sábado, 24 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 24 de junho


1904: no 12º jogo de sua história, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 3 a 2, em Icaraí. Os gols tricolores foram de Octávio Simonsen, Horácio da Costa Santos e Edwin Cox. Horácio e Edwin alcançaram, cada um, o oitavo gol pelo Fluminense - à ocasião, lideravam a lista de artilheiros históricos do clube.

1905: em amistoso interestadual, o Fluminense venceu o Sport Club Internacional, de São Paulo, por 3 a 1, no Velódromo, em São Paulo. Os gols tricolores foram marcados por Jack Robinson, Gulden e Edwin Cox. Foi o 13º gol de Edwin - o maior artilheiro do Fluminense até aquela data.

1923: em amistoso interestadual, na cidade de Villa Nova de Lima (hoje Nova Lima, em Minas Gerais), o Fluminense venceu o Villa Nova por 5 a 2. Os gols tricolores foram de Coelho (3), Welfare e Zezé. O Fluminense foi o convidado especial do Villa Nova para a inauguração das novas arquibancadas de seu campo, na Praça do Bomfim (onde hoje se localiza o Estádio Castor Cifuentes).

1945: na Gávea, na rodada final do Torneio Municipal, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 0, gols de Simões (3) e Nandinho. Com o resultado, o Tricolor terminou a competição como vice-campeão.

1947: em amistoso entre o campeão carioca e o campeão mineiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, gols de Ademir Menezes e Juvenal.

1948: no primeiro jogo da decisão do Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 0, em General Severiano, gols de Orlando Pingo de Ouro (2), Simões e Rodrigues Tatu. Para saber como o Torneio terminou, confiram as efemérides dos próximos dias!

1959: na sequência de amistosos pelas Regiões Nordeste e Norte, o Fluminense goleou o Fast por 5 a 1, no Parque Amazonense, em Manaus. Os gols tricolores foram de Waldo (2), Jair Francisco (2) e Telê. Este foi o 9º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista de resultados aqui).

1962: no Torneio Início do Rio de Janeiro, no Maracanã, o Fluminense eliminou Bangu e America, ambos na disputa de pênaltis, mas acabou perdendo por 1 a 0 para o Botafogo, que se sagrou campeão no jogo seguinte, ao derrotar o Canto do Rio.

1976: diante de 50.000 pessoas no Parc des Princes, o Fluminense derrotou a Seleção da Europa por 3 a 1, de virada, e conquistou o Torneio de Paris. A Máquina Tricolor foi ovacionada pelo público parisiense, encantado com sua exibição espetacular. O Fluminense atuou com: Renato; Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Miguel (Edival) e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Paulo Cezar Caju e Rivellino (Carlinhos); Luis Alberto, Doval e Dirceu. A Seleção da Europa jogou com: Ognjen Petrović [Iugoslávia]; Wim Suurbier [Holanda], Pietro [Argentina], Pedro de Felipe [Espanha] (Mordechai Spiegler [Israel]) e Willem van Hanegem [Holanda]; Dragoslav Stepanović [Iugoslávia], Jovan Aćimović [Iugoslávia] e Billy Bremner [Escócia]; Dudu Georgescu [Romênia] (Didier Six [França]), Joe Jordan [Escócia] e Rob Rensenbrink [Holanda]. O escocês Billy Bremner abriu o placar para a Seleção da Europa, mas o Fluminense virou, com gols de Paulo Cezar Caju, Doval e Carlos Alberto Torres (de pênalti).
Carlos Alberto Torres e o troféu do Torneio de Paris.

1987: em jogo do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Assis, Leomir e João Santos.

1992: em jogo da Copa Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0, em Laranjeiras, gol de Anderson.

2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o América de Natal por 1 a 0, gol de Adriano Magrão, no Machadão, em Natal.

2012: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense goleou o Atlético Goianiense por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Samuel, Gum, Gílson (contra) e Deco (de pênalti). Após seis rodadas, o Fluminense somava 12 pontos ganhos na tabela de classificação, com três vitórias e três empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

2015: em partida do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, gols de Wellington Silva (lateral) e Vinícius.

****

Aniversariantes do dia:

Laurentino João Batista Tavares, o Grande (1923), médio-esquerdo que jogou no Fluminense entre 1947 e 1948.

Jair Basílio dos Santos (1927), ponta-direita que fez parte do elenco do Fluminense entre 1952 e 1954.

João Paulo de Oliveira, o Pinguela (1928), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1954.

Sirlei Vieira da Silva (1976), zagueiro que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1995.

Jean Raphael Vanderlei Moreira (1986), lateral-direito e meio-campista com 19 gols marcados em 220 jogos pelo Fluminense entre as temporadas de 2012 e 2015. Foi campeão carioca e brasileiro em 2012.


PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.