terça-feira, 20 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 20 de junho


1942: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Maracaí, Vicentini e Russo.

1948: em partida válida pelo Torneio Municipal, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, em São Januário. O gol tricolor foi de Juvenal, aos 37 do 2º tempo. Nos dias seguintes, o Fluminense disputaria a decisão da competição, contra o Vasco, em melhor-de-três. Confiram as efemérides dos próximos dias!

1953: em jogo válido pelo Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, no Maracanã, o Fluminense venceu o Hibernian, da Escócia, por 3 a 0, gols de Quincas e Telê (2).

1957: na sequência de amistosos pela América do Sul, o Fluminense venceu o Alianza Lima por 3 a 2, no Estádio Nacional de Lima, capital do Peru. Os gols tricolores foram de Waldo e Romeu (2).

1959: seguindo no giro pelas regiões Nordeste e Norte, o Fluminense venceu o Combinado Amapá-Macapá por 3 a 0, gols de Telê, Jair Francisco e Romeu, no Estádio Municipal de Macapá. Este foi o 7º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista de resultados aqui).

1960: seguindo a excursão pela Europa, o Fluminense derrotou o Genoa por 3 a 2, no Estádio Luigi Ferraris, em Gênova, na Itália. Os gols tricolores foram de Pinheiro (de falta) e Paulinho Omena (2).

1971: em um clássico eletrizante, pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, diante de 54.279 pessoas no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 0, gols de Lula (de pênalti) e Ivair. Como o líder Botafogo tropeçara no Flamengo (0 a 2 no dia 13) e no America (1 a 1 no dia 19), Fluminense e Botafogo partiriam para decidir o Campeonato na rodada final, no dia 27 - um jogo fadado a entrar para a história.

1976: ante 53.462 pessoas no Maracanã, em jogo pelo Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 1 a 0. Após o jogo, a Máquina Tricolor embarcou para a França, onde disputaria o Torneio de Paris. Após voltar de lá com a taça internacional, o Fluminense arrancaria para conquistar também o Campeonato Carioca.

1978: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Luís Carlos e Robertinho.

1979: em jogo do Campeonato Carioca daquele ano, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Serrano por 2 a 0, com dois gols de Fumanchu (um de pênalti).

****

Aniversariantes do dia:

Gilson Wilson Francisco, o Gilson Gênio (1957), meia-esquerda formado pelo Fluminense, com 6 gols marcados em 75 jogos pelo time profissional, entre 1975 e 1979. Com a camisa tricolor, foi campeão carioca em 1976. Posteriormente, trabalhou no Fluminense, como treinador nas divisões de base e auxiliar técnico, entre 2002 e 2009.

Hugo José Duarte (1964), goleiro que fez parte do elenco do Fluminense na temporada de 1998.

Júlio César Fontes Duarte (1972), volante com 11 partidas pelo Fluminense na temporada de 1998.

Moacir Bastos, o Tuta (1974), centroavante com 51 gols em 111 jogos pelo Fluminense, entre os anos de 2005 e 2006. Foi titular na conquista do Campeonato Carioca de 2005.

Juliano Haus Belletti (1976), lateral-direito e meia que atuou pelo Fluminense na temporada de 2010, tendo participado do elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro.

Kléver Gomes Rufino (1989), goleiro revelado pelo Fluminense, com 10 jogos no time profissional, entre 2013 e 2015.

Pedro Guilherme Abreu dos Santos (1997), centroavante formado pelo Fluminense, integrante do elenco profissional tricolor desde 2016. Até hoje, tem 4 gols marcados em 22 partidas com a camisa tricolor.

PCFilho

4 comentários:

  1. Esse Campeonato Carioca de 1971 foi impressionante. O título do Botafogo estava tão líquido e certo que Paulo Cezar Caju chegou a posar com a faixa de campeão. Depois daquilo, o Botafogo foi ladeira abaixo, o Fluminense ganhou de todo mundo... e acabou campeão naquela final polêmica.

    (Vale sempre lembrar: os botafoguenses reclamam do lance decisivo até hoje, mas convenientemente se esquecem que só tinham a vantagem do empate na final por causa da vitória contra o Fluminense no primeiro turno, vitória esta obtida com um pênalti ridículo inventado pela arbitragem.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário pertinente e esclarecedor sobre as polêmicas do Campeonato de 1971.

      Excluir
  2. PS: pra variar, teve gol do Waldo, em 1957! rsrs!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.