sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A origem da palavra "torcedor", por Luiz Mendes


"No começo do futebol, ir ao estádio era um ato de elegância, principalmente, no Fluminense. Por isso o Fluminense até hoje tem essa fama de clube aristocrático. As mulheres se enfeitavam como se fosse ao Grande Prêmio Brasil, colocavam vestidos de alta costura, chapéus, luvas. Mesmo que a temperatura na cidade estivesse por volta dos 40º de temperatura, elas iam de luvas. Como o calor era muito grande, elas tiravam as luvas e ficavam com as luvas nas mãos, e como ficavam nervosas com o jogo, elas as torciam ansiosamente. Os homens usavam a palheta, um chapéu de palha muito comum na época, muito elegante e também ficavam com o chapéu na mão enquanto torciam. O Coelho Neto, que além de poeta e cronista era pai de dois jogadores do Fluminense: o Preguinho, que foi o primeiro homem a fazer um gol pela seleção brasileira em uma Copa do Mundo, e do Mano, que morreu em conseqüência de um jogo de futebol, levou uma bolada e acabou morrendo; pois o Coelho Neto escreveu uma crônica em que ele usava a expressão “as torcedoras”, referindo-se às mulheres e dali a expressão pegou e nasceu a torcida. Havia quem dissesse que torcida vinha do fato de as pessoas torcerem os fatos, de o torcedor torcer os fatos a favor de seu clube, mas não foi daí que o termo veio não. Apesar de que quem torce, realmente torce as coisas e até distorce. Mas, na verdade, não foi por isso, foi mesmo pelo gesto das moças, principalmente, das que torciam as luvas entre as mãos".

13 comentários:

  1. O Fluminense Footbal Club, sempre fazendo parte e enriquecendo a historia do futebol brasileiro. ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fluminense é o clube mais importante da história do futebol brasileiro. É graças ao pioneirismo tricolor que o Brasil se transformou na maior potência do futebol mundial, mesmo começando a praticar o esporte anos depois dos europeus, e até dos argentinos e uruguaios.

      Sem o Fluminense, não haveria essa paixão nacional, e não haveria as 5 estrelas na camisa...

      Excluir
    2. É... mas o Fluminense ainda tem que "pagar" uma Série B que ficou devendo, quando pulou da C para a A...

      Excluir
    3. Não, o Fluminense não tem que pagar nenhuma Série B. Leitura sugerida: AFINAL, O FLUMINENSE DEVE A SÉRIE B?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Falar em importância para o futebol Brasileiro e deixar o BOTAFOGO de fora, é brincadeira. Só temos 5 estrelas no peito devido a história gloriosa do Botafogo. Fluminense tem sua importância, porém sem o BOTAFOGO, nosso futebol seria nada.

      Excluir
  2. Isso não tem nada a ver com a palavra torcedor...apenas mais um comentário de futebol

    ResponderExcluir
  3. Onde eu acho essa crônica do Coelho Neto?

    ResponderExcluir
  4. É de Sartre normalmente cai da e não sei o pq esta lendo

    ResponderExcluir
  5. O nosso Flu, como sempre, fazendo história. Eu sou “ torcedora” do Flu,e sem sombra de dúvida, a nossa “ torcida” tem um diferencial e fazer parte desse clube me faz transbordar de orgulho .🇭🇺

    ResponderExcluir
  6. Então o torcedor do Flu é elitizado e, me parece que é mesmo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.