia-direita com 25 gols em 51 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1942 e 1945.

Sua Santidade o Papa João Paulo II (1920), nascido Karol Józef Wojtyła, no dia 18/05/1920, em Wadowice, na Polônia. Quando o Pontífice visitou o Brasil, em 1980, foi recepcionado com os belos versos "A benção, João de Deus, nosso povo te abraça! Tu vens em missão de paz, sê bem vindo, e abençoa este povo que te ama!". Em 26 de outubro daquele ano, o Fluminense empatava com o Vasco quando a torcida tricolor começou a entoar os versos. Na disputa de pênaltis daquele jogo, o Fluminense venceu por 4 a 1, e desde então os torcedores do clube cantam "A benção, João de Deus" para trazer sorte ao time. Em 2010, o Fluminense nomeou oficialmente o Papa João Paulo II como um dos padroeiros do clube.


Marcelo Gomes de Azevedo (1971), zagueiro com 13 jogos pelo time profissional do Fluminense em 1994.

Márcio Alexandre Bastos da Costa, o Márcio Costa (1971), zagueiro e volante com 99 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1994 e 1997. Foi titular na épica conquista do Campeonato Carioca de 1995.

PCFilho

3 comentários:

  1. Marcio Costa está jogando pelo Corinthians de Caicó, do Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio Costa desistiu da aposentadoria pra jogar no Corinthians de Caicó, sim. Isso deve fazer 3 ou 4 anos, mas agora já deve ter se aposentado de vez.

      No Fla-Flu de 95 ele jogou muito. Jogador muito raçudo.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.