domingo, 5 de janeiro de 2014

Descanse em paz, Eusébio


O mundo do esporte está de luto: faleceu hoje, em Lisboa, a lenda do futebol português Eusébio, aos 71 anos, de parada cardíaca.

O gênio nasceu em Lourenço Marques, hoje Moçambique, no dia 25 de janeiro de 1942, e lá começou a jogar futebol, no Sporting Lourenço Marques, entre 1957 e 1960. Entre 1960 e 1975, jogou no Benfica, onde fez história. É o maior goleador da história do clube lisboeta, com inacreditáveis 638 gols em 614 jogos. No Benfica, Eusébio conquistou impressionantes 11 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e 1 Liga dos Campeões da Europa.

Na Seleção Portuguesa, o "Pantera Negra" anotou 41 gols em 64 jogos, tendo sido o grande destaque da melhor participação do escrete português na história das Copas do Mundo, em 1966. Neste Mundial, Eusébio foi o artilheiro do torneio, com 9 gols em 6 jogos. Se destacou especialmente em duas atuações antológicas, contra a Seleção Brasileira e a Coreia do Norte (em que marcou 4 gols - um recorde das Copas do Mundo superado apenas em 1994).

Não tive o prazer de ver o lendário Eusébio em ação, pois não era nascido na época em que ele atuava. Me restam os vídeos, como este abaixo:

Descanse em paz, Eusébio. Nas minhas seleções históricas nos vídeo games da vida, pode ter certeza, a camisa 13 nunca terá outro dono.

Eusébio em ação pelo Benfica.

Eusébio na Seleção Portuguesa.

Eusébio, em 1963.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.