Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pré-jogo - Emelec x Fluminense


Transmissão ao vivo - 02/05/2013 - 22:30 - Estádio George Capwell (Guayaquil)
A partida será televisionada para o Brasil somente pelos canais fechados Fox Sports e Sportv.

Arbitragem
Apitará Emelec x Fluminense o árbitro colombiano Wilmar Roldán. Ele já apitou dois jogos do Fluminense na carreira, e será auxiliado por Eduardo Díaz e Wilson BerrioClique aqui para saber mais sobre o árbitro Wilmar Roldán.

História do confronto
Fluminense e Emelec só se enfrentaram uma vez até hoje: um amistoso em 1950, que terminou empatado em 2 a 2. Clique aqui para ler detalhes sobre aquela partida. Contra times equatorianos em geral, o Fluminense já jogou 14 vezes, com 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Clique aqui para ver a lista de jogos.

História do Fluminense na Copa Libertadores
O Fluminense já disputou 50 jogos na Copa Libertadores, tendo obtido 25 vitórias, 11 empates e 14 derrotas, com 73 gols-pró e 51 gols-contra. Confira aqui o post completo sobre a história do Tricolor no torneio continental.

Cotações dos sites de apostas
- para a partida no Equador: vitória do Emelec: 2,50 para 1; empate: 3,20 para 1; vitória do Fluminense: 2,55 para 1.
- para o duelo como um todo: classificação do Emelec: 3,75 para 1; classificação do Fluminense: 1,20 para 1.
- para a conquista da Copa Libertadores: título do Emelec: 26 para 1; título do Fluminense: 6 para 1.

Critérios de classificação
Passará às quartas-de-final da Copa Libertadores a equipe que marcar mais gols na soma das duas partidas. Em caso de empate, classifica-se a equipe que tiver marcado mais gols no estádio do adversário. Caso a igualdade persista, a definição da classificação se dará numa disputa de pênaltis, logo após o final da segunda partida. O vencedor do confronto Fluminense x Emelec enfrentará na fase seguinte o classificado do duelo Olimpia x Tigre.

PCFilho

Xadrez - Mate em 1!



As Pretas jogam e dão xeque-mate!

(Black to play and give checkmate!)

PC

Xadrez - Mate em 6! (Andrija Fuderer)

Andrija Fuderer vs Jan Hein Donner, Beverwijk, 1952.
Código FEN: r1b1r1k1/ppq2p1p/3b1p1Q/2n4p/8/3B4/PPP2PPP/R1B2RK1 w - - 0 2.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 6 lances!

(White to play and give checkmate in 6 moves!)

PCFilho
(jogo completo neste link / full game in this link)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Recordar é viver - Emelec x Fluminense em 1950


Nesta quinta-feira, o Fluminense enfrentará o Emelec, no Estádio George Capwell, em Guayaquil, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América. Será o primeiro jogo entre os dois clubes por uma competição sul-americana.

Entretanto, já ocorreu um Emelec x Fluminense amistoso, no mesmo Estádio George Capwell, no dia 29 de abril de 1950. O Brasil vivia a expectativa pela Copa do Mundo que sediaria semanas depois. Algumas seleções que disputariam o Mundial já estavam no Brasil: o Uruguai, por exemplo, treinava em Laranjeiras com os juvenis do Fluminense (entre eles, o jovem Telê). Enquanto isso, os profissionais tricolores excursionavam pela América Andina, disputando jogos amistosos na Bolívia, no Peru, no Equador e no Chile.

Nos dias anteriores, o Fluminense jogara duas vezes no Estádio George Capwell, com duas vitórias (6 a 4 sobre o Barcelona de Guayaquil, e 7 a 4 sobre o Norte América). No dia 29, um sábado, aconteceu o duelo entre Emelec e Fluminense, que terminou empatado em 2 a 2.

O Tricolor, comandado pelo treinador Otto Vieira, jogou com Veludo; Pé-de-Valsa e Pinheiro; Waldir, Emilson e Mário Faria; Cento e Nove, Didi, Silas, Carlyle e Tite. Durante o jogo, entraram João Carlos e Orlando Pingo de Ouro. O Emelec atuou com Morrea; Eladio Leis e Ottón Chávez; Pérez, Ortiz e Jorge Izaguirre; Víctor Lindor, Carlos Orlandelli, José María Jiménez, Atilio Tettamenti e Juan Avelino Pizauri.

Silas e Carlyle marcaram os gols do Fluminense, ainda no primeiro tempo, que terminou 2 a 1 para o onze tricolor. A equipe equatoriana empatou no segundo tempo. O time do Emelec jogou com muito entusiasmo, mas foi superado pela melhor técnica do Fluminense, que dominou a maior parte do jogo. No final, o Tricolor exerceu forte pressão, mas não conseguiu desempatar o duelo.

Após a partida contra o Emelec, o Fluminense seguiu viagem para o Chile, onde realizou mais algumas partidas amistosas.

PCFilho

domingo, 28 de abril de 2013

Resenha: Tricolor 4 x 1 Volta Redonda

Foto: Bruno de Lima, LANCE!Press.

