Uma crítica ao recém-empossado presidente da República Michel Temer tem sido repetida à exaustão, nas redes sociais, nos blogs e na imprensa: seu ministério é composto apenas por homens brancos. Ao que eu retruco: e daí?
De onde vem essa ideia esquizofrênica de que uma mulher não pode ser representada por um homem? Ou de que um negro não pode ser representado por um branco? Ou de que um ateu não pode ser representado por um católico?
Eu sou um homem branco, mas já votei em negros e em mulheres, e tenho certeza de que todos eles poderiam perfeitamente representar minhas ideias e meus posicionamentos. Não importam a cor da pele ou o sexo da pessoa; importam, isso sim, as suas ideias e as suas competências.
Ora, o presidente da República deve indicar para seus ministérios cidadãos em que ele deposite sua confiança, e que ele considere tecnicamente capacitados para as funções. Ponto.
Ao exigir que o ministério tenha negros, você está sendo racista. Ao exigir que tenha mulheres, você está sendo sexista. Sim, você está sendo hipócrita, amplificando aqueles preconceitos que supostamente deseja combater.
(Abro parênteses para alfinetar: o ministério da ex-presidente Dilma Rousseff não era exatamente "diversificado". Nesta foto, vemos apenas 6 mulheres e 1 negro dentre os 39 ex-ministros.)
Quer criticar Temer? Faça isso levantando o fato de que 7 ou 8 dos seus ministros estão sendo investigados pela Justiça. (Mas seja coerente e não esqueça que 18 ou 19 dos ex-ministros de Dilma também são.)
Quer criticar Temer? Faça isso lembrando que ele foi, durante nove longos anos e até anteontem, um aliado fiel do Partido dos Trabalhadores, essa sofisticada organização criminosa recém-defenestrada do poder pelo Povo brasileiro.
Quer criticar Temer? Faça isso destrinchando suas propostas para o país. Eu, por exemplo, não estou gostando nada desse discurso de que talvez seja necessário aumentar ainda mais os impostos.
Quer criticar Temer? Há dezenas de motivos honestos para fazê-lo. Talvez centenas. Mas as quantidades de testosterona e melanina dos ministros escolhidos certamente não estão entre eles.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.