quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Futilidades

Segue abaixo uma compilação com as mais interessantes futilidades recebidas por mim nos últimos dias, sobre assuntos aleatórios. Se o post fizer sucesso, repetirei a ideia nas próximas semanas.

I) Beagle esperto
O que seu cachorro pode fazer quando está sozinho em casa e você deixou uma delícia no forno:

II) Um erro despercebido durante um século
No dia 06/02/1898, um funcionário preparando a primeira página do famoso jornal americano The New York Times acrescentou 501 ao número da edição, ao invés de acrescentar apenas 1, pulando assim do número 14.499 para o número 15.000. O mais engraçado é que, espantosamente, ninguém percebeu o erro durante 101 anos! Em uma noite de 1999, o assistente Aaron Donovan, responsável por realizar a tarefa em seu computador, pensou que a tarefa manual, repetida tantas vezes ao longo dos anos, tinha um potencial enorme para causar um erro que se perpetuaria. Intrigado, ele começou a averiguar se o número estava correto: com a ajuda do computador, calculou o número de dias decorridos desde a fundação do jornal, em 18/09/1851. Depois, passou a revisar as edições antigas do jornal e descobriu que, nas primeiras 2796 semanas, a edição de domingo ou não existiu ou foi considerada apenas extensão da edição de sábado. Percebeu que o jornal não circulara em alguns feriados. Reparou também que, durante uma greve em 1978, o jornal ficou 88 dias sem circular. Finalmente, fez as contas e notou que os números das edições modernas estavam acrescidos de 500. Após dias de pesquisa no acervo, ele finalmente descobriu o erro cometido por seu antecessor, 101 anos antes. No dia primeiro de janeiro de 2000, o jornal finalmente corrigiu a contagem, passando do número 51.753 da véspera para o 51.254.

III) Uma épica história de aviação

Essa vai para meu amigo, o comandante Guilherme Mölter. Aconteceu em 29/09/1940, na Austrália. Duas aeronaves de treinamento Avro Anson decolaram de uma base da Royal Australian Air Force perto de Wagga Wagga para um exercício cross-country sobre o estado de Nova Gales do Sul. Durante uma curva sobre a cidade de Brocklesby, o piloto Leonard Fuller perdeu de vista o avião de Jack Hewson, abaixo dele, e os dois colidiram violentamente, no que tinha tudo para ser um terrível acidente fatal. Entretanto, inacreditavelmente, Fuller percebeu que os aviões estavam agora atados um ao outro, conectados como se fossem um só. Seus próprios motores haviam sido arrancados pela colisão, mas os de Hewson ainda estavam funcionando, e ele ainda podia manejar seus ailerons e flaps, e assim ele podia controlar a "dupla aeronave".

Após os dois ocupantes do avião inferior e o seu próprio navegador ejetarem, Fuller voou por mais 8 quilômetros e fez um pouso de emergência em um terreno de pastagem, onde deslizou cerca de 180 metros até uma parada segura. "Fiz tudo que fui orientado a fazer em um pouso forçado - pousar próximo de uma habitação e contra o vento - mas ela estava bem pesada nos controles", disse ele ao inspetor do acidente, Arthur Murphy. A foto acima mostra os dois aviões conectados após o pouso.

Os quatro aviadores sobreviveram ao acidente. Fuller recebeu o crédito por salvar £40,000 em equipamento militar, além de prevenir quaisquer possíveis danos em Brocklesby. Seu avião foi reparado e voltou a voar. Ele morreu quatro anos depois, após uma colisão de sua bicicleta com um ônibus.

IV) Uma profecia de 1905 para 2005
"A economia mundial será um fator determinante na mudança de dieta que o próximo século inevitavelmente testemunhará. Comidas 'esbanjadoras' como carne animal não podem sobreviver: e até além da necessidade moral que obrigará a humanidade, para sua própria preservação, a abandonar o uso de álcool, o desperdício direto e indireto de álcool tornará impossível a tolerância a bebidas que o contenham. Muito provavelmente, o tabaco vai segui-lo."
T. Baron Russell, em "Daqui a cem anos", publicação de 1905.

V) Mundo mundano

A Terra é o único planeta que não recebeu o nome de um deus.

PCFilho

2 comentários:

  1. Post sensacional meu amigo! Sobretudo porque temos uns aviões no meio! Hahahaha

    Obrigado pela lembrança! Grande abraço e Fly Safe!

    ResponderExcluir
  2. bacana PC.
    I - isto não é um cão, é um chimpanzé disfarçado de Beagle.
    II - 500?! parece até estória de Goebbels/praia do pinto/Canindé.
    III - Phodda né! O cara faz um dos pousos mais difíceis da história e, bang... Parece aquela alemã que escapou de atentado à bomba na Polinésia (ou Indo) e foi relaxar na Austrália, crocodilo comeu...
    IV - hehehehe, chegando dum churras e, pelo visto, Colorado rules...
    V - hehehehe, se cá sozinhos estamos e se para a terra todos voltamos, e, se de algo mais precisamos, me pareceram nomes devera apropriados.

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.