Amigos, o Fluminense atropelou o Volta Redonda no Raulino de Oliveira. A semana de folga parece ter feito bem ao onze tricolor, que teve uma atuação intensa e produtiva, beirando o irretocável. E não digo isto apenas pelo placar de 4 a 1. Foi um domínio absoluto do jogo: durante os noventa minutos, dezenove finalizações; e além dos quatro gols, três bolas na trave. O time do Volta Redonda, atônito com o bombardeio, não conseguiu sequer esboçar reação.

O quarteto ofensivo, com Wagner, Rhayner, Wellington Nem e Rafael Sobis, apoiado pelas boas subidas de Carlinhos e Jean, mostrou uma eficiência monstruosa. As tabelinhas fluíram com naturalidade, e as trocas de posição atormentaram os zagueiros adversários. Mesmo precisando apenas empatar, o Fluminense não se retraía, mantendo a postura ofensiva. Fez 1 a 0 com Rafael Sobis, depois 2 a 1 com Wellington Nem, depois 3 a 1 com Rafael Sobis de novo, e continuou atacando, como tem que ser. Em suma: o time foi perfeito, na tática e na estratégia.

Para finalizar a atuação de gala do Fluminense, Thiago Neves entrou em campo para executar a pintura. Viu o goleiro Gatti adiantado, e com categoria desferiu um chute espetacular de fora da área. A bola viajou lentamente, encobriu o arqueiro, e entrou no ângulo. Um golaço, obra de arte digna de ser exposta nos grandes museus do mundo. A volta de Thiago Neves, em sua melhor forma, será importante para o Fluminense nas decisões que teremos a seguir, no Campeonato Carioca e na Copa Libertadores da América.

No domingo que vem, o Botafogo tem a sua grande chance de ser campeão. Em um jogo, poderá vencer ou empatar para levantar a Taça Rio e o Campeonato Carioca. Por causa desta vantagem, é o favorito ao título. Entretanto, aconselho à turma de General Severiano que aproveite essa oportunidade de liquidar logo a fatura, pois se permitir os dois jogos extras pela finalíssima, não sei, não... a História nos conta que a camisa do Fluminense se agiganta em decisões. E se alguém tem alguma dúvida disso, basta olhar para o passado. Flamengo, Vasco e Botafogo já sentiram o poder tricolor na pele, algumas vezes cada um, ao longo dos últimos cento e poucos anos.

Antes de domingo, temos a batalha de Guayaquil, pela Copa Libertadores, na quinta-feira. Se o onze tricolor jogar com a mesma gana de hoje, conseguiremos um bom resultado, tenho certeza.

PCFilho
(texto publicado também no Pavilhão Tricolor)

Marcelo de Lima Henrique apitará Botafogo x Fluminense

MLH retratado em charge de Aroeira.


Apitará o Clássico Vovô, decisão da Taça Rio, no domingo, 5, o árbitro Marcelo de Lima Henrique, da Federação do Rio de Janeiro. Ele será auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas.

Marcelo de Lima Henrique já apitou 20 jogos do Fluminense, com 9 vitórias tricolores, 3 empates e 8 derrotas:
15/01/2006 - Fluminense 4 x 0 Portuguesa - Giulite Coutinho (Mesquita)
01/03/2006 - Fluminense 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/07/2008 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)

PCFilho

Xadrez - um Mate em 2 "impossível"!

Sam Loyd, Boston Gazette, 1859.
Código FEN: 2brrb2/p7/p7/7Q/1p1kpPp1/1P1pN1P1/3K4/8 w KQkq - 0 1.

Este é um problema "impossível". Acredite se quiser: as Brancas jogam e dão xeque-mate em 2 lances!!! Você consegue resolvê-lo?

(This is an "impossible" problem. Believe it or not: White to play and give checkmate in 2 moves!!! Can you solve it?)

Este problema espetacular foi copiado do livro "Build Up Your Chess", de Artur Yusupov.

(This spectacular problem was copied from the book "Build Up Your Chess", by Artur Yusupov.)

PCFilho

sábado, 27 de abril de 2013

Xadrez - Mate em 3! (Pero Vucinic)

Pero Vucinic vs Dejan Djurovic, Iugoslávia, 1986.
Código FEN: r4b1r/ppp2Bpp/1nn5/8/4NP1q/2PPk2P/PP4P1/3R1RK1 w - - 1 2.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 3 lances!

(White to play and give checkmate in 3 moves!)

PCFilho
(jogo completo neste link / full game in this link)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Wilmar Roldán apitará Emelec x Fluminense

Foto: árbitro colombiano Wilmar Roldán sinalizando uma jogada.

Apitará Emelec x Fluminense, na quinta-feira, 2, no Estádio George Capwell, em Guayaquil, pela Copa Libertadores da América, o árbitro colombiano Wilmar Roldán. Ele será auxiliado por seus compatriotas Eduardo Díaz e Wilson Berrio.

