quinta-feira, 29 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 29 de junho


1904: no 13º jogo de sua história, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 0, no campo da Rua da Constituição, em Icaraí, Niterói. Os gols da vitória foram de Edwin Cox (2), Félix Frias e Norman Hime. Edwin Cox se tornou o primeiro jogador a alcançar a marca de dez gols com a camisa do Fluminense - que ainda era cinza e branca.

1941: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o America por 3 a 0, gols de Carreiro, Tim e Pedro Amorim, no campo do adversário, na rua Campos Sales. Esta foi a 7ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.

1947: em jogo amistoso para a inauguração das arquibancadas de Teixeira de Castro, Fluminense e Botafogo empataram em surreais 5 a 5. Os gols do Fluminense foram de Oswaldinho (2), Simões, Careca (de pênalti) e Juvenal. O goleiro tricolor Darcy defendeu um pênalti.

1955: o Fluminense encerrou seu giro pela Europa em Portugal, com uma derrota para o Porto por 3 a 1, no Estádio das Antas. O gol tricolor foi marcado por Didi, em partida com arbitragem muito polêmica - Lafaiete, Pinheiro e Escurinho foram expulsos. Em 40 dias no continente europeu, passando por Turquia, Itália, Suíça, Bélgica, França e Portugal, o Fluminense realizou 13 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

1958: em amistoso internacional no Estádio Centenário de Montevideo, o Fluminense venceu o Peñarol por 3 a 2. Os gols tricolores na capital do Uruguai foram de MárioJair Francisco e Almir. Naquele ano, o Peñarol conquistaria o Campeonato Uruguaio. Na mesma data, o time reserva do Fluminense empatou em 1 a 1 com o Estrela do Norte, com gol de Alecir, em jogo amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Também no dia 29/06/1958, a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo, ao vencer a Suécia por 5 a 2, no Estádio Råsunda, em Estocolmo - o goleiro Castilho era o representante do Fluminense entre os campeões mundiais.
Carlos Castilho, goleiro lendário do Fluminense e da Seleção Brasileira.

1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou o Santos-AM por 6 a 1, no Parque Amazonense, em Manaus. Os gols tricolores foram de Waldo, Jair Francisco (2), Maurinho, Wilson Bauru e Silvino (contra). Este foi o 12º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui).

1960: o Fluminense encerrou sua excursão pela Europa com uma vitória espetacular sobre o Valencia, por 4 a 3, no Estádio Mestalla, em Valencia, na Espanha. Os gols tricolores foram de PinheiroWilson Moreira, Paulinho Omena e Altair. Em dois meses e uma semana no continente europeu, o Fluminense disputou 19 partidas, com 13 vitórias, 1 empate e 5 derrotas (passando por Portugal, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Hungria, Itália e Espanha). No mesmo dia 29/06/1960, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 4 a 0, em amistoso com mais de 100 mil pessoas no Maracanã - o terceiro e o quarto gols do escrete tupiniquim foram do centroavante tricolor Waldo, aos 38 e aos 42 do segundo tempo - duas de suas bombas características, sem chance de defesa para o goleiro chileno Manuel Astorga.

1967: em amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 0, no Estádio do Sumaré, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Samarone (2), Gilson Nunes (de pênalti) e Milton Dias.

1969: em jogo pelo Torneio de Cachoeiro de Itapemirim, parte dos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba, o time reserva do Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 2, no Estádio do Sumaré. Os gols tricolores foram de Jair Pereira (3) e Salvador.

1989: no Estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense derrotou o Estrela do Norte por 2 a 0, gols de César e Hélio. O amistoso foi parte das celebrações em homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba.

2008: com o time reserva, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os titulares tricolores, à exceção do goleiro Fernando Henrique, foram poupados para o grande desafio da quarta-feira seguinte, a fatídica decisão da Copa Libertadores, contra a LDU Quito.

2017: no Maracanã, o Fluminense venceu a Universidad Católica de Quito por 4 a 0, pela partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Henrique Dourado (2, um de pênalti), Richarlison e Wendel.

****

Aniversariantes do dia:

Pedro Omar Machado (1948), lateral-direito que disputou algumas partidas pelo Fluminense entre 1965 e 1967.

Leovegildo Lins da Gama Júnior, o Júnior (1954), provavelmente o futebolista que mais vezes enfrentou o Fluminense na história (54 partidas ao todo, 48 como jogador do Flamengo, 2 como jogador do Torino e 4 como treinador do Flamengo). Curiosamente, o pai de Júnior era tricolor, e o lateral chegou a treinar nas categorias de base do Fluminense.

Sylvio Félix Junior (1971), lateral-esquerdo integrante do plantel do Fluminense na temporada de 1994.

Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho (1977), meia-armador com um gol marcado em 18 partidas pelo Fluminense na temporada de 2006.

PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado um ótimo fato novo!

    2017: no Maracanã, o Fluminense venceu a Universidad Católica de Quito por 4 a 0, pela partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Henrique Dourado (2, um de pênalti), Richarlison e Wendel.

    :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.