sexta-feira, 9 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 9 de junho


1918: o Fluminense venceu o Santos por 6 a 1, na Vila Belmiro, no primeiro duelo da história do clássico. Os gols tricolores foram de French (2), Welfare (3) e Zezé. O Fluminense recebeu duas taças (Sudan e Carioca) pela vitória.

1929: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Lagarto, aos 19 minutos do 2º tempo.

1940: em São Januário, em partida válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Botafogo. Os gols tricolores foram de Hércules (2) e Malazzo. A diretoria tricolor protestou formalmente contra a péssima atuação do árbitro Mário Vianna. O Fluminense terminaria campeão carioca naquela temporada.

1944: em jogo do Torneio Municipal, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Simões, aos 19 minutos do 2º tempo.

1951: em partida pelo Torneio Municipal, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 1, em General Severiano. Os gols tricolores foram de Quincas (2), Telê e João Carlos. O goleiro Veludo defendeu um pênalti.

1954: em jogo dramático pelo Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense venceu o America por 4 a 3. Os gols tricolores foram de Robson, Waldo, Villalobos e Telê.

1957: na segunda partida em Lima, capital do Peru, o Fluminense voltou a vencer: 3 a 2 sobre o Universitário. Os gols da vitória foram de Léo Briglia (2) e Ivan.

1963: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense venceu o Lugansk por 2 a 1, no Avangard Stadion, em Lugansk, na União Soviética (hoje território da Ucrânia). Os dois gols tricolores foram de Manoel.

1968: o Fluminense venceu o America por 2 a 0, diante de 141.689 pessoas no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Cláudio Garcia e Samarone.

2002: o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, no Maracanã, em partida válida pelo octogonal final do Campeonato Carioca. A goleada tricolor foi construída por Agnaldo, Marco Brito e Magno Alves (2). O Fluminense terminaria campeão estadual.

2013: o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 1 Goiás, no Moacyrzão, em Macaé, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols do Fluminense foram de Rafael Sobis e Denílson.

****

Aniversariantes do dia:

Cristóvão Borges dos Santos (1959), habilidoso meia-atacante com 26 gols marcados em 101 jogos como profissional do Fluminense, entre 1979 e 1983 - foi campeão carioca em 1980. Em 2014, voltou ao clube para treinar o time profissional - esteve no comando técnico tricolor em 58 ocasiões, entre 2014 e 2015.

Alessandro Moresche Rodrigues (1971), centroavante com 3 gols marcados em 20 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1992.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.