Até hoje, Wilmar Roldán já apitou duas partidas do Fluminense, uma derrota e uma vitória tricolor:

Abaixo, a lista com todas as partidas internacionais de clubes já apitadas por Wilmar Roldán (42 jogos, 24 vitórias de mandantes, 9 empates e 9 vitórias de visitantes):
25/03/2008 - Maracaibo/VEN 1 x 1 Atlas/MEX - José Pachencho Romero (Maracaibo/VEN)
16/04/2008 - San Lorenzo/ARG 3 x 0 Caracas/VEN - Nuevo Gasómetro (Buenos Aires/ARG)
14/05/2008 - Boca Juniors/ARG 2 x 2 Atlas/MEX - José Amalfitani (Buenos Aires/ARG)
05/08/2008 - Deportivo Quito/EQU 2 x 1 Universitário/PER - Olímpico Atahualpa (Quito/EQU)
17/02/2009 - LDU Quito/EQU 3 x 2 Palmeiras - Casablanca (Quito/EQU)
25/02/2009 - Caracas/VEN 3 x 1 Lanús/ARG - Estádio Olímpico (Caracas/VEN)
26/08/2009 - Atlético MG 1 x 1 Goiás - Mineirão (Belo Horizonte)
24/09/2009 - LDU Quito/EQU 4 x 0 Lanús/ARG - Casablanca (Quito/EQU)
21/10/2009 - River Plate/URU 0 x 1 San Lorenzo/ARG - Centenário (Montevideo/URU)
17/02/2010 - Deportivo Cuenca/EQU 1 x 4 Banfield/ARG - Alejandro Serrano Aguilar (Cuenca/EQU)
10/03/2010 - Caracas/VEN 1 x 3 Flamengo - Estádio Olímpico (Caracas/VEN)
31/03/2010 - Cruzeiro 3 x 0 Vélez Sarsfield/ARG - Mineirão (Belo Horizonte)
06/05/2010 - Internacional 2 x 0 Banfield/ARG - Beira-Rio (Porto Alegre)
19/10/2010 - LDU Quito/EQU 6 x 1 Unión San Felipe/CHI - Casablanca (Quito/EQU)
17/03/2011 - LDU Quito/EQU 5 x 0 Peñarol/URU - Casablanca (Quito/EQU)
06/04/2011 - Jaguares Chiapas/MEX 1 x 0 Internacional - Victor Manuel Reyna (Tuxtla Gutiérrez/MEX)
05/05/2011 - LDU Quito/EQU 0 x 2 Vélez Sarsfield/ARG - Casablanca (Quito/EQU)
01/06/2011 - Cerro Porteño/PAR 3 x 3 Santos - General Pablo Rojas (Asunción/PAR)
10/08/2011 - Independiente/ARG 2 x 1 Internacional - Libertadores de América (Avellaneda/ARG)
22/09/2011 - Deportivo Cali/COL 1 x 1 Santa Fe/COL [PK 5x6] - Pascual Guerrero (Cali/COL)
20/10/2011 - Universitário/PER 1 x 1 Godoy Cruz/ARG [PK 3x2] - Miguel Grau (Callao/PER)
17/11/2011 - Universidad de Chile 3 x 0 Arsenal de Sarandí/ARG - Nacional (Santiago/CHI)
09/02/2012 - Emelec/EQU 1 x 0 Olimpia/PAR - George Capwell (Guayaquil/EQU)
15/02/2012 - Deportivo Táchira/VEN 1 x 1 Corinthians - Polideportivo de Pueblo Nuevo (San Cristóbal/VEN)
13/03/2012 - Alianza Lima/PER 1 x 0 Nacional/URU - Nacional (Lima/PER)
21/03/2012 - Vasco 2 x 0 Libertad/PAR - São Januário (Rio de Janeiro)
12/04/2012 - Flamengo 3 x 0 Lanús/ARG - Engenhão (Rio de Janeiro)
17/04/2012 - Deportivo Quito/EQU 5 x 0 Guadalajara/MEX - Olímpico Atahualpa (Quito/EQU)
09/05/2012 - Unión Española/CHI 2 x 3 Boca Juniors/ARG - Santa Laura (Santiago/CHI)
24/05/2012 - Universidad de Chile 1 x 1 Libertad/PAR [PK 5x3] - Nacional (Santiago/CHI)
14/06/2012 - Boca Juniors/ARG 2 x 0 Universidad de Chile - La Bombonera (Buenos Aires/ARG)
23/01/2013 - LDU Quito/EQU 1 x 0 Grêmio - Casablanca (Quito/EQU)
30/01/2013 - Bolívar/BOL 4 x 3 São Paulo - Hernando Siles (La Paz/BOL)
12/02/2013 - Emelec/EQU 1 x 0 Vélez Sarsfield/ARG - George Capwell (Guayaquil/EQU)
19/02/2013 - Toluca/MEX 2 x 3 Nacional/URU - Nemesio Díez (Toluca/MEX)
12/03/2013 - Universidad de Chile 0 x 2 Newell's Old Boys/ARG - Nacional (Santiago/CHI)
18/04/2013 - Libertad/PAR 3 x 5 Tigre/ARG - Nicolás Leoz (Asunción/PAR)

PCFilho

Xadrez - Mate em 4! (Viktor Korchnoi)

Viktor Korchnoi vs Andrey Peterson, Kiev, 1964.
Código FEN: r2r1n2/pp2bk2/2p1p2p/3q4/3PN1QP/2P3R1/P4PP1/5RK1 w - - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 4 lances!

