segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resenha: Tricolor 1 x 0 Guarani


Amigos, a humildade acaba aqui: desde ontem e para sempre, o Fluminense Football Club é o campeão brasileiro de 2010.

Preciso dizer que foi também a grande tarde do Estádio Olímpico João Havelange: pela primeira vez em sua história, o Engenhão consagrou um campeão. E que lindo foi o espetáculo, que linda foi a tempestade de bandeiras, que lindo foi o mosaico, que lindos foram os cânticos da legião pó-de-arroz.

O gol de Emerson já é história: estará, obrigatoriamente, em todas as antologias e enciclopédias tricolores, tal qual o de Mickey, tal qual o de Romerito. Carlinhos luta pela bola na esquerda, cruza, Washington cabeceia, a bola sobra, e Emerson emenda de primeira. Um instante para a eternidade: era o gol da vitória, era o gol do título. Vinte e seis anos de espera estavam encerrados.

Indiscutivelmente, o Tricolor mereceu levantar o Campeonato Brasileiro. Liderou o maior número de rodadas, teve a melhor defesa, e também um dos melhores ataques. Méritos de Muricy Ramalho e também de Cuca, que foi quem começou este time. Merecem, ambos, todos os nossos aplausos.

A taça sorri, amigos. Ela sorri porque está radiante com seu destino eterno: a abarrotada sala de troféus da rua Álvaro Chaves. Terá a companhia da Taça de Prata de 1970 e da Copa Brasil de 1984, os dois primeiros Campeonatos Brasileiros do Fluminense. Estará também ao lado dos 30 estaduais, da Copa Rio, da Taça Olímpica, da Copa do Brasil, da Teresa Herrera, e de tantas outras taças sorridentes.

Me obrigo a citar nesta crônica Darío Conca, o argentino que foi o maior craque deste Campeonato Brasileiro. E o mais incrível é que Conca foi um craque sempre presente: esteve em todas as 38 partidas do Fluminense no certame. Rei Darío, gigante de um metro e sessenta e poucos, também há de ser obrigatoriamente citado em todos os livros e dicionários tricolores.

O Profeta saiu de sua úmida caverna. Encarou o dilúvio que se abateu sobre o Rio de Janeiro, e foi festejar junto com o povo. Foi nesta celebração encharcada que o encontrei. De sua longa barba branca, pingavam as gotas de água da chuva. Sua bela manta branca estava agora atravessada por uma faixa de tricampeão. Quando me viu, ele sorriu largamente, e abriu os braços. Lágrimas nos olhos, caminhei em sua direção, enquanto ouvia os ecos de seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

Saltando das cinzas da humildade, ele avisou: vamos tratar da América!

PC

Vídeo editado por Sandro Carvalho sobre a conquista:

13 comentários:

  1. eu falei no Janeiro quando meu time do NFL foi campeao que Fluminense ser campeao isso ano....
    acredito sempre no nossa Fluzao!

    Valeu PC!

    ResponderExcluir
  2. Esse time é garra, são jogadores guerreiros, a torcida também composta de guerreiros, um técnico, ou dois (Cuca é o outro) de guerreiros! E guerreiros até literalmente debaixo d'água!!!!!!!!!!!! Agora, Profeta, vamos tratar da América, mas também de recuperar a hegemonia do futebol carioca!!!!! Neeeeeeeeeeeeeeenseeeeeeeeee!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Não consigo conter as lágrimas.

    É o FLUMINENSE!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Profeeeetaaaaaaa!!!!


    Tricampeãããããããooo!!!

    Tricampeãããããããooo!!!

    Tricampeãããããããooo!!!

    ResponderExcluir
  5. foi meu centésimo jogo que acompanhei o fluminense em um estadio!!!tenho todos os ingressos guardados.
    NENSEEEE
    TRICAMPEÃOOOOO
    TRICAMPEÃOOOOOOOO
    TRICAMPEÃOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Fluminense venceu pois teve alma de campeão, enquanto os jogadores do Corinthians dançaram na comemoração do gol de empate contra o Goais, os jogadores do Fluminense se amontoaram em êxtase!!!

    O Fluminense deu uma aula neste campeonato, mostrou que futebol é coletivo, todos os jogadores colocaram como meta objetivos do time e não objetivos pessoais, vide Conca e Washington.

    Ao mesmo tempo mostrou que o futebol é o esporte mais individual dos esportes coletivos com Dario Conca desequilibrando e participando de metade dos gols do time.

    Viemos do caos para a glória, para variar.

    --

    Nos últimos 4 anos, todo ano o Fluminense ou foi campeão ou vice de campeão de uma competição nacional ou internacional. O gigante despertou com fome e, por enquanto, só deu uma beliscada num pãozinho manteiga.

    --

    ST

    --

    CONCAMPEON, CONCAMPERON!!!!

    --

    A tempo: OBRIGADO BELLETTI!!!

    ResponderExcluir
  7. Desde pequeno eu te admirei
    desde os primeiros passos eu te amei
    tu és predestinado a vitória
    assim conta sua linda trajetória
    essa paixão que trago no meu peito
    que nao se abala mesmo na derrota
    é chama que aquece o meu amor
    ao tricoloor,ao tricolooor
    hoje eu vo cantar,hoje eu vo sorrir
    meu clube do coração é MUITO bom estar aqui

    ResponderExcluir
  8. "O gigante despertou com fome e, por enquanto, só deu uma beliscada num pãozinho manteiga."

    Sensacional esse Montanha!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao Fluminense. Uma bela campanha merece ser recompensada. dá-lhe tricolor carioca!!!

    ResponderExcluir
  10. TRICAMPEÃO!!! \o/

    Ainda tô sem voz, PC! Dei um urro tão forte na hora do gol que parecia que minha cabeça ia explodir.

    Ano que vem o COVEIRO já está pronto pro "grupo da morte"!

    ST!!!

    ResponderExcluir
  11. E o cara de areia mijada falou besteira de novo, acho que ele não sairá ileso do Rio não , não incito a violência mas é de se esperar, cutucaa a onça com vara curta.

    PC, eu gravei algumas partes da entrega do troféu e dos outros prêmios, mas sou inexperiente em editar vc sabe algum programa para fazer isso?
    desde já grato

    ResponderExcluir
  12. Andrés Sanches enxotado do palco pelas vaias da torcida tricampeã após a medíocre e muito infeliz provocação!

    Andrés otário, vai chupar o dedo no centenário.

    ResponderExcluir
  13. O cara é despeitado, babaca e conseguiu deixar o 'centenada' mais ridículo ainda. Ele deve é chupar outra coisa, não o dedo dele! Viado safado!!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.