terça-feira, 3 de novembro de 2020

Fatos da história das eleições presidenciais dos EUA

Foto: domínio público.

A cada quatro anos, o mundo pára para acompanhar as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Abaixo, listo alguns fatos da história da sucessão presidencial norte-americana.

I) 44 ou 45 presidentes?
Em 2017, Donald Trump foi nomeado o 45º presidente dos EUA. Porém, somente 44 homens já foram presidentes. A divergência se explica pelo caso de Grover Cleveland, o único a ter dois mandatos não-consecutivos – ele é considerado ao mesmo tempo o 22º e o 24º presidente.

II) Negócio de família
Às vezes a presidência é um negócio de família. John Quincy Adams, o 6º presidente, é filho de John Adams, o 2º presidente. Benjamin Harrison, o 23º presidente, é neto de William Henry Harrison, o 9º presidente. George W. Bush, o 43º presidente, é filho de George H. W. Bush, o 41º presidente.

III) O mais longevo no cargo
O 32º presidente, Franklin Delano Roosevelt, é o que ficou mais tempo no cargo. Ele foi eleito 4 vezes e permaneceu na Casa Branca por 4.423 dias – até morrer, no dia 12 de abril de 1945.

IV) Os oito que morreram no cargo
Oito presidentes norte-americanos faleceram enquanto ocupavam o cargo: William Henry Harrison (pneumonia), Zachary Taylor (gastroenterite), Abraham Lincoln (assassinado), James Garfield (assassinado), William McKinley (assassinado), Warren Harding (ataque cardíaco), Franklin D. Roosevelt (hemorragia cerebral) e John F. Kennedy (assassinado).

V) O que renunciou
Até hoje, somente um presidente dos Estados Unidos renunciou ao cargo: foi Richard Nixon, o 37º presidente, que abandonou o posto em 9 de agosto de 1974, na esteira do escândalo Watergate, após 2.028 dias na Casa Branca.

VI) Dois injustiçados pelo calendário
Um mandato presidencial nos Estados Unidos dura 4 anos, ou precisamente 1.461 dias, três anos com 365 dias e um ano com 366 dias. Porém, dois presidentes foram injustiçados pelo calendário, tendo um dia a menos de mandato que os demais. John Adams, o 2º presidente, ficou apenas 1.460 dias no cargo, porque 1800 não foi um ano bissexto, ao contrário de quase todos os anos múltiplos de 4. William McKinley, o 25º presidente, também teve somente 1.460 dias em seu primeiro mandato, porque 1900 não foi um ano bissexto. Ele foi reeleito para um segundo mandato, mas não chegou a completá-lo, por ter sido assassinado em 14 de setembro de 1901.

VII) Cinco candidatos que venceram no voto popular, mas não levaram no colégio eleitoral
Em cinco ocasiões, um candidato venceu no voto popular mas perdeu a eleição no colégio eleitoral. Em 1824, Andrew Jackson venceu no voto popular mas foi  John Quincy Adams que se tornou o próximo presidente. Em 1876, Samuel Tilden venceu no voto popular mas perdeu no colégio eleitoral para Rutherford B. Hayes, por 1 voto (185 a 184). Em 1888, Grover Cleveland foi o preferido da população, mas teve somente 168 votos no colégio, contra 233 de Benjamin Harrison. Em 2000, Al Gore ganhou no voto popular, mas perdeu a eleição para George W. Bush (271 x 255 no colégio eleitoral). Em 2016, Hillary Clinton venceu no voto popular, mas Donald Trump ganhou no colégio eleitoral (306 votos contra 232).

VIII) Menos de um ano no cargo
Dois presidentes não chegaram a completar um ano no cargo. William Henry Harrison teve somente 31 dias como presidente: tomou posse em 4 de março de 1841, mas morreu em 4 de abril de 1841, em decorrência de uma pneumonia. James A. Garfield teve 199 dias no posto: tomou posse em 4 de março de 1881, mas foi assassinado em 19 de setembro de 1881.

IX) A coincidência das mortes em 4 de julho
Três dos cinco fundadores que se tornaram presidentes morreram na mesma data: 4 de julho, justamente o Dia da Independência dos Estados Unidos. Em 4 de julho de 1826 – o dia do 50º aniversário da Independência – tanto John Adams quanto Thomas Jefferson sucumbiram à cruel imposição da natureza humana. Exatos cinco anos depois, em 4 de julho de 1831, foi James Monroe que faleceu, numa coincidência impressionante – que chegou a ser vista por muitos como uma interferência divina. 

X) O Monte Rushmore
Na década de 1920, o escultor Gutzon Borglum e o 30º presidente, Calvin Coolidge, escolheram George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln para terem seus rostos esculpidos no Monte Rushmore, na Dakota do Sul – uma obra de arte monumental, cuja foto ilustra este post.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.