terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Observatório da imprensa esportiva #1 - ESPN


Estreio a coluna "Observatório da imprensa esportiva" para mostrar coberturas enviesadas da imprensa esportiva acerca de determinados eventos. Jogo rápido: descrição sucinta e realista do fato, seguida da forma como o fato foi noticiado. Começo por um caso escandaloso desta semana, da ESPN. Por favor, me digam nos comentários se a ideia agrada, e sintam-se à vontade para sugerir novas pautas.

FATO
A nova gestão da Portuguesa, alegando dívidas acumuladas pela diretoria anterior, solicita à CBF um adiantamento de cotas referentes ao próximo Campeonato Brasileiro. A entidade aceita o pedido, com a condição de que a Lusa desista dos processos na Justiça Comum, que ameaçam a realização do próximo Campeonato Brasileiro.

NOTÍCIA (ESPN)
Exclusiva: CBF propõe adiantamento financeiro para Portuguesa aceitar Série B.

Como se vê, a notícia distorcida dá a entender que a iniciativa de oferecer o empréstimo foi da CBF, quando na verdade houve um pedido da Portuguesa. E isto faz muita diferença, pois se a iniciativa tivesse sido da CBF, com essa exigência, estaria configurada uma espécie de tentativa de suborno.

Nestes tempos em que a informação se espalha com a velocidade da luz, a irresponsabilidade na veiculação da notícia traz danos catastróficos. Pelo menos um jornal estrangeiro, baseado nesta matéria, publicou a manchete Brazilian team offered money to stay in lower tier, que pode ser traduzida como "Confederação oferece dinheiro a time brasileiro para este permanecer em divisão inferior".

Que papelão, dona ESPN... Assim sou obrigado a dar razão a um amigo, que me disse que a sigla significa "Escola Superior de Propaganda Nazista"... Por que tanta vontade de melar e desestabilizar o futebol brasileiro? É para tentar atrair a audiência para os campeonatos europeus, que você transmite? Há meios mais eficazes - e honestos - de se fazer isso...

PCFilho

Leitura sugerida: A "Al Qaeda" do futebol (Blog do Rica Perrone).

12 comentários:

  1. parabéns pelo tema PC,
    esta bosta de ESPN conseguiu dar aulas para a Rede Goebbels de como tentar iludir seus espectadores, um lixo, não assisto mais. Quem falou bem sobre isso foi o Rica Perrone:
    http://www.ricaperrone.com.br/a-al-qaeda-do-futebol/
    Hoje é dia de Xerém buscar vaga em duas finais, quem dera que os profissas estivessem com a pegada da molecada.
    ST

    ResponderExcluir
  2. A FIFA está chegando:

    http://netflu.com.br/fifa-alerta-a-clubes-brasileiros-que-nao-tolera-justica-comum/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, PC. Adorei a ideia. É um absurdo tudo o que a ESPN tem feito.

    ResponderExcluir
  4. Também cancelei a assinatura da espn. Não é um jornalismo honesto. São parciais e irresponsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Eu continuo tendo ESPN em casa, mas só acompanho os eventos ao vivo.

    E curti o post, seria bom se fizesse quando isso ocorre em relação a todos os times, não só o Fluminense.

    Até para termos uma noção de como a midia mente ou deturpa pra um lado ou pro outro.

    Dai pode ter tipo um termômetro dizendo pra quem melhorou e pra quem piorou a forma que foi noticiado o fato.

    Neste caso seria:

    Melhorou: Lusa
    Piorou: CBF e Fluminense

    ResponderExcluir
  6. Caro PC,

    Insisto na ideia que lancei no Blog do Tricolor Verdadeiro: ação de danos morais não em nome da emissora, mas contra os crápulas (todos eles, menos o PVC).

    Esses caras têm que sentir nos próprios bolsos o peso da justiça.

    É pena que a profissão de jornalista no Brasil não possua um Conselho de classe, como OAB, CREA, CRM, CRQ, etc. para que pudéssemos fazer uma representação contra os nazijornalistas, que criam factóides e incitam a violência entre as torcidas.

    Quanto à idéia do Observatório da Imprensa esportiva-ESPN a idéia é excelente. Só acho que deveria dar destaques aos crápulas maiores: Mauro Cezar Pereira, Antero Greco, Juca Kfouri, Marcio Guedes e outras malas.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. VOCÊS SABIAM QUE EM 1968 O PALMEIRAS COMPROU O GUARANI, IGUAL O FLAMENGO FEZ EM 2013 COM A LUSA?
    A diferença é que o Porco fez isso para não cair para a Segundona do Paulistão, e a tramoia foi toda documentada. Veja em http://blogdojuca.uol.com.br/2012/02/a-historia-de-uma-marmelada-documentada/.
    Mais interessante ainda é que esse link é de um post de 2012 do JUCA KFOURI, em que ele cita a máxima “quem não conhece a história está condenado a repeti-la”. É o mesmo pseudojornalista que agora ridiculariza as suspeitas sobre as escusas ligações Gávea-Canindé!
    Chama-as de "teorias da conspiração"...

    ResponderExcluir
  10. "Teoria da conspiração" é acreditar que dois erros tão ridículos como os de Portuguesa e Flamengo podem ser cometidos na mesma rodada por absoluta coincidência...

    ResponderExcluir
  11. Talvez não cheguem a lugar nenhum, mas só o fato de se instaurar uma investigação já é um grande fato, algo que não ocorreria tempos atrás, episódios como exemplos não faltam.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/01/mp-vai-investigar-por-que-lusa-escalou-heverton-contra-o-gremio.html

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.