sexta-feira, 30 de julho de 2021

Sobre prorrogações e disputas de pênaltis


Há algumas semanas, a seleção da Itália sagrou-se campeã europeia após derrotar a Espanha na semifinal e a Inglaterra na final, ambas em disputas de pênaltis. Nas duas partidas, houve prorrogação após o empate no tempo normal, mas os tempos extras terminaram sem gols. É um fato que se repete atualmente em todas as competições de alto nível: via de regra, as prorrogações se arrastam em um melancólico 0 a 0 e o vencedor é definido na maluquice da disputa de pênaltis.

Por que as prorrogações são tão chatas e geralmente inúteis? Por que temos a sensação de que os times jogariam por horas sem sair um gol? Por que temos a impressão de que os times desistem de jogar e preferem apostar tudo nos pênaltis? Sempre foi assim?

Prorrogações sempre existiram no futebol. Como em qualquer esporte, quando o jogo termina empatado e precisa haver um vencedor, a ideia natural é continuar a partida. Na final do Campeonato Sul-Americano de 1919, no Estádio do Fluminense, as seleções de Brasil e Uruguai empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar. Na prorrogação de trinta minutos, houve novo 0 a 0, com Marcos Carneiro de Mendonça salvando a Seleção Brasileira da derrota com uma defesaça no último lance. Na segunda prorrogação, enfim, Arthur Friedenreich marcou o gol do primeiro título da história da Seleção.

Porém, na década de 1970, um fato mudou para sempre a característica das prorrogações: foi inventada a disputa de pênaltis. Anteriormente, se o empate persistisse na prorrogação, ou ela continuava até sair um vencedor, ou era marcado um jogo extra, ou em umas poucas ocasiões até mesmo havia um cara-ou-coroa para definir o vencedor.

Com a rara exceção dos casos da moedinha, os times continuavam jogando até haver um vencedor. Sem a disputa de pênaltis no horizonte, os times tinham um baita incentivo para atacar, uma vez que essa era a única maneira de vencer. Com a introdução da disputa de pênaltis, isso mudou totalmente.

Pegarei por exemplo o histórico das finais da Copa Europeia, que atualmente chamamos de Champions League. Antes da introdução da disputa de pênaltis, quatro finais terminaram empatadas no tempo normal, e todas elas tiveram gols na prorrogação:
– em 1958, o Real Madrid venceu o Milan por 1 a 0 na prorrogação;
– em 1968, o Manchester United venceu o Benfica por 3 a 0 na prorrogação;
– em 1970, o Feyenoord venceu o Celtic por 1 a 0 na prorrogação;
– em 1974, a prorrogação entre Bayern de Munique e Atlético de Madrid terminou empatada, mas teve dois gols (o Bayern acabou campeão vencendo o jogo extra, dois dias depois).

Após a introdução da disputa de pênaltis, as prorrogações mudaram para sempre, com o 0 a 0 passando a ser o resultado padrão. Nas finais de Champions League, houve 13 prorrogações com possibilidade de disputa de pênaltis, com 11 delas terminando sem gols:
– em 1984, Liverpool e Roma ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 1986, Steaua Bucareste e Barcelona ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 1988, PSV Eindhoven e Benfica ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 1991, Estrela Vermelha e Olympique Marseille ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 1992, enfim, uma prorrogação decidiu a Champions League, com o Barcelona vencendo a Sampdoria por 1 a 0, graças a um golaço de falta de Ronald Koeman a oito minutos do fim;
– em 1996, Juventus e Ajax  ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2001, Bayern de Munique e Valencia ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2003, Milan e Juventus ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2005, Liverpool e Milan ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2008, Manchester United e Chelsea ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2012, Chelsea e Bayern de Munique ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis;
– em 2014, uma prorrogação em final de Champions League voltou a ter gol: o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid por 3 a 0, com os três gols sendo marcados no segundo tempo da prorrogação;
– em 2016, Real Madrid e Atlético de Madrid ficaram no 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido em pênaltis.

