sábado, 7 de fevereiro de 2015

Quais são as maiores coincidências da história?

Amigos, eu adoro coincidências, e inclusive já vivi algumas - por exemplo, nasci no exato mesmo dia que uma das minhas melhores amigas. Outra: em 2008, uma amiga do Paraná, que eu só conhecia pela internet, tirou uma foto quando visitava o Rio de Janeiro, no Maracanã, e adivinhem quem estava por acaso no fundo da imagem - acabamos nos encontrando dias depois, e nos tornamos grandes amigos. Acho divertido também o fato de eu amar matemática e ter nascido no dia 07/12/1984 - repararam? 7 x 12 = 84. :)

"Deus está nas coincidências."
- Nelson Rodrigues

O post abaixo é uma lista com algumas coincidências incríveis das quais tomei conhecimento ao longo dos anos, numa ordem aleatória. O leitor está convidado a colaborar nos comentários.

I) O fato de o Sol e a Lua terem o mesmo tamanho aparente quando vistos da Terra é uma coincidência cósmica assustadora. E permite que nós possamos ver isso de vez em quando:

II) Joseph John Thomson ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1906, após demonstrar que elétrons são partículas. George Paget Thomson ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1937, após demonstrar que elétrons são ondas. George Paget Thomson é filho de J. J. Thomson.

III) Em 1883, Henry Ziegland rompeu um relacionamento com sua namorada que, angustiada, cometeu suicídio. O irmão da menina, enfurecido, caçou Ziegland e atirou nele. Acreditando que tinha matado Ziegland, o irmão apontou a arma para si próprio e se matou. Entretanto, Ziegland não tinha sido morto. A bala passara de raspão pelo seu rosto e se alojara em uma árvore. Ziegland certamente pensou que era um homem de sorte, e que tinha driblado o destino. Vinte anos depois, entretanto, Ziegland decidiu cortar aquela grande árvore, que ainda tinha a bala dentro. A tarefa se mostrou complicada, e ele decidiu explodi-la com algumas bananas de dinamite. A explosão impulsionou a bala para a cabeça de Ziegland, matando-o na hora.

IV) O escritor norte-americano Mark Twain nasceu em 30/11/1835, quatorze dias após a passagem do cometa Halley (que tem seu periélio a cada 75 ou 76 anos). Ele faleceu em 21/04/1910, um dia após a passagem seguinte do cometa Halley. E o mais estranho é que ele previu isso, em 1909: "I came in with Halley's Comet... It is coming again... and I expect to go out with it... The Almighty has said, no doubt: 'Now here are these two unaccountable freaks; they came in together, they must go out together'".

V) Um homem chamado Walter Summerford conseguiu ser atingido por três raios durante sua vida. Não satisfeito, ampliou o feito depois de morto: quatro anos após ser sepultado, seu túmulo foi atingido por um raio.

VI) Em 1975, em Bermuda, um homem foi acidentamente atropelado e morto por um táxi, enquanto dirigia uma pequena motocicleta. Um ano depois, o irmão do homem morreu exatamente da mesma maneira (!), dirigindo a mesma motocicleta (!!), atropelado pelo mesmo táxi (!!!), com o mesmo motorista (!!!!), que levava o mesmo passageiro (!!!!!).

VII) Em 1858, Robert Fallon foi assassinado enquanto jogava poker, acusado de ter roubado para ganhar $600. Com o assento de Robert vazio, nenhum dos jogadores quis aceitar os $600, que dariam azar. Então, encontraram um novo jogador para assumir o lugar de Robert, com os $600. Quando a polícia chegou para investigar o assassinato, o novato tinha transformado os $600 em $2.200. A polícia exigiu que ele entregasse $600 para que fossem repassados aos herdeiros do homem morto. E então revelou-se a coincidência: o novo jogador era filho de Robert Fallon, e não via o pai havia sete anos.

VIII) O escritor norte-americano Edgar Allan Poe publicou, em 1838, o romance "The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket", contando a história de três sobreviventes de um naufrágio que, após muitos dias sem comida em um barco aberto, eventualmente mataram e comeram a carne do quarto sobrevivente, que se chamava Richard Parker. Em 1884, uma embarcação de nome Mignonette naufragou, restando quatro sobreviventes em um barco aberto. Após muitos dias, três deles resolveram matar e comer a carne do outro, que se chamava... Richard Parker.

IX) Certa vez, na cidade de Monza, na Itália, o Rei Umberto I foi jantar em um pequeno restaurante, acompanhado por seu assistente, o General Emilio Ponzia-Vaglia. Enquanto o dono do estabelecimento anotava o pedido da majestade, o Rei percebeu que eles tinham uma semelhança física assustadora, tanto de rosto como de corpo. Então, os homens começaram a conversar, e perceberam que as coincidências não paravam por aí. Ambos haviam nascido exatamente na mesma cidade, Turim, e no mesmo dia, 14/03/1844. As esposas de ambos tinham o mesmo nome, Margherita. O restaurante fora inaugurado em 09/01/1878, o exato dia em que Umberto havia sido coroado Rei da Itália.

Anos depois, uma última triste coincidência ainda uniria a majestade e o súdito. No dia 29/07/1900, o Rei Umberto I estava exatamente em Monza, quando foi informado que sua alma gêmea havia morrido em um misterioso tiroteio acidental. Horas depois, também o rei foi morto com um tiro, pelo anarquista Gaetano Bresci.

X) Em 1980, a menina Donna posou para uma foto na Disney, com o personagem Mr. Smee, assistente do Capitão Gancho. No fundo da foto, um homem empurrava seu filho Alex em um carrinho de criança. As crianças não se conheciam: Alex era do Canadá, e Donna morava em Miami. Anos depois, os dois se encontraram, se apaixonaram, se casaram, e descobriram o registro de que já haviam estado muito próximos...


Trinta anos depois, eles voltaram à Disney com seus filhos, e tiraram uma nova versão da foto...


PCFilho

10 comentários:

  1. Excelente post, PC!
    Só adicionaria a incrível coincidência que vc já relatou aqui de dois clubes da série A cometerem o mesmo erro na mesma rodada, um dia após o outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha bem lembrado, Leandro. Essa coincidência foi mesmo devastadora...

      Excluir
    2. Essa foi a maior de todas da História da humanidade!

      Excluir
  2. Cara é cada mentira de arrepiar os cabelo do sovaco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual vc acha que é mentira? A maioria dos fatos narrados tem fartas provas...

      Excluir
    2. não sei qual é a mentira? Mas sei que dá árvore q explodiu e vdd?

      Excluir
  3. Aahhhhhhhhhhhhhh Hoje é seu aniversário! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.