quinta-feira, 1 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 1º de junho


1924: na Rua Paysandu, o Fluminense derrotou o Sport Club Brasil por 7 a 1, em partida do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Nilo (4), Lagarto (2) e Ribeiro. Foi a 4ª das 12 vitórias do Fluminense na campanha do título.

1930: na Rua Paysandu, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor no campo rubro-negro foi marcado por Preguinho, de pênalti, aos 37 minutos do 1º tempo.

1938: com dois gols de Sandro, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 0, no Estádio de Laranjeiras, em partida do Torneio Municipal do Rio de Janeiro. O Tricolor terminaria campeão da competição.

1941: em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Botafogo por 3 a 2, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Pedro Amorim, Carreiro e Rongo. Foi a 4ª das 22 vitórias da sensacional campanha que culminaria com a conquista do bicampeonato.

1949: em amistoso no Estádio da Montanha, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Internacional. O gol do Tricolor foi marcado por Orlando Pingo de Ouro, aos 28 do 1º tempo. Com o resultado, o Fluminense recebeu a Taça Folha da Tarde.

1972: iniciando um giro pela Europa, o Fluminense venceu o Burgos, da Espanha, por 2 a 0, no Estádio Municipal de El Plantío, em Burgos. Os gols da vitória foram marcados por Jeremias e Artime.

1975: o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Carioca. O gol da partida, marcado por Rivellino, foi um dos mais bonitos da história do futebol. Aquele timaço, conhecido como a Máquina Tricolor, conquistaria o título de Campeão Carioca em agosto.

1991: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bragantino, no Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista, na segunda partida da semifinal do Campeonato Brasileiro. O gol tricolor foi assinalado por Ézio. O resultado eliminou o Tricolor da competição.

2002: o Fluminense fez 2 a 1 no Volta Redonda, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols da vitória tricolor foram de Roni e Marco Brito.

2005: diante de 51.137 pessoas no Castelão, em Fortaleza, o Fluminense venceu o Ceará por 4 a 1, na partida de volta da fase semifinal da Copa do Brasil. Os gols tricolores foram de Tuta (2), Diego Souza e Rodrigo Tiuí. O resultado classificou o Fluminense para a decisão do torneio.

2014: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Internacional, no Moacyrzão, em Macaé, em jogo do Campeonato Brasileiro. O gol tricolor foi assinalado pelo meia Jean.

2016: no Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol tricolor foi do meia Gustavo Scarpa.

****

Aniversariantes do dia:

Píndaro de Carvalho Rodrigues (1892), zagueiro que fez parte do elenco Campeão Carioca de 1911. Ele foi um dos dissidentes que, em 1912, saíram do Fluminense para fundar o futebol do Flamengo.

Wallace Padrão de Abreu (1972), meio-campista formado pelo Fluminense, com 7 gols em 74 jogos como profissional do clube, entre 1992 e 1995, ano em que fez parte do plantel Campeão Carioca.

Dorvalino Alves Maciel, o Lino (1977), lateral-esquerdo com 3 gols em 29 jogos pelo Fluminense no ano de 2005, quando fez parte do elenco Campeão Carioca.

Wellington Nogueira Lopes de Avellar, o Lopes Tigrão (1979), meia-atacante com 3 gols em 32 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2003.

Ygor Maciel Santiago (1984), volante com 36 atuações pelo Fluminense durante o ano de 2008. Ygor foi titular na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores.

PCFilho

3 comentários:

  1. Que golaço do Rivellino!! Coisa linda de se ver!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma autêntica e espetacular obra de arte.

      Candidato sério a gol mais bonito da história do Maracanã.

      Excluir
    2. Tentando lembrar de cabeça os gols mais bonitos do Maracanã. Não necessariamente nessa ordem:
      - Rivellino (Fluminense x Vasco);
      - Washington (Fluminense x Vasco);
      - Roberto Dinamite (Vasco x Botafogo);
      - Zico (Flamengo x Santa Cruz);
      - Bebeto (Brasil x Argentina);
      - Dodô (Fluminense x Arsenal de Sarandí);
      - Robinho + Elano (Brasil x Equador);
      - James Rodríguez (Colômbia x Uruguai).

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.