(White to play and give checkmate in 4 moves!)

PC

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Wagner do Nascimento Magalhães apitará Fluminense x Volta Redonda


Apitará a semifinal da Taça Rio, Fluminense x Volta Redonda, no domingo, 28, no Estádio Raulino de Oliveira, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães. Ele será auxiliado por Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Michael Correia.

Até hoje, Wagner do Nascimento Magalhães já apitou 7 jogos do Fluminense. Foram 6 vitórias tricolores e 1 empate:

Wagner do Nascimento Magalhães é da Federação do Rio de Janeiro.

PCFilho

Resenha: Seleção 2 x 2 Chile

Brasil x Chile, Mineirão, 24/04/2013.

No novíssimo Mineirão, a Seleção - desfalcada dos jogadores que atuam fora do país - só conseguiu empatar com o Chile. Dois para o Brasil (Réver e Neymar), dois para o Chile (González e Vargas). A torcida de Belo Horizonte até se portava bem na maior parte do tempo, mas cometeu um erro grave: vaiou o craque do escrete.

Neymar havia participado dos dois gols brasileiros. No primeiro, uma cobrança de escanteio irretocável, que deixou Réver com a faca e o queijo na mão para marcar o gol de cabeça. No segundo, foi ele que empurrou para as redes, após boa trama de Ronaldinho, Jadson e Alexandre Pato. Em suma, para variar, Neymar foi o melhor jogador em campo. Mas o povo mineiro o vaiou mesmo assim.

Sinceramente, não consigo entender a implicância com o craque. Neymar é claramente o melhor jogador brasileiro na atualidade, e não senta sobre a fama. É um jogador que molha a camisa, não foge de divididas, luta por todas as bolas e, claro, exibe sua técnica apurada em dribles, passes e chutes precisos. O que quer o povo quando vaia exatamente o craque do time, num dia em que teve uma ótima atuação? Repito: não consigo entender.

Um fator pode explicar as vaias ao craque: o clubismo, doença do sujeito que vai ao estádio torcer não pela Seleção, mas pelos jogadores do time para que torcem. Faço aqui um apelo: abandonem o clubismo até 2014. A Seleção jogará duas competições em casa, oportunidade que não teremos outra vez tão cedo. E a torcida precisa abraçar o escrete e seus craques, quaisquer que sejam os times em que atuam.

O corintiano pode - e deve - vaiar Neymar durante um Corinthians x Santos, assim como um tricolor vaiava Zico nos Fla-Flus da década de 80, assim como um cruzeirense vaiava Reinaldo nos jogos contra o Atlético Mineiro. O que não pode é o sujeito ir ao jogo da Seleção e vaiar Neymar, por puro clubismo. Isto é jogar contra. Entendo as vaias à Seleção como um todo, entendo até o irônico olé no toque de bola dos chilenos. O sujeito vai ao estádio e quer uma vitória - se ela não vem, a vaia é natural, e pode mexer com os brios do time. O que - repito - não dá para entender, é a vaia específica e a perseguição irracional a Neymar.

A torcida brasileira tem que melhorar. Deixemos o clubismo de lado, e apoiemos os onze que estiverem vestindo a amarelinha. A Seleção ainda está capenga, mas vai melhorar. E, com a nossa ajuda, será um escrete imbatível, tenho certeza. Apoiada por nós, a Seleção não terá adversário à altura, na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. E nós desceremos as rampas do Maracanã comemorando conquistas inesquecíveis.

PCFilho

Xadrez - Mate em 4! (Albert Becker)

Albert Becker vs Eduard Glass, Viena, 1928.
Código FEN: rk6/N4ppp/Qp2q3/3p4/8/8/5PPP/2R3K1 w KQkq - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 4 lances!

(White to play and give checkmate in 4 moves!)

PC

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Xadrez - Mate em 4! (Alexander Alekhine)

Alexander Alekhine vs Goluvsky, exibição simultânea, Belgrado, 1930.
Código FEN: r1bn1k1r/ppp2ppp/1b1p3n/2qNp1N1/2B1P2Q/2PP4/PP4PP/R1BK1R2 w KQkq - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 4 lances!

(White to play and give checkmate in 4 moves!)

PC

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sobre o perdão das dívidas dos clubes


Pois é: o governo federal está articulando uma anistia das bilionárias dívidas fiscais dos clubes brasileiros. E mais do que isso: as agremiações passariam a ficar isentas de impostos, por serem "entidades sem fins lucrativos". Parece piada, mas sim, está acontecendo, aqui no Brasil, beneficiando clubes que recebem, só pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, mais de R$ 1 bilhão por ano em direitos de transmissão.

