sábado, 17 de julho de 2021

Capita 77


Se estivesse vivo, Carlos Alberto Torres, o Capita, completaria 77 anos neste sábado, 17 de julho.

Carlos Alberto é uma das lendas do nosso futebol, um dos deuses da Seleção de Ouro de 1970, e não só isso, mas também o capitão daquele time mágico. Ele é frequentemente escalado como lateral-direito titular em "seleções de todos os tempos".

O Capita no Estádio Azteca, com a Taça Jules Rimet na mão.

Formado pelo Fluminense, Carlos Alberto iniciou sua carreira profissional em 1961, permanecendo no clube até 1964, ano em que levantou o Campeonato Carioca. Após brilhar com outras camisas, retornaria ao Fluminense em 1976, para conquistar os Torneios de Viña del Mar e de Paris e o Campeonato Carioca daquele ano. Totalizou 19 gols em 165 partidas no time principal do Tricolor. Posteriormente, assumiria o comando técnico do time em duas oportunidades: em 1984 (quando conquistou o Torneio de Seul e o Campeonato Carioca) e em 1994.

Carlos Alberto e o troféu do Torneio de Paris.

Infelizmente, o Capita já sucumbiu à cruel imposição da natureza humana. Desde 2016, Carlos Alberto não está mais fisicamente entre nós. Seus maravilhosos feitos dentro das quatro linhas, entretanto, continuarão ecoando por toda a eternidade.

Em treino no Fluminense, o Capita instrui Assis.

Carlos Alberto e seu filho Alexandre em 1986: exemplo de linhagem tricolor.

Obrigado por tudo, Capita! Saudações Tricolores!

PCFilho

Um comentário:

  1. Relato de Procópio Cardozo hoje no Twitter:

    Eu era o capitão do Fluminense quando Jair Marinho quebrou a perna e Carlos Alberto Torres subiu do juvenil direto para o time de cima. O Tim não deixava ele passar do meio de campo. Mas eu gritava "vai menino sobe que eu te cubro". Se estivesse vivo Torres faria 77 anos hoje.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.