segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Copa do Mundo Não-Oficial


Em 15 de abril de 1967, a Seleção Escocesa obteve uma das maiores vitórias de sua história. No lendário Estádio de Wembley, em Londres, a Escócia venceu a Inglaterra por 3 a 2, e aquela foi a primeira derrota da Seleção Inglesa desde que ela havia conquistado a Copa do Mundo de 1966 (vencendo a Alemanha Ocidental por 4 a 2). Após aquele triunfo épico, alguns escoceses se auto-proclamaram "campeões mundiais não-oficiais". Afinal, um time que vence os campeões do mundo merece algum reconhecimento, não é?

Então, surgiu a ideia: que tal fazer um histórico da "Copa do Mundo não-oficial", desde o primeiro jogo internacional de futebol da história? O primeiro campeão seria o primeiro vencedor de um jogo internacional, o segundo campeão seria o primeiro time a vencer o primeiro campeão, e por aí vai. Até 2003, ninguém havia se dado ao trabalho de traçar a "linhagem" do título não-oficial desde os primórdios. Mas sim, acreditem: em 2003, um jornalista maluco chamado Paul Brown fez esta pesquisa insana, e ainda mantém a lista atualizada até hoje! Ele até publicou um livro sobre isso (cuja capa ilustra este post, acima).

O primeiro jogo internacional foi um Escócia x Inglaterra, em Glasgow, no dia 30/11/1872. Mas a partida terminou 0 a 0, e assim o primeiro campeão mundial não-oficial só saiu no jogo seguinte, em Londres, em 08/03/1873, quando a Inglaterra venceu a Escócia por 4 a 2. Entretanto, o primeiro reinado inglês não durou muito: já no jogo seguinte, em 07/03/1874, em Glasgow, a Escócia venceu a Inglaterra por 2 a 1, e tomou-lhe o "título". Começou assim a história da "Copa do Mundo não-oficial".

Escócia e Inglaterra se revezaram com o título até 04/03/1907, quando o País de Gales venceu a Escócia e entrou na dança. O título se manteve entre os 3 países até 14/02/1914, quando a Irlanda venceu a Inglaterra e tornou-se a campeã. Os irlandeses mantiveram o "título" por seis anos, mas não por mérito próprio: como eclodiu a Grande Guerra, não houve jogos de futebol durante cinco anos. Em 13/03/1920, a Escócia venceu a Irlanda e retomou o título, que seguiu se revezando entre as 4 nações (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda).

Em 1927, a Irlanda do Norte entrou na dança. Na primeira Copa do Mundo oficial, em 1930, o título não-oficial não entrou em jogo, já que a detentora Inglaterra não foi ao Uruguai disputar o Mundial da FIFA.

Em 16/05/1931, a Áustria venceu a detentora Escócia, e o título não-oficial saiu das ilhas britânicas pela primeira vez. A Seleção Austríaca, que era uma das melhores da Europa na época, conseguiu defender o título 11 vezes, só perdendo-o em 07/12/1932, para a Inglaterra. E o título voltou a se revezar entre os países das ilhas britânicas.

Na segunda Copa do Mundo oficial, em 1934, o título não-oficial novamente não entrou em jogo, já que o detentor País de Gales não esteve na Itália. Em 1938, idem: a detentora Escócia não foi à França, e o título não-oficial também não entrou em jogo. Em 18/05/1939, a Iugoslávia venceu a Inglaterra e tornou-se a sétima seleção a obter o título mundial não-oficial. Os iugoslavos tiveram um reinado de apenas 17 dias, pois perderam para a Itália em 04/06/1939. Esta foi a primeira vez em que os títulos oficial e não-oficial coincidiram: a Itália havia se sagrado bicampeã mundial em 1938, e passou a ser também a detentora do título não-oficial. Na 4ª defesa italiana, a Azzurra perdeu para a Suíça, em 12/11/1939.

Durante a II Guerra Mundial, houve jogos internacionais na Europa, e Suíça, Hungria, Alemanha e Suécia monopolizaram o título não-oficial, que só voltaria às mãos inglesas em 19/11/1947, com uma vitória sobre a Suécia. Após uma derrota para a Escócia, a Inglaterra retomou o título às vésperas da Copa do Mundo de 1950, e finalmente a Copa do Mundo não-oficial entrou em jogo em um Mundial da FIFA. Em 25/06/1950, no Maracanã, a Inglaterra defendeu o título não-oficial ao vencer o Chile por 2 a 0, sua estreia no Mundial do Brasil. Entretanto, quatro dias depois, no Independência, em Belo Horizonte, os ingleses foram surpreendentemente derrotados pelos Estados Unidos, por 1 a 0, no jogo que ficou conhecido como a maior zebra da história das Copas do Mundo. Na ocasião eles não sabiam, mas estavam perdendo para a antiga colônia o título mundial não-oficial de futebol... Título que, pela primeira vez, saía da Europa, diga-se. Três dias depois, na Ilha do Retiro (Recife), o Chile venceu os Estados Unidos por 5 a 2 e passou a ser o detentor.

No dia 20/04/1952, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago, o Chile foi derrotado pelo Brasil por 3 a 0, na final do Campeonato Pan-Americano. Aquele foi o primeiro título conquistado pela Seleção Brasileira em solo estrangeiro. Ninguém sabia à época, mas o Brasil passava a ser também o detentor da "Copa do Mundo não-oficial" de futebol.

O título passou para o Peru em 19/03/1953, com uma vitória por 1 a 0 no Estádio Nacional de Lima. O poderoso escrete húngaro varria todos os seus adversários na Europa, estava invicto havia três anos, mas o título passeava por aqui, do outro lado do Oceano Atlântico, para azar de Puskás e companhia, que não tiveram a chance de entrar na briga.

