domingo, 11 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 11 de junho


1911: pela segunda rodada do Campeonato Carioca, em Icaraí, o Fluminense goleou o Rio Cricket por 5 a 0, gols de Gustavinho de Carvalho, Oswaldo Gomes, Alberto Borgerth (2) e James Calvert. Foi a segunda vitória do Tricolor, que terminaria campeão invicto da competição.

1918: após a goleada sobre o Santos, o Fluminense foi a São Paulo e derrotou o Paulistano por 3 a 1, na Chácara da Floresta. Os gols da vitória tricolor sobre o campeão paulista foram assinalados por Welfare (2) e Mano. O Fluminense recebeu a Taça Imparcial, pela vitória.

1941: em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Palestra Itália, de Minas Gerais, por 4 a 2. Os gols da vitória tricolor sobre o campeão mineiro foram de Rongo (2), Pedro Nunes e Pedro Amorim. O Palestra Itália é o atual Cruzeiro.

1948: o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, em General Severiano, pelo Torneio Municipal. Os gols tricolores foram de Juvenal e Pé de Valsa. Nas semanas seguintes, o Fluminense conquistaria o título da competição.

1981: o Fluminense derrotou o Serrano por 2 a 1, no Maracanã, com dois gols de Zezé, em partida do Campeonato Carioca.

1995: o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 0, em Laranjeiras, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram marcados por Lira (de falta) e Edinho. Nas duas rodadas seguintes, o Fluminense enfrentaria Entrerriense e Flamengo - e conseguiria as duas vitórias que lhe garantiriam a taça.

****

Aniversariantes do dia:

José Américo Salomão (1920), meia-atacante com algumas atuações pelo Fluminense na década de 1940. Marcou um gol com a camisa tricolor, contra o Nacional do Uruguai, em 1944.

Aguinaldo Pinto de Mello (1950), ponta-esquerda que fez parte do plantel profissional tricolor entre as temporadas de 1968 e 1970.

Ricardo Ferreira Berna (1979), goleiro com 94 atuações pelo Fluminense entre 2006 e 2013. Fez parte dos elencos campeões da Copa do Brasil de 2007, do Campeonato Carioca de 2012 e dos Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012. Teve participação fundamental na conquista do Brasileiro de 2010, quando foi titular nas 9 rodadas finais, em que o Fluminense obteve 5 vitórias e 4 empates, tendo sofrido somente 5 gols.
"Vai ajudar o Fluminense a ser campeão? Então não me interessa!"

Bruno Ferraz das Neves (1984), meia-armador com 19 jogos pelo Fluminense na temporada de 2006. Marcou um gol com a camisa tricolor, contra o Operário de Cuiabá, pela Copa do Brasil.

João Filipe Rabelo da Costa e Silva (1988), zagueiro com 3 atuações pelo Fluminense na temporada de 2015.

Artur Jesus Vieira (1990), zagueiro que fez parte do elenco tricolor na temporada de 2015. Jogou somente uma vez, contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.

PCFilho

3 comentários:

  1. Frase épica do Ricardo Berna! hahaha!

    ResponderExcluir
  2. Precisa destacar o NOME DE GUERRA do jogador, colocar Paulo Antônio Silveira, exemplo, de repente é o jogador MARRECO, ninguém vai saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os apelidos dos jogadores, quando eles eram de fato chamados pelos apelidos, estão sempre destacados assim.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.