O absurdo perdão envolveria as dívidas com a União - FGTS, INSS e Imposto de Renda - num total de aproximadamente 3 bilhões de reais. Isto mesmo: o Brasil está pensando em abrir mão de três bilhões de reais em impostos, que clubes com gestões irresponsáveis deixaram de recolher nas últimas décadas. Para os próximos dois anos, já estão previstos quase R$ 2 bilhões de renúncia fiscal para o esporte. Nós, cidadãos brasileiros, temos mesmo que pagar essa conta? Difícil engolir esse sapo.

Para piorar um pouco as coisas, a imensa generosidade da União não resolve todo o problema: o rombo total dos clubes é superior a 5 bilhões de reais, pois inclui também dívidas com Estados, Municípios, empresas, bancos e processos trabalhistas.

A estapafúrdia ideia do perdão das dívidas dos clubes é do deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, que coincidentemente também é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, e sócio de Marco Polo Del Nero (presidente da FPF e vice-presidente da CBF) em um escritório de advocacia. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também é favorável ao projeto.

Vale lembrar que os clubes já foram favorecidos antes, em iniciativas benevolentes como a criação da Timemania, loteria específica para o fim de diminuição das dívidas dos clubes com o governo. Só em 2012, a Timemania rendeu R$ 66 milhões em abate das dívidas dos clubes. Entretanto, a iniciativa atual é um presente muito maior, coisa de avô para neto, conforme detalharei a seguir.

De acordo com o projeto formatado por executivos do Ministério do Esporte e deputados federais, 10% da dívida seriam pagos num financiamento de 240 meses (opa, vou pedir um financiamento parecido para pagar meu Imposto de Renda, será que o governo aceita? Não, não aceita: o cidadão comum que quer refinanciar sua dívida consegue o prazo máximo de 60 meses). Os 90% restantes seriam perdoados, com os clubes "oferecendo contrapartidas de incentivo ao esporte olímpico e a projetos sociais". Detalhe: a ideia é editar uma Medida Provisória (MP), isto é, o projeto nem sequer tramitaria no Congresso. Seria na base da canetada mesmo. Alguém me dê um balde, vou ali vomitar e já volto.

Tem mais: caso tenham a brilhante ideia de aderir ao projeto, os clubes ainda receberão suas certidões negativas de débito com a União, podendo assim pleitear financiamentos e linhas de crédito público. Não, você não leu errado: os clubes poderão pegar dinheiro público emprestado para investir em suas  próprias infraestruturas esportivas e pagar os projetos sociais com os quais estarão "pagando" suas próprias dívidas. Difícil acreditar em tanta generosidade.

Enquanto isso, mais de 50% de nossas escolas simplesmente não têm uma quadra de esportes, e nossos professores continuam recebendo salários ridículos (além de, claro, não terem suas dívidas com a União perdoadas num passe de mágica).

Caso esta medida inacreditável se concretize, nosso governo transmitirá uma mensagem clara aos dirigentes dos clubes: continuem sendo irresponsáveis, continuem criando dívidas impagáveis, que no final o Brasil perdoa tudo. Aqui, nesta terra paradisíaca, o crime compensa.

PCFilho

Camisa Branca do Fluminense - 2013

O Fluminense lançou hoje sua camisa branca para a temporada de 2013. Apesar de ter assinado com o rival Flamengo por valores muito maiores, aparentemente a Adidas continuará mesmo sendo a fornecedora do Tricolor.

Na camisa, há uma homenagem ao ídolo Assis, com a inscrição "Recordar é viver" na gola, em alusão aos 30 anos do gol do craque contra o Flamengo, na decisão do Campeonato Carioca de 1983. Abaixo, algumas fotos do lançamento e da nova camisa, divulgadas pela Adidas e pelo Fluminense.

O homenageado Assis chega sorridente...


Detalhe do escudo.

Assis, Romerito, Gum e sócios do clube posam com a nova camisa.

Assis, e a inscrição "Recordar é Viver" na gola.

Wellington Nem, Assis e Deco revivendo a comemoração do gol histórico.

Foto completa da comoração do gol histórico. Da esquerda para a direita:
Wagner, Bruno, Wellington Nem, Assis, Deco e Gum.


PCFilho

Xadrez - Mate em 4! (Judit Polgár)

Judit Polgár vs Yasser Seirawan, Monte Carlo, 1993.
Código FEN: rnb3kr/ppp4p/3b3B/3Pp2n/2BP4/4KRp1/PPP3q1/RN1Q4 w - - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 4 lances!

(White to play and give checkmate in 4 moves!)

PC

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Campanha: Fluminense x Emelec no Maracanã!

Ai ai ai ai... tá chegando a hora...

Assine, compartilhe, divulgue... QUEREMOS FLUMINENSE x EMELEC NO MARACANÃ!

O Estádio Mario Filho é nossa casa, nosso templo, nossa história. Não aguentamos mais de tanta saudade...

1 - Paulo Cezar Filho
2 - ...