O padrão se repete em outras competições. Na Copa do Mundo, antes da regra prevendo o desempate em disputa de pênaltis, houve três prorrogações em finais, todas elas decididas com gols:
– em 1934, a Itália venceu a Tchecoslováquia por 1 a 0 na prorrogação
– em 1966, a Inglaterra venceu a Alemanha Ocidental por 2 a 0 na prorrogação;
– em 1978, a Argentina venceu a Holanda por 2 a 0 na prorrogação.

Após a introdução da insanidade dos pênaltis, adivinhem...
– em 1994, Brasil e Itália empataram em 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido nos pênaltis;
– em 2006, Itália e França empataram em 0 a 0 na prorrogação, e o campeão foi definido nos pênaltis;
– em 2010, a Espanha venceu a Holanda por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de Andrés Iniesta a quatro minutos do fim;
– em 2014, a Alemanha venceu a Argentina por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de Mario Götze a sete minutos do fim.

A Eurocopa, cuja edição de 2020 inspirou este post, curiosamente é a competição em que o padrão não aparece tão claramente. Foram duas finais sem previsão de disputa de pênaltis:
– em 1960, a União Soviética venceu a Iugoslávia por 1 a 0 na prorrogação;
– em 1968, Itália e Iugoslávia empataram em 0 a 0 na prorrogação e decidiram o título em jogo extra dois dias depois, com vitória da Itália por 2 a 0 no tempo normal.

Já com a disputa de pênaltis no regulamento, foram cinco finais com prorrogação:
– em 1976, Tchecoslováquia e Alemanha Ocidental empataram em 0 a 0 na prorrogação, e a campeã foi definida nos pênaltis;
– em 1996, a Alemanha venceu a República Tcheca por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de ouro de Oliver Bierhoff;
– em 2000, a França venceu a Itália por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de ouro de David Trezeguet;
– em 2016, Portugal venceu a França por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de Éder a onze minutos do fim; 
– em 2020, Itália e Inglaterra empataram em 0 a 0 na prorrogação, e a campeã foi definida nos pênaltis.

Nas decisões da Copa Libertadores da América, o padrão aparece com força. Nos duelos sem previsão de disputa de pênaltis, houve três prorrogações, todas decididas com gols (poucas finais iam para a prorrogação porque havia jogos em ida e volta, e o regulamento só previa prorrogação em caso de empate persistindo até no jogo extra):
– em 1966, o Peñarol venceu o River Plate por 2 a 0 na prorrogação;
– em 1973, o Independiente venceu o Colo Colo por 1 a 0 na prorrogação;
– em 1987, o Peñarol venceu o América de Cali por 1 a 0 na prorrogação, graças a um gol de Diego Aguirre no último minuto (embora o regulamento nesta época já previsse disputa de pênaltis, ela não poderia acontecer aqui, uma vez que o América de Cali tinha a vantagem do empate, por ter tido melhor saldo de gols nos dois primeiros jogos da decisão).

Nas finais com prorrogações assombradas pelo fantasma da iminente disputa de pênaltis, adivinhem...
– em 1977, Boca Juniors e Cruzeiro empataram em 0 a 0 na prorrogação, com a definição do título acontecendo nos pênaltis;
– em 1985, Argentinos Juniors e América de Cali empataram em 0 a 0 na prorrogação, com a definição do título acontecendo nos pênaltis;
– em 2008, Fluminense e LDU Quito empataram em 0 a 0 na prorrogação, com a definição do título acontecendo nos pênaltis;
– em 2013, Atlético Mineiro e Olimpia empataram em 0 a 0 na prorrogação, com a definição do título acontecendo nos pênaltis;
– em 2018, o River Plate venceu o Boca Juniors por 2 a 0 na prorrogação, no único caso até hoje em que houve gols no tempo extra "assombrado".

