sexta-feira, 16 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 16 de junho



1950: uma cerimônia formal inaugurou oficialmente o Estádio Municipal do Maracanã, maior estádio do mundo, local que mais vezes recebeu jogos do Fluminense na história.

1959: seguindo a excursão de amistosos pelas regiões Nordeste e Norte, o Fluminense goleou o Castanhal por 8 a 1, no Estádio Maximino Porpino Filho, em Castanhal, no Pará. Os gols tricolores foram de Edmílson, Maurinho, Waldo (2), Wilson BauruPaulinho Omena, Jair Francisco e Almir. Este foi o 6º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista de resultados aqui).

1963: em mais uma partida do giro pela Europa, o Fluminense venceu o Ararat Yerevan, da União Soviética, por 5 a 2, no Dinamo Stadium, em Yerevan (hoje capital da Armênia). Os gols tricolores foram de Joaquinzinho, Manoel (2), Escurinho e Ubiraci.

1971: em partida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Vasco, no Maracanã, gols de Wilton e Flávio. O Tricolor mantinha assim a perseguição ao líder Botafogo - que enfrentaria na última e decisiva rodada, onze dias depois.

1972: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense derrotou o Borovo, da Iugoslávia, por 5 a 2, no Stadion Maksimir, em Zagreb (hoje capital da Croácia). Os gols tricolores foram de Artime (2), Jair PereiraZé Roberto e Silveira.

1973: na sequência da excursão pela África, o Fluminense venceu a Seleção da Zâmbia por 4 a 2, no Estádio Arthur Davies, em Kitwe. Os gols tricolores foram de Marquinhos, Manfrini (2) e Kléber. Foi a quinta vitória consecutiva do Fluminense no continente africano - antes, o Tricolor vencera três jogos em Angola e um na Tanzânia.

1991: em jogo válido pela Copa Rio de Janeiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Ézio e Denílson.

1993: na decisão do Campeonato Carioca, ante 79.940 pessoas no Maracanã, Fluminense e Vasco empataram em 0 a 0, resultado que deu o título ao Vasco.

2002: na semifinal do Campeonato Carioca, no Maracanã, Fluminense e Bangu empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, resultado que classificou o Fluminense, time de melhor campanha, para a decisão, contra o Americano. Dez dias depois, o TJD alterou o resultado da partida para Fluminense 1 x 0, devido às atitudes dos jogadores do Bangu, que reclamaram excessivamente com o árbitro durante a prorrogação.

2012: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu a Portuguesa por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Wellington Nem, Anderson, Fred e Lanzini. Após cinco rodadas, o Fluminense somava 9 pontos ganhos na tabela de classificação. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

2016: o Fluminense venceu o Corinthians por 1 a 0, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Cícero, aos 17 minutos do 2º tempo.

****

Aniversariante do dia:

Paulo Cezar Lima, o Paulo Cezar Caju (1949), meia-armador com 16 gols em 85 jogos pelo Fluminense entre 1975 e 1976. Foi bicampeão carioca em 1975 e 1976, e campeão dos Torneios de Paris e de Viña del Mar em 1976. Pela Seleção Brasileira, ele disputou as Copas do Mundo de 1970 e 1974.
Paulo Cezar Caju, craque integrante da Máquina Tricolor.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.