Xadrez - Mate em 4! (Alexander Morozevich)

Alexander Morozevich vs Petr Kiriakov, Yurmala, 1992.
Código FEN: 4kb1Q/5p2/1p6/1K1N4/2P2P2/8/q7/8 w - - 1 0.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 4 lances.

(White to play and give checkmate in 4 moves.)

PC
(jogo completo neste link / full game in this link)

domingo, 21 de abril de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 0 Bangu

Foto: Cleber Mendes/LancePress.

Neste domingo, 21, o segundo melhor time do Rio de Janeiro (também conhecido como o reserva do Fluminense) entrou em campo contra o Bangu, em São Januário, na rodada derradeira da monótona fase de grupos do Campeonato Carioca.

No primeiro tempo, o onze tricolor dominou totalmente as ações, e venceu por 1 a 0, gol do guerreiro Rhayner, logo no começo (o menino está pegando gosto por fazer gols - se cuida, Fred!!). Na etapa complementar, o Fluminense pisou no freio, passando a administrar a perigosa vitória pelo placar mínimo. Aos 29 minutos, por pouco o Bangu não empatou: Ricardo Berna fez duas defesas seguidas e salvou a cidadela tricolor. No finalzinho, o Fluminense encaixou um contra-ataque veloz e Rafael Sobis fuzilou de canhota para o gol. Logo depois, o jogo terminou: Fluminense 2, Bangu 0.

No domingo, 28, o Fluminense joga a semifinal da Taça Rio, contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Vencendo ou empatando, o Tricolor enfrentará na decisão o vencedor do duelo entre Botafogo e Resende. O próprio Botafogo aguarda o campeão da Taça Rio na finalíssima do Campeonato Carioca. Seria interessante reviver a final do ano passado, o Botafogo desejando ardorosamente uma revanche, o Fluminense lutando pelo bicampeonato.

PCFilho

Xadrez - Mate em 3! (José Raúl Capablanca)

José Raúl Capablanca vs T. A. Carter, 1909, St. Louis.
Código FEN: 6rk/p1q2p2/2p1rb1P/1p2pN2/4P1Q1/2PP4/PPB5/2K4R w - - 3 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 3 lances!

(White to play and give checkmate in 3 moves!)

PC
(jogo completo neste link / full game in this link)

sábado, 20 de abril de 2013

História - Novak Djokovic x Rafael Nadal

Novak Djokovic e Rafael Nadal: duas lendas vivas do esporte.

Rafael Nadal e Novak Djokovic já se enfrentaram 41 vezes até hoje, com 22 vitórias do espanhol e 19 triunfos do sérvio.

Confiram a lista com todos os jogos já disputados entre Rafael Nadal e Novak Djokovic:
07/06/2006 - Roland-Garros - Quartas-de-final - Nadal 2 x 0 Djokovic (6-4, 6-4, abandono)
18/03/2007 - Indian Wells - Final - Nadal 2 x 0 Djokovic (6-2, 7-5)
29/03/2007 - Miami - Quartas-de-final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-3, 6-4)
11/05/2007 - Roma - Quartas-de-final - Nadal 2 x 0 Djokovic (6-2, 6-3)
08/06/2007 - Roland-Garros - Semifinal - Nadal 3 x 0 Djokovic (7-5, 6-4, 6-2)
07/07/2007 - Wimbledon - Semifinal - Nadal 2 x 1 Djokovic (3-6, 6-1, 4-1, abandono)
12/08/2007 - Canadá - Semifinal - Djokovic 2 x 0 Nadal (7-5, 6-3)
15/11/2007 - Masters Cup Shanghai - Fase de grupos - Nadal 2 x 0 Djokovic (6-4, 6-4)
22/03/2008 - Indian Wells - Semifinal - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-3, 6-2)
17/05/2008 - Hamburgo - Semifinal - Nadal 2 x 1 Djokovic (7-5, 2-6, 6-2)
06/06/2008 - Roland-Garros - Semifinal - Nadal 3 x 0 Djokovic (6-4, 6-2, 7-6(3))
15/06/2008 - Queen's Club - Final - Nadal 2 x 0 Djokovic (7-6(6), 7-5)
03/08/2008 - Cincinnati - Semifinal - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-1, 7-5)
15/08/2008 - Jogos Olímpicos de Pequim - Semifinal - Nadal 2 x 1 Djokovic (6-4, 1-6, 6-4)
08/03/2009 - Copa Davis (Espanha) - Nadal 3 x 0 Djokovic (6-4, 6-4, 6-1)
19/04/2009 - Monte Carlo - Final - Nadal 2 x 1 Djokovic (6-3, 2-6, 6-1)
03/05/2009 - Roma - Final - Nadal 2 x 0 Djokovic (7-6(2), 6-2)
16/05/2009 - Madrid - Semifinal - Nadal 2 x 1 Djokovic (3-6, 7-6(5), 7-6(9))
23/08/2009 - Cincinnati - Semifinal - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-1, 6-4)
14/11/2009 - Paris - Semifinal - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-2, 6-3)
27/11/2009 - ATP World Tour London - Fase de grupos - Djokovic 2 x 0 Nadal (7-6(5), 6-3)
13/09/2010 - US Open - Final - Nadal 3 x 1 Djokovic (6-4, 5-7, 6-4, 6-2)
24/11/2010 - ATP World Tour London - Fase de grupos - Nadal 2 x 0 Djokovic (7-5, 6-2)
20/03/2011 - Indian Wells - Final - Djokovic 2 x 1 Nadal (4-6, 6-3, 6-2)
03/04/2011 - Miami - Final - Djokovic 2 x 1 Nadal (4-6, 6-3, 7-6(4))
08/05/2011 - Madrid - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (7-5, 6-4)
15/05/2011 - Roma - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-4, 6-4)
03/07/2011 - Wimbledon - Final - Djokovic 3 x 1 Nadal (6-4, 6-1, 1-6, 6-3)
12/09/2011 - US Open - Final - Djokovic 3 x 1 Nadal (6-2, 6-4, 6-7(3), 6-1)
29/01/2012 - Austrália - Final - Djokovic 3 x 2 Nadal (5–7, 6–4, 6–2, 6–7(5), 7–5)
22/04/2012 - Monte Carlo - Final - Nadal 2 x 0 Djokovic (6-3, 6-1)
21/05/2012 - Roma - Final - Nadal 2 x 0 Djokovic (7-5, 6-3)
10-11/06/2012 - Roland-Garros - Final - Nadal 3 x 1 Djokovic (6-4, 6-3, 2-6, 7-5)
21/04/2013 - Monte Carlo - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-2, 7-6(1))
07/06/2013 - Roland-Garros - Semifinal - Nadal 3 x 2 Djokovic (6-4, 3-6, 6-1, 6-7(3), 9-7)
10/08/2013 - Montreal - Semifinal - Nadal 2 x 1 Djokovic (6-4, 3-6, 7-6(2))
09/09/2013 - US Open - Final - Nadal 3 x 1 Djokovic (6-2, 3-6, 6-4, 6-1)
06/10/2013 - Pequim - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-3, 6-4)
11/11/2013 - ATP World Tour London - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-3, 6-4)
30/03/2014 - Miami - Final - Djokovic 2 x 0 Nadal (6-3, 6-3)
18/05/2014 - Roma - Final - Djokovic 2 x 1 Nadal (4-6, 6-3, 6-3)

