segunda-feira, 16 de maio de 2016

Nova Friburgo, 198 anos


Nesta segunda-feira, dia 16 de maio, minha querida Nova Friburgo completa 198 anos de fundação. A bela cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro está, portanto, a dois anos do bicentenário.

No dia 16 de maio de 1818, quatro anos antes da Independência do Brasil, Sua Majestade Fidelíssima, El-Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves, Dom João VI, percebeu uma necessidade de estreitar laços de amizades com os povos germânicos, e propôs a eles uma colonização planejada. Autorizou, então, o agente do cantão de Fribourg, na Suíça, Sebastien Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, local com características naturais semelhantes às da Suíça.

Até 1820, a região recebeu 265 famílias suíças, totalizando 1.458 imigrantes. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de origem da maioria das famílias, Fribourg (capital do cantão homônimo). Seis anos mais tarde, no dia 3 de maio de 1824, chegaram 456 imigrantes da Alemanha, tornando Nova Friburgo a primeira localidade do Brasil colonizada por alemães.

Ao longo das décadas seguintes, juntaram-se aos suíços, alemães e portugueses imigrantes oriundos de muitos outros países, dentre os quais Espanha, Itália, Áustria, Hungria, Líbano, Japão e nações africanas. Seus descendentes hoje formam uma população de cerca de 180 mil habitantes.

Apesar de distar apenas 135 quilômetros do sempre quente Rio de Janeiro, Nova Friburgo apresenta um agradabilíssimo clima ameno durante todo o ano, devido à sua altitude, que varia entre 800 e 1.100 metros acima do nível do mar. Dentre as atrações turísticas da cidade, destacam-se o teleférico do Morro da Cruz, o lago do Country Clube no Parque São Clemente, o Morro do Cão Sentado e o histórico prédio do Colégio Anchieta.

Feliz 198º aniversário, Nova Friburgo!!

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.