domingo, 4 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 4 de junho



1936: em partida amistosa, na sequência dos festejos da inauguração do Estádio Governador Bley, em Vitória, o Fluminense derrotou por 5 a 1 o Estrela do Norte, do Espírito Santo. Os gols tricolores foram de Vicentino (2), Romeu Pellicciari (2) e Hércules.

1950: no segundo amistoso no Estádio Centenário de Montevideo, o Fluminense empatou novamente com a Seleção Nacional do Uruguai, em 3 a 3. Os gols tricolores foram de Silas (2) e Tite (que completava 20 anos de idade naquele dia). O Fluminense jogou sem o goleiro Castilho e o atacante Rodrigues Tatu, que estavam com a Seleção Brasileira. Os selecionados nacionais se preparavam para a Copa do Mundo, no Brasil - cuja final seria disputada exatamente pelas seleções de Brasil e Uruguai, com os visitantes saindo campeões.

1953: em partida amistosa no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, o Fluminense venceu o Guarani por 1 a 0, gol de Marinho.

1995: em jogo válido pelo octogonal final do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã. Nas três rodadas seguintes, o Tricolor obteria três vitórias, e se consagraria campeão estadual.

2008: na segunda partida da semifinal da Copa Libertadores, diante de 84.632 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Boca Juniors, da Argentina, por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Washington (de falta), Darío Conca e Dodô. Com o resultado, o Tricolor classificou-se pela primeira vez para a decisão da Copa Libertadores.

2011: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Cruzeiro, com dois gols de Rafael Moura.

2015: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Coritiba por 2 a 0, gols de Vinícius e Marcos Júnior.

****

Aniversariantes do dia:

Augusto Vieira de Oliveira, o Tite (1930), talentoso ponta-esquerda revelado pelo Fluminense na década de 40. Ele fez parte do plantel profissional tricolor entre 1950 e 1951, tendo marcado 14 gols em 37 jogos com a camisa do Fluminense - um deles no seu aniversário de 20 anos, contra a Seleção Uruguaia, em Montevideo.

Gabriel da Conceição Vieira (1967), goleiro com 18 atuações pelo Fluminense entre 1999 e 2000. Fez parte do elenco campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 1999.

Fábio Carvalho Teixeira (1971), meia que fez parte do elenco do Fluminense no ano de 1995.

André Luiz Vieira do Nascimento, o André Miquimba (1973), atacante com 1 gol marcado em 9 partidas com a camisa do Fluminense, no ano de 1997.

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.