sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A imprensa não tem culpa?

Dados o linchamento público do Fluminense nas últimas semanas, e os atos violentos contra torcedores tricolores, nós apontamos os óbvios culpados indiretos pela situação - a parte da imprensa que incentivou a campanha de ódio contra nós (vide aqui exemplo claro). Não estamos bolando nenhuma teoria conspiratória: esta relação de causa e consequência é um fato que qualquer ser dotado de um mínimo de capacidade intelectual consegue perceber ou deduzir.

Eis que, nesta semana, na Espanha, aconteceu um episódio de violência com contornos similares aos que estamos sofrendo. O Atlético de Madrid foi a Valencia enfrentar a equipe local em jogo da Copa do Rei, e o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa foi alvo de xenofobia por parte dos torcedores anfitriões. Aos gritos de "Costa, cabrón, no eres español", somaram-se vaias e outros insultos impublicáveis.

A imprensa esportiva espanhola comentou o caso, naturalmente condenando a agressividade dos torcedores. Mas não apenas isso: também reconhecendo ter parcela de culpa na situação. Confiram no vídeo:

Traduzindo para o português as frases finais do jornalista espanhol: "Terrível, não? Às vezes penso que parte da culpa pertence à imprensa, que alguma culpa temos nós".

Enquanto isso, aqui em Terra Brasilis, os jornalistas se apressam em dizer que "não têm nada a ver com a violência alheia". Será que não sabem que até guerras já foram iniciadas por campanhas na imprensa, como bem escreveu o amigo Douglas em excelente artigo no Bicuda FC?

Falta coragem para assumir a culpa? Sou ferrenho defensor da liberdade de expressão. Por mim, o sujeito deve ter o direito de defender a tese que for. Entretanto, que saiba lidar com as consequências do que diz, principalmente sendo jornalista de uma grande rede, com alcance muito grande. Liberdade, sim, mas com responsabilidade.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.