segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O Fluminense poderia ter sido fundado em 30 de novembro de 1901


É hoje fato conhecido que o Fluminense foi fundado em 21 de julho de 1902, aquela segunda-feira em que vinte jovens rapazes se reuniram em uma residência na rua Marquês de Abrantes, após iniciativa do pioneiro Oscar Alfredo Cox.

Uma informação menos disseminada é que houve uma tentativa anterior de fundação do primeiro clube de futebol do Rio de Janeiro.

Como mostra a imagem do convite acima, Oscar Cox, Mário Frias e Cawood Robinson convidaram diversos amigos para uma reunião na sede do Laranjeiras Club, visando à fundação do "Rio Football Club", em 30 de novembro de 1901.

Eles estavam empolgados com o sucesso das partidas disputadas pelo "Rio Team" em São Paulo, contra a Seleção Paulista: os empates em 19 e 20 de outubro. Todos os integrantes da excursão viriam a se tornar atletas do Fluminense nos anos seguintes – por isso, poderíamos até mesmo considerar que aqueles dois empates foram os primeiros jogos do clube.

A reunião de 30 de novembro de 1901 acabou fracassando, e a concretização do sonho de fundar o primeiro clube dedicado ao futebol no Rio de Janeiro foi adiada para o ano seguinte.

Em 21 de julho de 1902, enfim, o Fluminense Football Club seria fundado. Vale sempre recordar os nomes dos vinte homens que assinaram o documento mais importante da história do esporte brasileiro: Horácio da Costa Santos, Mário Rocha, Walter Schuback, Félix Frias, Mário Frias, Heráclito de Vasconcellos, Oscar Alfredo Cox, João Carlos de Mello, Domingos Moitinho, Louis da Nóbrega Júnior, Arthur Gibbons, Virgílio Leite, Manoel Rios, Américo da Silva Couto, Eurico de Moraes, Victor Etchegaray, Anselmo Corrêa Mascarenhas, Álvaro Drolhe da Costa, Júlio de Moraes e Albert Harry Roberts.

Nascia ali, da insistência de Oscar Cox, o Fluminense Football Club, o pioneiro da prática do futebol no Rio de Janeiro, a mais gloriosa instituição esportiva do Brasil, e a maior paixão de toda a Terra.

PCFilho

Um comentário:

  1. (Observação: se o Fluminense tivesse sido fundado em 30/11/1901, provavelmente se chamaria Rio Football Club, que era o nome preferido de Oscar Cox. O nome Fluminense acabou escolhido, em 21/07/1902, porque dias antes um outro grupo registrara o nome Rio.)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.