terça-feira, 13 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 13 de junho


1909: em jogo do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense goleou o Haddock Lobo por impiedosos 10 a 0, gols de Albert Victor Buchan (6), Emile Etchegaray (2), Hargreaves e Félix Frias. Naquele ano, o Tricolor se sagraria tetracampeão, com a campanha invicta de 7 vitórias e 2 empates (além de uma vitória anulada). Esta foi a primeira partida do Fluminense em que um atleta marcou 6 gols - até hoje, o feito de Buchan só foi igualado duas vezes (por Welfare em 1917 e Rongo em 1941).

1934: o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 2, em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Juan Arrillaga e Vicentino (2).

1943: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense massacrou o Vasco por 3 a 0. Os três gols aconteceram no primeiro tempo, através de Carreiro (no primeiro minuto), Russo (aos 33, de falta) e Maracaí (aos 43). A goleada tricolor só não foi maior porque o Vasco se recusou a jogar o segundo tempo, alegando que havia sido prejudicado pelo árbitro Mário Vianna.

1965: em amistoso, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense venceu por 2 a 0 o Bahia, gols de Silas (contra) e Amoroso.

1968: em amistoso, no Estádio Governador Bley, em Vitória, o Fluminense venceu por 2 a 1 o Rio Branco. Os gols tricolores foram de Dario e Ademar Pantera.

1972: na sequência de amistosos pela Europa, o Fluminense empatou em 4 a 4 com o Vojvodina, da Iugoslávia, no Stadion Grbavica, em Sarajevo. Os gols tricolores foram de Artime, Silveira, Cafuringa e Jair Pereira.

1978: em partida do Campeonato Brasileiro, no Castelão, em Fortaleza, o Fluminense derrotou o Ceará por 1 a 0, gol de Robertinho.

1993: na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, diante de 56.501 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1, provocando assim o terceiro jogo. Os gols tricolores foram de Wagner e Ézio.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Ferreira, o Antoninho (1923), treinador que esteve no comando técnico do Fluminense no primeiro semestre da temporada de 1963.

Gabriel Lima (1978), atacante com 3 gols marcados em 20 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1997 e 1999, campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro de 1998.

PCFilho

Um comentário:

  1. Retirado o aniversariante Avatênio Antônio da Costa, o Ceninho (1933), porque de acordo com a maioria das fontes ele nasceu em 13 de julho.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.