sábado, 23 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 23 de dezembro


1904: na terceira eleição presidencial do Fluminense, a primeira realizada na sede do clube, em Laranjeiras, Francis Walter foi reeleito para mais um ano de mandato, com 26 votos. Guilherme Guinle também foi reeleito vice-presidente.

1912: com 54 votos, Guilherme Guinle foi eleito presidente do Fluminense, para suceder a seu irmão Carlos Guinle. O vice-presidente eleito foi o fundador Félix Frias. Em julho, Guilherme renunciaria ao cargo, sendo o primeiro presidente tricolor a não completar seu mandato.

1917: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Paysandu, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, graças a dois gols de Zezé (um de pênalti) - Riemer e Dias marcaram para os rubro-negros. Com 13 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, o Fluminense liderava, e precisaria apenas vencer o Andarahy na última rodada, para assegurar a conquista do Campeonato (vide 30 de dezembro).

1934: em jogo válido pelo Torneio Extra do Rio de Janeiro, no Estádio do America, na rua Campos Sales, Fluminense ganhou por 6 a 1 do Bonsucesso. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Pirica, Tintas (dois), Vicentino (dois) e Sobral.

1936: na segunda partida da melhor-de-três na decisão do Campeonato Carioca, diante de numerosa assistência no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, encaminhando a conquista do título. O triunfo tricolor foi construído com dois gols de Russo e dois gols de Hércules (Engel marcou o gol rubro-negro). Quatro dias depois, Fluminense e Flamengo voltariam a se enfrentar em Laranjeiras, no último e decisivo jogo da final (vide 27 de dezembro).

1939: na terceira e decisiva partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca ganhou por 4 a 1 da Seleção Paulista, e sagrou-se campeã nacional! O escrete do Distrito Federal atuou assim: Nascimento [Vasco]; Norival [Madureira] e Florindo [Vasco]; Zezé Procópio [Botafogo], Og Moreira [America] e Argemiro [Vasco]; Roberto [São Cristóvão], Romeu Pellicciari [Fluminense], Carvalho Leite [Botafogo], Tim [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols foram de Romeu Pellicciari (de pênalti), Carvalho Leite e Carreiro (dois) para os cariocas, e de Teleco para os paulistas. Com duas vitórias em três jogos na decisão, o futebol do Rio de Janeiro provava novamente que era o melhor do país. No ano seguinte, o zagueiro Norival e o ponta-esquerda Carreiro, dois destaques do escrete campeão, seriam contratados pelo Fluminense, e ajudariam na conquista do Campeonato Carioca.
O craque tricolor Romeu Pellicciari tenta a cabeçada, na decisão em São Januário.

1943: no quarto jogo da melhor-de-cinco na final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 6 a 1, de virada, graças aos gols de Vevé, João Pinto (quatro) e Lelé, empatando a série em dois a dois. Com seis atletas tricolores, o escrete do Distrito Federal teve a seguinte escalação: Batatais [Fluminense]; Domingos da Guia [Flamengo] e Norival [Fluminense]; Biguá [Flamengo], Rui Campos [Fluminense] e Afonsinho [Fluminense]; Pedro Amorim [Fluminense], Lelé [Vasco], João Pinto [São Cristóvão], Tim [Fluminense] e Vevé [Flamengo]. O Campeonato se definiria no quinto e decisivo jogo, uma semana depois, novamente em São Januário (vide 30 de dezembro).
A Seleção Carioca que obteve a espetacular vitória por 6 a 1 sobre os paulistas.
Seis tricolores no time (Batatais, Norival, Rui Campos, Afonsinho, Pedro Amorim e Tim).

1948: na sequência da viagem pelo Nordeste, em jogo amistoso no Estádio Santa Izabel, em São Luís, no Maranhão, o Fluminense venceu o Sampaio Corrêa por 4 a 1, graças aos gols de Cento-e-Nove, Orlando Pingo de Ouro, Rodrigues Tatu e Ivson.

1951: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 44.094 presentes (35.280 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do America, gols de Joel, Carlyle (dois) e Telê. Com campanha de treze vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na liderança, dois pontos à frente do vice-líder Bangu. Tricolores e alvirrubros terminariam a competição empatados em pontos, e em janeiro disputariam o título em duas partidas extras, nas quais o Fluminense se sagraria campeão (vide 13 e 20 de janeiro).

1956: na última rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, no Maracanã. O gol tricolor foi marcado pelo zagueiro Pinheiro, de pênalti. Com a campanha final de 15 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 53 gols-pró e 16 gols-contra, o Fluminense terminou o ano como vice-campeão carioca, com três pontos a menos que o Vasco.

1999: na última rodada do quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio dos Aflitos, no Recife, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Náutico, graças a dois gols de Roger Flores (aos 13 e aos 24 do segundo tempo), e garantiu o título da competição. Renascendo como uma fênix, o Fluminense mostrava que não estava morto, e que Nelson Rodrigues estava certo, quando escreveu que "o Fluminense possui a vocação da eternidade, tudo pode passar, só o Tricolor não passará jamais". Já em 2000, o Fluminense retornaria definitivamente a seu habitat, a elite do futebol brasileiro.
O Fluminense campeão, em 23 de dezembro de 1999.

****

Aniversariantes do dia:

Arthur Evaristo, o Bioró (1915), atleta versátil que atuou em diversas posições da linha média e do ataque do Fluminense, totalizando 8 gols marcados em 144 jogos com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1938 e 1944. Bioró participou das conquistas do Torneio Municipal de 1938, do Torneio Início de 1940, dos Campeonatos Cariocas de 1938, 1940 e 1941, e do Torneio Oscar Cox de 1941.
O versátil Bioró, três vezes campeão carioca com a camisa tricolor.

Jameson Luiz Ribeiro, o Jaiminho (1926), médio-esquerdo pernambucano, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1951, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.

Ademilton Sarmento dos Santos, o Ademilton (1952), zagueiro com 29 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1979 e 1980.

Victor Lucky Villarmosa Lewis, o Victor Boleta (1980), lateral-esquerdo que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 2004.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.