 |
| Foto: Marcos Bezerra/Futurapress. |
O jornal O Estado de S. Paulo revela: o Ministério Público de São Paulo concluiu em seu inquérito que a Portuguesa recebeu dinheiro para escalar Heverton contra o Grêmio, na fatídica última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.
A escalação do jogador, que estava suspenso, gerou a perda de 4 pontos para o clube paulista, punição que acabou resultando no seu rebaixamento à Série B. As investigações seguem em andamento, agora com o foco de descobrir quem exatamente pagou e quem exatamente recebeu dinheiro, neste caso evidente de corrupção.
De acordo com a reportagem, o Ministério Público agora tem certeza de que dirigentes e funcionários dos departamentos jurídico e de futebol da Lusa tinham ciência da suspensão de Heverton. Haveria pelo menos três provas para sustentar essa conclusão, em forma de e-mails e contatos telefônicos.
O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) já teria quebrado o sigilo bancário de funcionários da Portuguesa, a fim de descobrir as movimentações financeiras relativas à fraude. A expectativa é que finalmente se descubra a fonte pagadora - as pessoas e/ou instituições que teriam comprado o rebaixamento do clube paulista.
Vale sempre lembrar que o Fluminense não foi o único clube que saiu ganhando com o erro da Portuguesa - não foi nem mesmo o maior beneficiado, aliás. Uma simples análise da
tabela de classificação final do Campeonato deixa evidente qual clube foi o maior beneficiado pela punição à Lusa: o Flamengo, 16º colocado, que cairia em seu lugar, naturalmente (para mais detalhes, vide post
O Fluminense comprou a Portuguesa?, datado de 30/01/2014).
Este escriba sempre duvidou da tese da coincidência, argumentando que se tratava de um evidente caso de corrupção. Meu desejo é que as investigações continuem, e que todos os envolvidos sejam exemplarmente punidos, esportiva e judicialmente, sejam quem forem. Pelo bem do futebol brasileiro, e até da sociedade brasileira, que precisa exterminar esta mazela chamada corrupção, que tanto prejudica o país, nos mais diversos setores.
PCFilho
Por que o Vasco tambem não foi levantado como suspeito pelo Estadão? O Vasco teria sido beneficiado com o erro da Portuguesa caso o Fluminense não vencesse o Bahia no final do jogo! E por que o MP demorou quase 1 ano pra investigar o caso e concluir que houve corrupção?
ResponderExcluirBruno, o Ministério Público já havia concluído EM JANEIRO que houve suborno (vide primeiro parágrafo do meu post O Fluminense comprou a Portuguesa?, publicado lá no dia 30 de janeiro).
ExcluirEssa demora de quase 1 ano para apresentar conclusões que já existiam é mesmo muito suspeita.
Ora, pois, pois.....
ResponderExcluir......já sabia...Manuel tem lupa!
ExcluirQuem pagou? Espero que pague DE VERDADE!!!
ResponderExcluir[2]
ExcluirQuase um ano para concluir o óbvio ululante?!
ResponderExcluirAgora serão pelo menos mais uns cinco para saber os culpados...
Pra falar a verdade, nem vi muita novidade agora. Primeiro porque eu sempre soube que se tratava de um evidente caso de corrupção (eu e qualquer pessoa com mais do que um neurônio). Segundo porque ainda em janeiro o Ministério Público paulista já havia afirmado que pessoas na Lusa haviam sido subornadas. Então, qual a novidade?
ResponderExcluirA única mudança real do cenário foi a informação de que os sigilos bancários teriam sido quebrados. Agora vão descobrir alguma coisa. Têm que descobrir.
E eu espero que as pessoas e as instituições responsáveis sejam exemplarmente punidas.
4 milhões? 20 milhões?
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/rj/torcedor-fluminense/platb/2014/11/12/4-milhoes-20-milhoes/