Houve também uma partida de exibição entre Nadal e Djokovic:
21/03/2011 - Bogotá - Nadal 2 x 0 Djokovic (7-6(5), 6-3)

A dupla Nadal-Djokovic detém alguns recordes da história do tênis:
- única dupla de jogadores a ter se enfrentado nas 4 diferentes finais de Grand Slams na Era Aberta.
- única dupla de jogadores a ter se enfrentado em 4 finais seguidas de Grand Slams na Era Aberta.
- dupla que mais se repetiu em finais de torneios Masters 1000 (12).
- final de Grand Slam mais longa da história (no Aberto da Austrália de 2012).

PCFilho

Posts relacionados:
- Novak Djokovic é tricolor!.
- História - Rafael Nadal x Roger Federer.

Xadrez - Mate em 5!

Qual o caminho para a vitória?
Código FEN: 1q6/4kp2/2Q1n3/4b2r/1p1pP2p/1B1P1RP1/3B3P/6K1 w KQkq - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 5 lances!

(White to play and give checkmate in 5 moves!)

PC

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Péricles Bassols apitará Fluminense x Bangu


Apitará Fluminense x Bangu, neste domingo, 21, em São Januário, o árbitro Péricles Bassols Pegado Cortez. Ele será auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.

Até hoje, Péricles Bassols já apitou 13 partidas do Fluminense, com 4 vitórias tricolores, 5 empates e 4 derrotas:
23/09/2007 - Botafogo 0 x 2 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)
01/06/2008 - Fluminense 0 x 1 Flamengo - Maracanã (Rio de Janeiro)


Em pelo menos 6 destas partidas, a arbitragem prejudicou o Fluminense. No jogo de 28/09/2008, expulsou o tricolor Thiago Silva de forma injusta. No jogo de 10/04/2010, confirmou gol irregular do Botafogo. No Fla-Flu de 24/04/2011, deixou de expulsar o goleiro rubro-negro Felipe no início da partida, em lance que provavelmente mudaria a história do jogo. No jogo de 23/02/2012, ignorou pênalti claro de Márcio Azevedo em Wellington Nem. No jogo de 27/01/2013, deixou de expulsar o alvinegro Marcelo Mattos. No jogo de 24/02/2013, inventou um pênalti para o Madureira.

PC

Resenha: Tricolor 1 x 0 Caracas

Foto: Marcelo Theobald/Globo.

Em um São Januário pulsante, o Fluminense venceu o Caracas por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, e garantiu sua classificação às oitavas-de-final da Copa Libertadores da América de 2013. O gol da vitória foi marcado por Rafael Sobis, quando eram transcorridos oito minutos do segundo tempo. Mais uma vez, num momento importante, brilha a estrela do iluminado gaúcho de Erechim, que busca seu terceiro título do torneio continental.

