quinta-feira, 8 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 8 de junho



1913: no turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bangu, na Rua Ferrer. Os gols tricolores foram de Jorge, Oswaldo Gomes (2) e Ernani.

1919: na sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Carioca por 4 a 0, gols de Welfare, Bacchi, Machado e Zezé (de pênalti). A vitória, no campo da Estrada Dona Castorina, foi o início da campanha que culminou com a conquista do tricampeonato.

1930: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 3 a 2, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram assinalados por Preguinho, Meireles e Ary.

1938: em partida pelo Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 3 a 0, em Teixeira de Castro, com gols de Sandro, Fogueira e Orlandinho. O Tricolor terminaria campeão da competição.

1941: o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, na Rua Ferrer, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols do Tricolor foram marcados por Carreiro e Tim (de pênalti). Foi a 5ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.

1955: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grasshopper-Club, no Estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça. O gol tricolor foi de Vítor.

1961: o Fluminense derrotou a Seleção da Bulgária por 1 a 0, no Estádio Vassil Levski, em Sofia, capital do país europeu. O gol da vitória do Tricolor foi marcado pelo artilheiro Waldo, aos 23 minutos do 2º tempo.

1969: o Fluminense derrotou o Bonsucesso por 2 a 0, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols foram de Lulinha e Lula, e o público foi de 131.256 pessoas, que prestigiaram também o clássico Flamengo 1 x 1 Vasco. Na rodada seguinte, uma semana depois, o Fluminense venceria o Flamengo, garantindo a conquista do título diante de mais de 190.000 presentes no Maracanã.

2014: o Fluminense perdeu para a Seleção da Itália por 5 a 3, em amistoso realizado no Raulino de Oliveira, como parte da preparação da Azzurra para a disputa da Copa do Mundo. Os gols do Fluminense foram de Chiquinho, Carlinhos e Matheus Carvalho.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Carlos Santos (1964), meia-esquerda que fez parte do plantel tricolor na temporada de 1983, ano em que foi campeão carioca.

Márcio Roberto dos Santos Ribeiro, o Márcio Baby (1972), zagueiro com 2 gols marcados em 49 jogos pelo Fluminense, entre 1992 e 1994.

Jonathan Pereira da Silva (1982), lateral-direito com 9 atuações com a camisa tricolor, todas na temporada de 2003.

PCFilho

5 comentários:

  1. Legal saber que a Seleção da Bulgária também foi vítima do Fluminense uma vez. E com gol do grande Waldo!

    (Nessas efemérides, a gente vê como o Waldo fazia gol. Todo dia tem gol dele. hehehehe!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mais de 300 gols com a camisa do Fluminense. Waldo ainda vai aparecer em muitas efemérides. :)

      Excluir
  2. Acrescentado um aniversariante:

    Antônio Carlos Santos (1964), meia-esquerda que fez parte do plantel tricolor na temporada de 1983, ano em que foi campeão carioca.

    (Ele teve uma carreira bem sucedida no exterior, tendo atuado no Porto e no América do México.)

    ResponderExcluir
  3. Retirado o evento de 1905 (fundação da Liga Metropolitana de Football), que na verdade aconteceu em 08/07/1905.

    ResponderExcluir
  4. Hoje a imprensa noticia o trágico falecimento de Márcio Baby. Ele sofreu complicações após ser baleado. Descanse em paz. 😔

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.