terça-feira, 20 de julho de 2021

VAR, mesma linha não é impedimento!


Nesta terça-feira 20, o Boca Juniors teve um gol anulado no jogo com o Atlético Mineiro, pela fase de oitavas-de-final da Copa Libertadores. É o lance da imagem acima: o VAR assinalou impedimento, e o árbitro uruguaio foi à cabine e ratificou a decisão (baseado nesta imagem).

O impedimento não deveria ter sido marcado, simplesmente porque a tecnologia utilizada não tem precisão suficiente para tal decisão. É lance óbvio de mesma linha, o que, nas regras atuais do futebol, favorece o time atacante.

O VAR é vendido para o público como uma tecnologia infalível e de precisão infinita - só que, como qualquer engenheiro sabe, isso não existe.

Ao leitor que quiser mais detalhes técnicos sobre o assunto, incluindo cálculos, recomendo a leitura de minha análise, publicada aqui em outubro de 2019: VAR: A fraude dos "impedimentos milimétricos".

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.