domingo, 13 de maio de 2012

Resenha: Tricolor 1 x 0 Botafogo


Amigos, o Fluminense Football Club é o campeão carioca de 2012. Após conquistar a Taça Guanabara com uma vitória sobre o Vasco na decisão, o Tricolor fez um segundo turno irregular, mas voltou a brilhar nos dois jogos finais, contra o Botafogo. Nos primeiros noventa minutos da decisão, um acachapante triunfo por 4 a 1 praticamente assegurou o título. Neste domingo, o Fluminense confirmou a conquista com nova vitória, por 1 a 0, gol de Rafael Moura.

Foi a trigésima-primeira glória tricolor no Campeonato Carioca. A trajetória vitoriosa começou já nos primórdios do certame, com as conquistas de 1906, 1907, 1908, 1909 e 1911. Após a crise causada pela saída de seu time titular, o Fluminense só voltaria a se sagrar campeão em 1917, mas depois repetiria o feito em 1918 e 1919, conquistando assim a posse definitiva da Taça Colombo. Neste tricampeonato, o Tricolor teve a colaboração de grandes craques, como o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, o artilheiro inglês Harry WelfareBacchiMachado. Na década seguinte, a única campanha vitoriosa se daria em 1924. Após a implantação do profissionalismo, viria uma espetacular série de Campeonatos tricolores, em 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941. Esta hegemonia foi conquistada por uma autêntica seleção de craques, que incluía Batatais, BrantRomeu, Tim, Pedro Amorim e Hércules. Cinco anos depois, em 1946, o Tricolor voltaria a ser o campeão da cidade, liderado pelo craque Ademir. A conquista seguinte seria em 1951, já no Maracanã, com grandes atuações de gênios como Castilho, PinheiroDidi e Telê. A taça voltaria a ser adornada com fitas tricolores em 1959 e 1964.

Em 1969, começaria uma nova era de domínio do Fluminense no Rio de Janeiro, com uma vitória sobre o Flamengo na decisão. Novas conquistas viriam em 1971, 1973, 1975 e 1976, com o protagonismo de craques como Felix, Marco Antônio, Lula, Manfrini, Rivellino, Paulo Cezar e Carlos Alberto. Em 1980, o gol de Edinho sacramentou mais uma conquista tricolor. Em 1983, 1984 e 1985, um tricampeonato arrebatador seria conquistado por Paulo Victor, Ricardo, Romerito, Assis, Washington e companhia. Em 1995, uma espetacular arrancada tricolor culminou em um épico Fla-Flu final, decidido com o gol de barriga de Renato Gaúcho, aos 42 minutos do segundo tempo. Em 2002 e 2005, viriam novas conquistas, nas finais contra Americano e Volta Redonda.

Na campanha de 2012, houve algumas peças fundamentais. O goleiro Diego Cavalieri, por exemplo, foi importante na semifinal da Taça Guanabara, quando o Fluminense derrotou o Botafogo nos pênaltis. O meia Deco, o artista, foi o grande personagem da vitória sobre o Vasco. Na finalíssima, o centroavante Fred fez um golaço de bicicleta, o repatriado Thiago Neves deu assistências importantes, e Rafael Sobis mostrou por quê o chamamos de iluminado. Além de todos estes, há um nome que merece ser destacado: o jovem Wellington Nem, que foi decisivo em diversas partidas.

Não há muito tempo para as celebrações: na quinta-feira, o Fluminense já tem mais um dificílimo compromisso pela Copa Libertadores, em Buenos Aires, contra o Boca Juniors. A conquista da América é a prioridade do semestre.

O Campeonato Carioca sorri, pois volta à Rua Álvaro Chaves, seu destino preferido, desde 1906 e para sempre.

PC

3 comentários:

  1. A final foi bem enfática. É campeão, é campeão. Agora chega de comemoração, temos mais batalhas pela frente.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir
  2. PS: MLH levou a bola do He-man pra casa.

    ResponderExcluir
  3. Começamos bem o ano! Levamos pra casa um título que não ganhávamos desde 2005. Muito bom.
    O jogo de ontem foi pra afirmar alguns pontos, porque o título carioca já tínhamos ganhado na semana passada. Ponto um: DCV mostrou que realmente voltou à forma; finalmente, despois de um bom tempo, voltamos a ter um goleiro que põe medo nos atacantes. Por mais que o FH e o Berna fossem bons (em fases), não colocavam medo nos atacantes, coisa que o Cava já faz, e nesta final isto ficou muito claro.
    Ponto dois: o Jean está definitivamente no time de guerreiros! Tem jogando muito bem nos últimos desafios e tem se mostrado como o Marquinho (hoje Roma), um jogador muito técnico e versátil, agregador e que luta pelo time.
    Bom, sem mais delongas, deixo pra próxima batalha. Só uma pergunta, alguém sabe porque o Fred não estava na entrega do troféu? Até onde sei lesão não é impecilho pra isso...

    Saudações,

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.