Nesta sexta-feira 30, nas quartas-de-final do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Brasileira perdeu para o Canadá na disputa de pênaltis. Em outro jogo do mesmo torneio, Holanda e Estados Unidos também decidiram a classificação nos pênaltis. Nas prorrogações dos dois jogos, vocês adivinharam, o placar foi 0 a 0. (Como a exceção que confirma a regra, a Austrália venceu a Grã-Bretanha por 2 a 1 na prorrogação.)

Vocês já devem ter percebido que eu detesto a "solução" da disputa de pênaltis, que eu gostaria de ver abolida do futebol. Porém, sempre que eu defendo esta ideia, recebo como resposta: "ah, PC, e qual é a solução? Vai ficar jogando prorrogação até morrer?". Ao que retruco: "sim, vai ficar jogando até sair um vencedor, como acontece em qualquer esporte que se preze". No basquete, no vôlei e no tênis, três esportes campeões de audiência mundo afora, os empates são resolvidos da única maneira razoável: com o jogo continuando. O próprio futebol desempatava seus duelos assim, até os anos 1970. E o vencedor, cedo ou tarde, sempre aparece, ainda que seja por cansaço do adversário - o preparo físico, afinal, faz parte do esporte, não?

Muitos torcedores têm uma sensação enganosa de que, sem a disputa de pênaltis, a prorrogação se estenderia por horas - algo que, espero, já tenham entendido que não aconteceria, como fartamente demonstrado acima. As prorrogações modorrentas só existem exatamente por causa dos pênaltis - são eles que as causam. Antes da existência das disputas de pênaltis, as prorrogações eram o exato oposto de modorrentas: tinham muitos gols e geralmente cumpriam sua função de desempatar o jogo. Nada de jogar "até morrer": prorrogações com horas de duração nunca aconteciam e não aconteceriam, caso a insanidade dos pênaltis deixasse de existir. As evidências demonstram que a prorrogação resolveria rapidamente os jogos, como sempre resolvia no passado.

Que a definição por pênaltis é um outro esporte, que nada tem a ver com o futebol, acho que todos nós já sabíamos. O que tentei demonstrar neste post vai além disso: a disputa de pênaltis não somente é um outro esporte, como também estraga uma boa parte do jogo em si.  Com o fantasma da disputa de pênaltis à espreita, os times ficam receosos em se expor, como que aceitando o destino que está por vir. Afinal, por que atacar e se arriscar a perder, quando há a alternativa dos pênaltis, de decidir tudo brincando desse mini-esporte de chutes a gol, com uma chance de 50% de vitória?

Os empates precisam ser resolvidos com bola rolando, seja em partida(s) extra(s), seja em prorrogações sucessivas (permitindo substituições extras, se for o caso). E, como resta demonstrado aqui, o fim das disputas de pênalti ainda traria o benefício adicional de melhorar o jogo. Testemunharíamos o fim das retrancas, porque a única possibilidade de vitória seria atacar para marcar um gol.

Não há nada mais anti-futebol do que a maldita disputa de pênaltis, essa coisa cruel, essa coisa desumana, esse outro esporte que uma mente perturbada inventou para desempatar o futebol. Roberto Baggio merece os pesadelos que tem com aquele chute pro alto, quando o jogo em si já tinha terminado? Até quando vamos fingir que essa loucura vale a pena?

No dia 5 de dezembro de 1976, Fluminense e Corinthians fizeram a semifinal do Campeonato Brasileiro, diante de 160 mil pessoas no Maracanã. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e - adivinhem - 0 a 0 na prorrogação, a Máquina Tricolor foi eliminada na disputa de pênaltis. Sobre isso, escreveu Nelson Rodrigues, com a sabedoria de sempre: "Onde o Corinthians teve sorte foi na cobrança dos pênaltis. A partir dos pênaltis, a competição passa a ser um cara e coroa. O Fluminense perdeu três, não, dois pênaltis, e o Corinthians não perdeu nenhum. Eis regulamento de rara estupidez. Tem que se descobrir uma outra solução. A mais simples, e mais certa, é fazer um novo jogo. Imaginem que beleza se os dois partissem para outro jogo".

Imaginem que beleza...

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.