O Uruguai foi o detentor entre 28/03/1953 e 10/04/1954, tornando-se a segunda seleção a deter os títulos oficial e não-oficial simultaneamente. Entretanto, perdeu a coroa para o Paraguai, e com isso o título não-oficial não foi colocado em jogo na Copa do Mundo de 1954, na Suíça.

Em 1958, o título não-oficial foi até a Suécia, na mala da Argentina. E começou a se revezar durante a Copa do Mundo: já na estreia, em 08/06, a Alemanha Ocidental venceu a Argentina por 3 a 1 e passou a ser a detentora. Os alemães defenderam o título nos dias 11/06 (2 a 2 contra a Tchecoslováquia), 15/06 (2 a 2 contra a Irlanda do Norte) e 19/06 (1 a 0 contra a Iugoslávia). Entretanto, em 24/06, na semifinal, a Alemanha Ocidental foi derrotada pela Suécia por 3 a 1, e os suecos passaram a ser os detentores. Pela primeira vez, o título não-oficial foi posto em jogo na final da Copa do Mundo oficial. O Brasil venceu aquela decisão por 5 a 2, e saiu do gramado do Estádio Rasunda coroado como campeão mundial oficial (e também não-oficial, agora sabemos).

O título não-oficial seguiu trocando de mãos, viajando pelo mundo, com os jogos internacionais cada vez mais frequentes. Em 1966, a União Soviética chegou ao Mundial oficial como detentora, perdeu para a Alemanha Ocidental na semifinal, e a decisão da Copa do Mundo voltou a valer também o título não-oficial. Com aquela polêmica vitória por 4 a 2, a Inglaterra sagrou-se campeã mundial (oficial e não-oficial). E sim, aqueles escoceses do início do texto estavam certos: em 1967, quando a Escócia venceu a Inglaterra, estava mesmo conquistando o título mundial não-oficial...

A Copa do Mundo não-oficial, claro, seguiu trocando de mãos, e segue até hoje. A longa cronologia do título não-oficial pode ser vista completinha, em cada detalhe, na Wikipedia (aqui).

A última vez em que o Brasil deteve o título não-oficial foi durante a Copa do Mundo de 1998. A Argentina perdeu a coroa para a Holanda, que por sua vez a perdeu para o Brasil naquela semifinal cardíaca, decidida nos pênaltis (normalmente, quando há empate, o detentor mantém o título, mas, quando há disputa de pênaltis, vale o resultado desta). Entretanto, sabemos bem como aquele Mundial terminou: a França venceu por 3 a 0, e sagrou-se campeã mundial (oficial e não-oficial). Desde então, o Brasil não mais recuperou o título não-oficial (em 2002, ele não entrou em jogo durante a Copa do Mundo, pois a Holanda era a detentora e não foi àquele Mundial).

O leitor deve estar se perguntando: qual seleção é a atual detentora da "Copa do Mundo não-oficial"? Ela jogará a Copa do Mundo aqui?

Nosso vizinho Uruguai detém o título mundial não-oficial desde 15/10/2013, quando venceu a Argentina por 3 a 2, no Estádio Centenário (Montevideo), pela última rodada das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. O título foi defendido nos dois jogos contra a Jordânia pela repescagem das eliminatórias (5 a 0 em Amã, 0 a 0 em Montevideo), e também nos recentes amistosos contra Áustria (1 a 1) e Irlanda do Norte (1 a 0). A próxima defesa será em outro amistoso, contra a Eslovênia, na quarta-feira 4, no Estádio Centenário.

Se a Celeste Olímpica não for derrotada neste amistoso, entrará na Copa do Mundo na condição de atual campeã mundial não-oficial. E terá um tabu para quebrar: nunca, na história, uma seleção conseguiu defender o título não-oficial até o fim do torneio. A Holanda chegou perto em 1974 e 2010: em ambas as ocasiões, chegou aos Mundiais como detentora do título não-oficial e manteve a coroa até a decisão. Entretanto, acabou derrotada nas duas finais, em 1974 para a Alemanha Ocidental, e em 2010 para a Espanha. Será que os uruguaios conseguirão a proeza?

Tomara que não...

PCFilho

4 comentários:

  1. O Uruguai entrará mesmo na Copa do Mundo como detentor do título mundial não-oficial. Nesta quarta-feira 4, no Estádio Centenário de Montevideo, a Celeste Olímpica bateu a Eslovênia por 2 a 0, e manteve a coroa.

    A próxima defesa será na estreia da Copa do Mundo, contra a Costa Rica, no sábado 14, no Castelão, em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Com a vitória por 3 a 1 sobre o Uruguai na estreia da Copa do Mundo, a Costa Rica passou a ser a detentora do título.

    A primeira defesa costarriquenha será no dia 20/06/2014, contra a Itália, na Arena Pernambuco.

    ResponderExcluir
  3. A Costa Rica defendeu com sucesso o título contra Itália, Inglaterra e Grécia. Perdeu para a Holanda nos pênaltis.

    A Holanda, por sua vez, perdeu o título para a Argentina nos pênaltis.

    A primeira defesa da Argentina será na decisão da Copa do Mundo, contra a Alemanha, no Maracanã, no dia 13/07/2014.

    ResponderExcluir
  4. Com a vitória sobre a Argentina na decisão da Copa do Mundo, no Maracanã, a Alemanha "unificou" os títulos de campeã mundial, oficial e não-oficial.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.