terça-feira, 9 de junho de 2015

Fluminense 0 x 0 Sport Recife

Foto: Bruno Haddad, Fluminense FC.

Amigos, na noite do domingo 7, Fluminense e Sport Recife empataram sem gols, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em noventa e tantos minutos de jogo, não houve nenhum golzinho sequer.

O Fluminense de Enderson Moreira ainda procura uma maneira de jogar, uma identidade, uma estratégia. Hoje, não passa de um bando desorganizado no gramado. Quando o onze tricolor tem a bola, simplesmente não sabe o que fazer com ela. Não falta esforço aos jogadores, que têm encharcado as camisas de suor. Falta organização, mesmo.

Se conseguimos equilibrar o jogo contra o arrumado time do Sport Recife, foi graças aos talentos individuais que povoam nossas fileiras. Gum e Antônio Carlos, por exemplo, foram soberanos na defesa. No gol, Diego Cavalieri passa muita segurança aos companheiros de time. Fred é o melhor centroavante em atividade no país, e sempre causa dificuldades na vida de seus marcadores. Gérson, dezoito anos recém-completados, já é um craque formado, que procura bastante o jogo, pede a bola, arrisca os chutes. Marcos Júnior, outro jovem pó-de-arroz, entrou novamente bem, e quase marcou o gol da vitória.

Entretanto, um time de futebol não se faz apenas com a soma de seus talentos individuais. É necessária uma estratégia de jogo - uma diretriz que comande os movimentos dos atletas no campo, como se estes fossem peças coordenadas em um tabuleiro de xadrez. E um enxadrista não consegue chegar ao xeque-mate simplesmente movendo suas peças de forma aleatória. É necessária, repito, uma estratégia de jogo.

Se Enderson Moreira conceber uma estratégia inteligente, e os jogadores conseguirem assimilá-la, tenho a certeza de que o Fluminense pode sonhar alto neste Campeonato Brasileiro - se não com o título, ao menos com uma vaga na Copa Libertadores. O elenco tricolor certamente possui algumas deficiências, mas insisto: há talento em nossas fileiras. Aliando este talento à garra e à organização, o Fluminense pode cumprir uma campanha condizente com sua história gloriosa.

Na distante caverna que habita, o sábio e barbudo Profeta está tentando repetir seus épicos vaticínios de 2010 e 2012. Dê uma força a ele, Fluminense...

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Diego Cavalieri: Fez uma boa defesa. Foi pouco incomodado. 7,0
Renato: Chegou a ser vaiado, muito apático ofensivamente. 4,0
(Wellington Silva): Entrou e ao menos deu opções ofensivas pela direita. 6,0
Gum: Seguro e firme, ganhou todas. 7,5
Antônio Carlos: Também ganhou todas contra o ataque adversário. 7,5
Giovanni: Não foi muito bem ofensivamente, mas cruzou bem para o quase-gol de Marcos Júnior. 6,5
Edson: Muita disposição, mas pouca precisão nos passes. 6,0
Jean: Também errou passes importantes. 5,5
Wagner: Teve atuação apagada, abaixo de seu potencial. 4,5
Vinícius: Não foi produtivo como em outras ocasiões. 5,0
(Marcos Júnior): Entrou bem, e quase marcou o gol da vitória. 6,5
Gérson: Procurou bastante o jogo, e arriscou chutes ao gol. 7,0.
Fred: Tentou se apresentar e ajudar na criação de jogadas. 5,5
(Magno Alves): Uma atuação solidária, mas pouco produtiva. 5,0
T. Enderson Moreira: O time ainda dá sinais claros de desorganização. 4,5

Árbitro Paulo Roberto Alves Júnior: Um desastre, inverteu tudo que podia, e parecia mal intencionado contra o Fluminense. ZERO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.