quarta-feira, 21 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 21 de junho


1928: o Fluminense inaugurou os refletores do Estádio de Laranjeiras, com a partida noturna entre a Seleção Carioca e o Motherwell, da Escócia. O jogo, que se iniciou às 22:15, terminou empatado em 1 a 1, gols de Tennant para o clube escocês e Oswaldo (do America) para a Seleção Carioca. O jornal "O Imparcial" do dia seguinte assim escreveu: "O estádio do Fluminense apresentava um aspecto deslumbrante, ontem à noite, feericamente iluminado e repleto de uma multidão entusiástica que acorrera a assistir o grande match internacional entre o Motherwell e o Selecionado Carioca".
Foto: o magnífico Estádio de Laranjeiras com os refletores acesos, em 1928.

1931: diante de 25.000 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense enfrentou o poderoso Ferencvaros, da Hungria, em amistoso internacional. Apesar das boas atuações de Preguinho (que marcou dois gols) e Velloso (que defendeu um pênalti), o time tricolor perdeu por 3 a 2. Foi o primeiro de uma série de amistosos do Ferencvaros no Brasil (os resultados seguintes foram: Seleção Carioca 3 x 1 Ferencvaros, Seleção Carioca 2 x 2 Ferencvaros, Seleção Brasileira 6 x 1 Ferencvaros e Palestra Itália/SP 2 x 3 Ferencvaros). O Ferencvaros conquistaria o Campeonato Húngaro na temporada seguinte, com a impressionante campanha de 22 vitórias em 22 jogos.

1936: em jogo do Torneio Aberto, no campo do America, em Campos Sales, o Fluminense goleou o Serrano por 12 a 2. Os gols tricolores foram de Sobral (3), Russo (2), Romeu Pellicciari (4), Lara e Hércules (2). Esta é a partida de competição na qual o Fluminense marcou mais gols em toda a história.

1941: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 4 a 2. Os gols tricolores foram de TimGuálter (contra), Romeu Pellicciari e Rongo. Foi a 6ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.

1958: em partida amistosa, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores no prélio foram assinalados por Telê e Mário (de pênalti).

1959: na sequência da excursão pelas Regiões Nordeste e Norte, o Fluminense goleou o Santana, do Amapá, por 4 a 1, no Estádio Municipal de Macapá. Os gols tricolores foram de Waldo, Jair Francisco (2) e Almir. Este foi o 8º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista de resultados aqui).

1970: no Estádio Azteca, na Cidade do México, a Seleção Brasileira venceu a Itália por 4 a 1, e sagrou-se tricampeã mundial de futebol. A escalação da melhor Seleção da história começava com o goleiro Félix, do Fluminense, titular durante toda a campanha. O quarto gol foi marcado pelo capitão Carlos Alberto Torres, lateral-direito revelado pelo Fluminense, então jogador do Santos. O lateral-esquerdo tricolor Marco Antônio também participou da campanha do tri, tendo jogado as partidas contra Romênia e Peru.

1972: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Željezničar, campeão iugoslavo, no Stadion Grbavica, em Sarajevo. O gol tricolor no amistoso internacional foi de Jair Pereira.

1973: na sequência da excursão pela África, o Fluminense derrotou a Seleção de Lourenço Marques por 2 a 0, gols de Manfrini e Carlos Alberto Pintinho, diante de 30.000 pessoas no Estádio Salazar, em Matola, em Moçambique. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Casa Lido. O saldo da excursão tricolor no continente africano passou a ser de 6 vitórias e 1 empate.

1975: em amistoso internacional, no Waldsportstadion, em Eppingen, na Alemanha Ocidental, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Eppingen. Os gols tricolores foram de Cafuringa e Silveira.

2000: pelas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Atlético Mineiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os gols tricolores foram de Magno Alves e Júlio César. O árbitro Edilson Pereira de Carvalho teve péssima atuação, expulsando exageradamente o meia Roger. O Fluminense foi eliminado pelo critério dos gols fora de casa, curiosamente sem ter perdido uma única partida em toda a competição.

****

Aniversariante do dia:

Luciane Freire Escouto (1987), jogadora de voleibol que defendeu o Fluminense em 2012, tendo conquistado o vice-campeonato carioca.
Foto: Nelson Perez (Fluminense FC).

PCFilho

2 comentários:

  1. Muito legais essas histórias da inauguração dos refletores com o Motherwell em 1928 e dos jogos do Ferencvaros em 1931. Eu não as conhecia!

    E essa aniversariante, que linda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane é linda mesmo. Não é qualquer uma que conquista o Miss Rio Grande do Sul. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.