terça-feira, 27 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 27 de junho



1926: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Alfredinho e Ripper.

1937: em jogo amistoso, diante de 14.755 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 3. Os gols que garantiram o triunfo tricolor no Fla-Flu foram de Romeu Pellicciari (3) e Russo. O treinador uruguaio Carlomagno, encantado com a excelente atuação do artilheiro da partida, afirmou: "Não há nada que possa ser ensinado a Romeu". Aquele timaço do Fluminense, que conquistara o Campeonato de 1936 em decisão contra o próprio Flamengo, conseguiria o bicampeonato em 1937, e o tricampeonato em 1938.

1943: em jogo do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 2. Os gols do Fluminense foram de Arati (contra) e Pedro Amorim (2).

1948: na segunda partida da decisão do Torneio Municipal, na Gávea, o Fluminense perdeu para o Vasco por 2 a 1. O gol tricolor foi de Orlando Pingo de Ouro. Como o Fluminense havia vencido o primeiro jogo da final por 4 a 0, haveria o terceiro e decisivo duelo, três dias depois, em General Severiano. Confiram o resultado aqui, nas efemérides de 30 de junho!

1951: o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0 em amistoso em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Os gols da vitória do Fluminense foram marcados por Orlando Pingo de Ouro e Joel. Foi uma revanche tricolor, uma vez que, uma semana antes, no dia 20, o Fluminense visitara o bicampeão mineiro em Lourdes, em Belo Horizonte, tendo perdido por 1 a 0, gol de Ubaldo.

1956: em amistoso internacional, no Maracanã, o Fluminense venceu o Espanyol, de Barcelona, por 1 a 0, graças a um gol de Pinheiro, cobrando pênalti, aos 34 minutos do 2º tempo. O Espanyol terminara o Campeonato Espanhol daquele ano na 7ª colocação, posição que repetiria na temporada seguinte.

1957: na sequência do giro pela América do Sul, realizado após a conquista do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Nacional, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia. O gol tricolor foi de Dejair. O saldo da excursão do Fluminense pelos países vizinhos passou a ser de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

1971: na decisão do Campeonato Carioca, diante de 160.000 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo de maneira dramática, por 1 a 0, com um gol de Lula aos 43 minutos do segundo tempo. O empate dava o título ao Botafogo, mas o Fluminense lutou até o fim e conseguiu trazer o troféu para Laranjeiras. Os botafoguenses, que cantaram vitória antes da hora, reclamaram muito de uma possível falta de Marco Antônio no goleiro Ubirajara, no lance fatídico. Vale lembrar que, no duelo do primeiro turno, o Botafogo vencera o Fluminense por 1 a 0, graças a um pênalti fabricado - e que, devido a este resultado, o Botafogo tinha a vantagem do empate no jogo final. A campanha do título tricolor teve 20 partidas, com 10 vitórias, 9 empates e somente 1 derrota - aquela, do pênalti...
O gol do título: Lula chuta de canhota e vence Ubirajara.

1979: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Americano por 4 a 1, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Os gols do Fluminense foram de Fumanchu (2, um de bicicleta) e Nunes (2).

1987: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de Zé Maria e Jandir.

2002: na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano por 3 a 1, e conquistou o 29º título estadual de sua história, no ano de seu centenário. Os gols tricolores foram de Roni, Flávio e Magno Alves.

****

Aniversariantes do dia:

Francisco Rodrigues, o Rodrigues Tatu (1925), habilidoso ponta-esquerda com 98 gols marcados em 196 partidas com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1945 e 1950. Foi campeão do Carioca em 1946 e do Torneio Municipal em 1948. No Campeonato Carioca de 1946, foi também o artilheiro da competição, com 28 gols marcados em 24 jogos. Em 1950, Rodrigues foi, ao lado do goleiro Castilho, um dos representantes do Fluminense na Seleção Brasileira vice-campeã da Copa do Mundo. Também esteve no Mundial de 1954, já como atleta do Palmeiras. Sua principal característica era a habilidade de desferir violentos e inesperados arremates de perna esquerda.


Antônio Carlos de Araújo (1968), zagueiro com 1 gol marcado em 13 jogos pelo Fluminense, na temporada de 1994.

PCFilho

2 comentários:

  1. O Zé Maria era um lateral direito da base do Fluminense? Se bem me lembro, ele fez 3 gols em um jogo contra o Olaria nas Laranjeiras e foi vendido logo em seguida. PC você se lembra do fim do ano de 1989 que tínhamos Telê Santana como treinador e vários jogadores da base - campeões da Copa SP de futebol Jr. em 1986 e 1989? A diretoria dispensou Telê, ele foi para o São Paulo e ganhou tudo. Foram enviados 10 jogadores e o técnico da base Vanderlei Luxemburgo para o Bragantino e este time viveu a melhor fase de sua história e o Fluminense com times abaixo de sua tradição neste período. Eu acho que jamais irei me conformar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felippe, é esse Zé Maria mesmo. Sua memória está boa: em 1989, ele fez três gols contra o Olaria, naquele que seria seu último jogo com a camisa tricolor.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.