quarta-feira, 7 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 7 de junho


1925: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense venceu por 2 a 0 o Hellênico Athletico Club, com gols de Moura Costa e Lagarto.

1936: encerrando as festividades de inauguração do Estádio Governador Bley, em Vitória, o Fluminense venceu o Rio Branco por 2 a 0, com gols de Brant e Romeu Pellicciari. O Tricolor encerrou assim a semana no Espírito Santo com três vitórias em três jogos.

1942: em jogo do turno neutro do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, diante de 40.000 pessoas em São Januário. Os gols tricolores foram de Russo e Carreiro.

1949: em amistoso, o Fluminense venceu o Esporte Clube Pelotas por 4 a 3, no Estádio Boca do Lobo, na cidade gaúcha. Os gols tricolores foram de DidiCarlyleOrlando Pingo de Ouro e Silas. O gol de Didi, cobrando falta, foi o primeiro do jovem meia com a camisa do Fluminense - ele chegara contratado do Madureira, e viria a ser um dos melhores jogadores brasileiros nos anos seguintes (e em todos os tempos).

1959: na sequência da excursão pelas Regiões Nordeste e Norte do Brasil, o Fluminense ganhou de 5 a 2 do Paysandu, no Estádio Francisco Vasques, em Belém. Os gols tricolores foram de Telê, Bira, Waldo (2) e Jair Francisco. Este foi o terceiro dos vinte triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista aqui).

1972: seguindo o giro pela Europa, o Fluminense venceu o Troyes, no Stade de l'Aube, na França, por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Silveira e Artime (2).

1975: o Fluminense derrotou o Madureira por 3 a 0, no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de Manfrini (2) e Kléber. O goleiro Félix defendeu uma cobrança de pênalti. O Fluminense seria o campeão carioca naquela temporada.

2009: em partida dramática, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Fred, aos 43 minutos do 2º tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Antônio Dias dos Santos, o Toninho Baiano (1948), lateral-direito com 9 gols em 248 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1970 e 1975. Fez parte dos times campeões do Brasileiro de 1970 e dos Cariocas de 1971, 1973 e 1975.

Robenaldo Noronha Varela, o Noronha (1956), lateral-esquerdo que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1979.

Paulo Victor Barbosa de Carvalho (1957), goleiro com 360 partidas pela equipe profissional do Fluminense. Foi titular nas conquistas do Campeonato Brasileiro de 1984 e do tricampeonato Carioca entre 1983 e 1985, além do Torneio de Seul de 1984 e da Copa Kirin de 1987. Disputou a Copa do Mundo de 1986 pela Seleção Brasileira. Defendeu pelo menos 10 pênaltis com a camisa tricolor, e é considerado um dos melhores goleiros da história do Fluminense, ao lado de mitos como Marcos de Mendonça, Batatais, Castilho e Félix.
Paulo Victor, ídolo tricolor.

Alexi Stival, o Cuca (1963), treinador com duas passagens no comando técnico do Fluminense, entre 2008 e 2010. Foi o treinador da Arrancada Histórica de 2009, a miraculosa sequência de vitórias que levou o Fluminense a escapar de um rebaixamento quase concretizado no Campeonato Brasileiro, e a conquistar o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. O time montado por Cuca seria campeão brasileiro no ano seguinte, sob a direção de Muricy Ramalho.

Agnaldo Liz Souza (1968), zagueiro com 26 jogos pelo Fluminense entre as temporadas de 2000 e 2001.

Eduardo Antonio Machado Teixeira (1993), meio-campista com 13 partidas pelo time profissional do Fluminense entre 2013 e 2016.

PCFilho

2 comentários:

  1. Paulo Victor foi herói de toda criança tricolor na década de 80. Me arrepio só de lembrar os berros dos narradores PAAAAAULO VIIIIIIIIITOR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, já ouvi muitos relatos assim. Há inclusive uma geração de hoje jovens adultos chamados "Paulo Victor" por causa dele. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.