terça-feira, 25 de novembro de 2014

Mensagem do Padre Antônio Vieira aos brasileiros do século XXI


"Aquele que tem obrigação de impedir que se furte, se não o impediu, fica obrigado a restituir o que se furtou. E até os príncipes, que por sua culpa deixarem crescer os ladrões, são obrigados à restituição, porquanto as rendas, com que os povos os servem e assistem, são como estipêndios instituídos e consignados por eles, para que os príncipes os guardem e mantenham com justiça. É tão natural e tão clara esta teologia, que até Agamenão, rei gentio, a conheceu, quando disse: 'Qui non vetat peccare, cum possit, jubet' ('Quem, podendo, não impede o pecado, ordena-o')."

(Padre Antônio Vieira, Sermão do Bom Ladrão, 1655)

3 comentários:

  1. ST**** PC

    Adequadíssimas palavras, sempre atuais ao longo dos séculos perpassando o espectro brasileiro da direita à esquerda sem distinções políticas, sócio-econômicas ou religiosas.
    As palavras que Virgílio põe na boca de Agamenão e Antônio Vieira magistral cita, não têm lugar no País de Macunaíma.

    Obrigado por lembrar-nos Lautrec ontem, gênio da elegância dos gestos mínimos do quotidiano com o olhar (e cores) da beleza comum à vida. E, hoje, trazer-nos um dos Pais Fundadores de nossa Nação, tão olvidado e na prática escarnecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que devo agradecer pelo seu prestígio, Mauro Balbino. ST****!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.