Mas Rafael Sobis não foi o único herói tricolor da noite. Houve também Diego Cavalieri, com uma monumental intervenção, evitando um gol que parecia consumado. Houve também Carlinhos, incisivo como os bons laterais devem ser - foi dos pés dele que saiu o cruzamento que culminou no gol. Houve também Rhayner, que encharca a camisa de suor e acredita em todas as bolas, por mais perdidas que pareçam - foi numa dessas divididas que a bola sobrou para Rafael Sobis estufar as redes. E tão importante quanto todos estes, houve o torcedor, que foi a São Januário e lá deixou sua voz - no dia seguinte, seremos doze mil roucos espalhados pelo Rio de Janeiro. Roucos e felizes, pela história que ajudamos a escrever na já épica véspera.

Agora faltam oito noites para um certo capitão coberto de glórias erguer a taça orelhuda aos céus da América. No caminho do Fluminense, está o Emelec. Primeiro jogo em Guayaquil, segundo no Rio. Se passar pela equipe equatoriana, o Tricolor terá pela frente o vencedor do duelo entre Olimpia e Tigre. Convenhamos, a chave não é lá muito difícil: o Fluminense é o grande favorito à vaga nas semifinais. Resta confirmar esse favoritismo em campo, nas próximas semanas. Das arquibancadas, nós ajudaremos, como temos feito há mais de um século.

PC

Melhores momentos - Fluminense 1 x 0 Caracas - Sportv:

Contas da última rodada da Copa Libertadores


Nesta quinta-feira, Fluminense e Grêmio lutarão pela classificação no Grupo 8 da Copa Libertadores. Vejam as situações de cada um:

FLUMINENSE:
- obtém a classificação se vencer ou empatar na partida contra o Caracas.
- será o primeiro do grupo se vencer, ou se os dois jogos terminarem empatados.
- será o segundo do grupo se empatar e houver um vencedor no outro jogo.

GRÊMIO:
- obtém a classificação se vencer ou empatar na partida contra o Huachipato.
- será o primeiro do grupo se vencer e o Fluminense não vencer o Caracas.
- será o segundo do grupo se empatar, ou se vencer e o Fluminense também vencer.

**********

Os resultados deste Grupo e da chave do Palmeiras definirão os confrontos das oitavas-de-final. Abaixo, estão todas as possibilidades do Fluminense:

FLUMINENSE VENCENDO O CARACAS:

- Huachipato vencendo o Grêmio:
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Huachipato nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Palmeiras. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Real Garcilaso, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors).
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Huachipato nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Real Garcilaso, e depois o vencedor de Olimpia x Newell's Old Boys).
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Libertad nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Newell's Old Boys.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Huachipato nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Huachipato nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Tigre.

- Huachipato empatando com o Grêmio:
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Grêmio. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Emelec, e depois o vencedor de Olimpia x Palmeiras).
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Grêmio. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Palmeiras, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors).
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Libertad nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Grêmio.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Emelec nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Palmeiras.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Emelec nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Grêmio.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Emelec nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Tigre.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Emelec nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Tigre.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Grêmio.

- Huachipato perdendo para o Grêmio:
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Grêmio nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Palmeiras. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Real Garcilaso, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors).
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Grêmio nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors. (observação: se a vitória do Fluminense for pelo menos 4 gols superior à vitória do Libertad, o chaveamento muda para Fluminense x Real Garcilaso, e depois o vencedor de Olimpia x Newell's Old Boys).
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad vence Tigre: Fluminense x Libertad nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Newell's Old Boys.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Fluminense x Grêmio nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Real Garcilaso nas oitavas, e depois o vencedor de Olimpia x Boca Juniors.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Fluminense x Grêmio nas oitavas, e depois o vencedor de Santa Fe x Tigre.

**********

FLUMINENSE EMPATANDO COM O CARACAS:

- Huachipato vencendo o Grêmio:
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Libertad.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Huachipato x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Huachipato x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Emelec. (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Huachipato x Real Garcilaso).
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Emelec. (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Huachipato x Real Garcilaso).
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Palmeiras x Emelec. (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso).

- Huachipato empatando com o Grêmio:
--- quaisquer que sejam os resultados do grupo do Palmeiras, Fluminense x Tijuana nas oitavas, e depois o vencedor de Atlético Mineiro x São Paulo.

- Huachipato perdendo para o Grêmio:
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad vence Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Libertad.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad empata com Tigre: Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Real Garcilaso.
--- Sporting Cristal vence Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Emelec.  (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso).
--- Sporting Cristal empata com Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Emelec. (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Nacional de Montevideo x Real Garcilaso).
--- Sporting Cristal perde pro Palmeiras, Libertad perde para o Tigre: Olimpia x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Palmeiras x Emelec. (observação: se a vitória do Tigre for por pelo menos dois gols de diferença, o chaveamento muda para Santa Fe x Fluminense nas oitavas, e depois o vencedor de Grêmio x Real Garcilaso).

PCFilho