
Amigos,
"clássico é clássico e vice-versa", já dizia o folclórico
Jardel. (Vocês sabiam que ele foi contratado pelo Flamengo do Piauí?). Eu comecei escrevendo sobre clássicos, e esqueci o que ia dizer. Ah, sim, me lembrei: certos placares não deveriam ser permitidos em clássicos. Por exemplo, os 6 a 0 do Vasco sobre o Botafogo, em pleno Engenhão. Um placar de seis a zero é a humilhação suprema da equipe derrotada. Uma goleada tão impiedosa é devastadora, tão devastadora que terá reflexos nos próximos jogos do Botafogo. O alvinegro vinha bem, mas o sacode de hoje destrói psicologicamente qualquer time. Com o Botafogo não será diferente.
Até porque a goleada do Vasco teve requintes de crueldade. Para começar: foi no Engenhão, a casa do Botafogo. Tomar seis gols em casa é motivo de vergonha eterna. Outro requinte de crueldade: os três primeiros gols foram marcados exatamente por Dodô, ex-ídolo do próprio Botafogo. Tenho certeza: cada um desses três gols foi sentido como uma punhalada, na carne e na alma de cada botafoguense.
Após as três pinturas de Dodô, houve ainda um gol de Léo Gago e dois de Phillipe Coutinho. E assim terminou o primeiro clássico do ano no Rio de Janeiro. O time do Vasco tomou corpo rapidamente, apesar das muitas mudanças. Não há como negar: pintou o favorito para a conquista da Taça Guanabara. O jejum vascaíno já dura sete anos: será que chegará ao fim em 2010?
Pouco antes, no Maracanã, o Fluminense passou por cima do Volta Redonda, mesmo jogando sem Fred, a estrela da companhia. Antes ainda dos dez minutos, o quadro de Laranjeiras abriu o placar, em balaço de Leandro Euzébio, no ângulo. O domínio tricolor foi colossal, mas o placar magro (1 a 0) traduz a enorme quantidade de chances desperdiçadas. Esses erros precisam ser corrigidos, mas tenho a certeza de que o técnico Cuca está trabalhando nisso.
Após algumas seguidas vitórias de grandes sobre pequenos, finalmente podemos dizer: começou o Campeonato Carioca.
PC
O Botafogo tem a vocação do erro.
ResponderExcluirfiquei com pena do botafogo :/
ResponderExcluirFoi humilhante mesmo! E não tenho pena alguma do Botafogo, Vasco, Flamengo ou qq outro time que não se chame Fluminense. Fluminense, o Tricolor, com sede em Laranjeiras.
ResponderExcluirSó discordo de uma coisa, o favorito já pintou há mais tempo. E é o time de guerreiros. Que ligou o botão da vitória desde novembro de 2009 e parece que não quer desligar tão cedo! Sorte da nossa torcida! Não tem jeito! Essa taça será nossa! TENHO CERTEZA!
ST
Tenho a sensação que a final será decidida entre Fluminense e Vasco.
ResponderExcluirCaso, isso ocorra, que o Flu consiga a vitória.
Já o Botafogo, nada pode ser menor.
Previsão sobre o craque Phillipe Coutinho feita na final da série B de 2009 aqui neste mesmo blog....
ResponderExcluirE o Dodô só estava guardando os gols para essa partida!!!!
Como bom vascaíno, digo que torço sim para o Vasco, Fluminense e Botafogo (sim, nesta mesma ordem). Acho que todos nós deveríamos juntar nossas forças contra o inimigo....
Falou tudo, Cidade.
ResponderExcluirTemos que nos unir contra os compradores de árbitros.
O Botafogo não está morto, o time tem que se entrosar...