sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O mais ajudado?


Quando publiquei aqui os Dossiês Bacalhau, Cachorrada e Urubu, esclareci que erros de arbitragem não entrariam nas listas de falcatruas dos clubes, por não poderem ser necessariamente imputados aos seus dirigentes e torcedores. Então, um leitor me sugeriu que eu publicasse listas de erros de arbitragem. E já que o dossiê do Flamengo foi o último, resolvi começar a nova série pelo rubro-negro da Gávea. Novamente: o intuito aqui não é menosprezar o clube nem os craques que vestiram sua camisa. É apenas mostrar erros de arbitragem históricos, que, convenhamos, sempre fizeram parte do esporte. Fiz uma seleção apenas dos lances em que os erros foram mais claros, com comprovação em vídeo, e em partidas valiosas ou decisivas. Vamos aos vídeos.

Campeonato Brasileiro de 1980 - Decisão - Flamengo 3 x 2 Atlético Mineiro
Em jogo com arbitragem muito controversa de José Assis Aragão, que expulsou 3 jogadores do Atlético Mineiro, o Flamengo venceu por 3 a 2 e conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro.


Copa Libertadores de 1981 - Jogo-desempate - Flamengo 0 x 0 Atlético Mineiro
No jogo-desempate da primeira fase da Copa Libertadores de 1981, no Serra Dourada, o árbitro carioca José Roberto Wright expulsa "meio-time" do Atlético Mineiro ainda no primeiro tempo, numa absurda demonstração de descontrole. Nos tribunais, o Flamengo confirma sua classificação à fase semifinal, e meses depois acaba sagrando-se campeão da Copa Libertadores.


Campeonato Brasileiro de 1982 - Oitavas-de-final - Sport Recife 2 x 1 Flamengo
O árbitro Oscar Scolfaro anula o terceiro gol do Sport Recife, que eliminaria o Flamengo, alegando que a bola saíra pela linha de fundo, o que claramente não aconteceu. O clube carioca se classificou graças ao erro, e semanas depois estava na decisão, tema do próximo vídeo...


Campeonato Brasileiro de 1982 - Decisão - Grêmio 0 x 1 Flamengo
O Flamengo vencia o Grêmio por 1 a 0, quando Andrade salvou um gol certo do Grêmio, em cima da linha, esticando o braço. O árbitro, o mesmo Oscar Scolfaro que beneficiara o Flamengo contra o Sport Recife, mandou seguir, e o Flamengo acabou sagrando-se campeão. Este foi eleito o oitavo maior erro de arbitragem da história do futebol pela revista Mundo Estranho.


Campeonato Brasileiro de 1983 - Decisão - Flamengo 3 x 0 Santos
O Santos havia vencido o primeiro jogo da decisão, no Morumbi, por 2 a 1, e jogava pelo empate no Maracanã. O Flamengo vencia por 1 a 0, até que Pita invade a área e é derrubado. Pênalti? O árbitro Arnaldo César Coelho marca obstrução. O Flamengo acaba vencendo por 3 a 0 e se sagra campeão brasileiro pela terceira vez em sua história.

Campeonato Carioca de 2007 - Decisão - Flamengo 2 x 2 Botafogo
Faltando muito pouco para terminar o segundo tempo, o bandeirinha Hilton Moutinho marca impedimento inexistente de Dodô, em lance que provavelmente seria o gol do título do Botafogo. O árbitro Djalma Beltrami expulsa o atacante botafoguense, e o Flamengo se sagra campeão na definição por pênaltis.


Campeonato Brasileiro de 2011 - Vasco duas vezes roubado
Nos dois clássicos Flamengo x Vasco do Campeonato Brasileiro de 2011, o Flamengo foi beneficiado pela arbitragem de Péricles Bassols. Em cada um dos jogos, houve um pênalti de almanaque, mas ambos foram ignorados pelo juiz carioca.


Campeonato Brasileiro de 2011 - Fluminense 0 x 1 FlamengoFlamengo 3 x 2 Fluminense
No Fla-Flu do turno, o árbitro Rodrigo Nunes de Sá deixou de expulsar o rubro-negro Airton, que já tinha cartão amarelo, após uma agressão criminosa em Souza, executada bem diante de seu nariz.
No Fla-Flu do returno, o árbitro Felipe Gomes da Silva teve atuação desastrosa, favorecendo o Flamengo em pelo menos 4 lances capitais: agressão de Renato em Rafael Moura não-punida; falta inventada de Lanzini que resultou em gol; pênalti ignorado em Márcio Rosário; e expulsão absurda de Souza.





PCFilho

7 comentários:

  1. Prevejo um rio de lágrimas correndo comentários abaixo.

    ResponderExcluir
  2. A fim de evitar uma colisão direta com o princípio da ubiqüidade da Justiça (􏰁a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça de direito􏰀), assegurado (art. 5o, XXXV), a Constituição Federal estabelece a seguinte fórmula conciliatória:
    - o Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei (§ 1o);

    ResponderExcluir
  3. No carioca de 95, o Flamengo foi muito ajudado por esses erros. Como era ano do centenário do clube e estando o mesmo com um time com estrelas, comentou-se muito que as arbitragens estariam compradas e que o Flamengo seria o campeão. Mas havia uma barriga no caminho.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Ouvem a verdade, dão piti!

    É sempre a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  7. Marcos Borges,

    Vale dizer que a última instância da Justiça Desportiva é a Corte Arbitral do Esporte (CAS), que não foi acionada ainda nos casos de Lusa e Fla.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.