sexta-feira, 2 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 2 de junho


1907: com três gols do craque Edwin Cox no segundo tempo, o Fluminense venceu o Botafogo por 3 a 0, em Laranjeiras, pelo Campeonato Carioca. O Tricolor terminaria campeão da competição.

1912: o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 1 a 0, no campo do adversário, pelo Campeonato Carioca. O gol da partida foi de Ernesto Paranhos. Esta foi a primeira vitória do Fluminense após a cisão que dera origem ao futebol do Flamengo.

1929: na Praia Vermelha, o Fluminense venceu o Syrio e Libanez por 6 a 3, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Alfredinho (2), Ripper (2), De Mori e Preguinho.

1931: o Fluminense goleou o Vasco por 5 a 2, em partida amistosa no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Betinho, Alfredinho (3) e Ripper.

1932: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Alfredinho, Preguinho e Cícero.

1940: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Flamengo por 2 a 1, diante de 32.300 pessoas em São Januário. O gol tricolor foi de Hércules, de pênalti. O goleiro Batatais defendeu um pênalti cobrado pelo Flamengo. Neste ano, o timaço do Fluminense voltou a ser o grande campeão do Rio de Janeiro - este Fla-Flu foi uma das três únicas derrotas em toda a campanha do título.

1954: o Fluminense venceu o Vitória do Espírito Santo por 2 a 0, no Engenheiro Araripe, com dois gols de Waldo.

1955: em seu primeiro jogo na Itália, o Fluminense derrotou a Fiorentina por 3 a 1, no Estádio Artemio Franchi, em Florença. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por João Carlos, Waldo e Pinheiro (de pênalti).

1957: no Maracanã, o Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 1, com dois gols de Waldo, e encerrou assim sua vitoriosa campanha no Torneio Rio-São Paulo. O Tricolor terminou a competição invicto, com a campanha de 7 vitórias e 2 empates, 23 gols-pró e 11 gols-contra. Waldo foi o artilheiro máximo do torneio, com 13 gols marcados em 9 jogos. Fluzão, campeão invicto do Torneio Rio-São Paulo!
Rio-São Paulo de 1957: Fluminense campeão e Waldo artilheiro!
Foto: Arquivo / Agência O Globo.

1959: em amistoso, o Fluminense goleou o Ceará por 4 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Os gols foram de Waldo, William (contra), Escurinho e Jair Francisco.

1960: no Bislett Stadion, na Noruega, o Fluminense goleou o Combinado Lyn-Skeid por 8 a 2. A goleada foi construída com tentos de Waldo (3), Wilson Moreira (3) e Paulinho Omena (2)

2010: em partida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Fred (aos 19 do 1º tempo) e Alan, de canela (aos 42 do 2º tempo). Foi a quarta das vinte vitórias na épica campanha que culminou com a conquista do terceiro Campeonato Brasileiro da história do Fluminense.

2013: o Fluminense derrotou o Criciúma por 3 a 0, no Moacyrzão, em jogo do Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram de Digão (2, ambos de cabeça) e Wellington Nem (de pênalti). No mesmo dia, o centroavante Fred, do Fluminense, marcava o primeiro gol do Novo Maracanã, no empate da Seleção Brasileira com a Inglaterra, em 2 a 2.

****

Aniversariantes do dia:

Télvio Henrique Pereira da Costa (1969), atacante com 5 atuações pelo Fluminense, no ano de 1991.

Túlio Humberto Pereira da Costa (1969), atacante com 12 gols em 26 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1999.

Túlio e Télvio, irmãos gêmeos que jogaram pelo Fluminense.

Higor Rodrigues Barbosa Leite (1993), meio-campista formado pelo Fluminense, com 22 atuações pelo time profissional do clube, entre 2012 e 2016.

PCFilho

2 comentários:

  1. kkkkkkkk não sabia que Túlio tem um irmão gêmeo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tem. E ambos jogaram no Fluminense, Télvio em 1991, Túlio em 1999.

      Eles chegaram a jogar juntos, no Botafogo, se não me engano em 1996.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.