|
Documento da Globosat, conforme exibido pelo portal ESPN. |
|
Documento da Globosat, conforme exibido pelo portal ESPN. |
A Globo pagará aos clubes do Campeonato Brasileiro de 2014, Séries A e B, R$ 300 milhões referentes ao pay-per-view, a serem divididos conforme a suposta proporção de assinantes dos pacotes vendidos. O Fluminense, com 5,8% das vendas, terá direito a R$ 17.370.833,00. Será a 9ª maior receita dentre todos os clubes.
Curiosamente, a proporção não é estabelecida por todos os pacotes vendidos, mas sim pela média de duas pesquisas realizadas com amostras do universo de assinantes, uma pelo Ibope, outra pelo Datafolha.
O dinheiro será transferido pela Globo aos clubes em duas parcelas, uma ao final de fevereiro, outra ao final de março. Flamengo e Corinthians, que já recebem a maior fatia dos direitos de transmissão em TV aberta e fechada, também são os clubes com maior receita no pay-per-view.
Este modelo, que privilegia clubes sem critérios técnicos (como, por exemplo, a colocação no Campeonato), é adotado apenas no Brasil e na Espanha. Em outros países, como Alemanha e Inglaterra, a divisão dos direitos de transmissão segue fórmulas mais justas, premiando os clubes com melhor desempenho esportivo.
PCFilho
A TV aberta pode ser outro modelo. Mais justo. Agora a do PP view tem que ser o modelo atual.
ResponderExcluir