2012 - Fluminense (RJ)
2013 - Cruzeiro (MG)
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.
Caro PC, vc está contabilizando os campeonatos desde 1967. Muito se fala sobre os campeonatos nacionais anteriores a 1971, só que desde 1959. Por que vc excluiu os 8 campeonatos anteriores? Uma outra dúvida: em 1968 o campeão não teria sido o Botafogo? Um abraço! Mario.
ResponderExcluirCaro Mario, os torneios que eu listei são os Campeonatos Brasileiros de futebol, em formato parecido com o atual, todos com participação dos principais clubes brasileiros (à exceção de um ou outro, eventualmente rebaixados).
ResponderExcluirOs torneios de 1959 a 1968 a que você se refere são a Taça Brasil, espécie de Copa do Brasil da época, em formato mata-mata, e sem a participação da maior parte dos grandes clubes a cada ano.
Abraço
PC
PC,
ResponderExcluirpelo que li no Lance a CBF vai colocar tudo no mesmo bolo e considerar tudo brasileiro, o que será a maior cagada já feita, até piora a situação atual.
É, Montanha...
ResponderExcluirO globoesporte acaba de publicar...agora é certo, afinal o órgão de imprensa oficial da CBF é a Globo.
A CBF faz mais uma cagada...
Vc vai manter este post como está, né?
ResponderExcluirAfinal, a partir de agora a versão oficial é uma grande piada.
Obviamente, o post será mantido como está.
ResponderExcluirA definição mais correta de Campeonato Brasileiro é: "torneio que contou com a participação dos principais clubes brasileiros do ano".
Pegando como exemplo, a Taça Brasil de 1966 contou com Cruzeiro, Santos, Fluminense, Palmeiras e Grêmio. Onde estão Flamengo, Vasco, Botafogo, Atlético MG, Internacional, Corinthians e São Paulo?
É possível um Campeonato Brasileiro sem SETE dos DOZE grandes clubes do país?
Eu não acho...
Nossa, aparece o Fla como campeão em 87!!! Finalmente tá dando o braço a torcer. Quem sabe daqui a uns 5 anos vc não tira aquele "não oficial" dali (pq é indiscutível o fato de que o torneio mais importante daquele ano foi o Módulo Verde da Copa União...). Também não considero a Taça Brasil como "Campeonato Brasileiro", e ainda acho que o Robertão deveria continuar como Robertão. Mas, como sempre, a CBF acabou complicando mais do que simplificando...
ResponderExcluirRafs,
ResponderExcluirNão to "dando o braço a torcer". Sempre reconheci o Flamengo como campeão não-oficial de 1987.
Mas o campeão oficial é, e sempre será, o Sport Recife. Tanto que foi o indicado pela CBF para a disputa da Copa Libertadores de 1988.
Sobre o "Robertão", não é questão de considerar. É o Campeonato Brasileiro. Sempre foi, e sempre será.
Isso independentemente do "reconhecimento" da CBF, cuja antecessora CBD organizou o Campeonato.
Já a Taça Brasil, também organizada pela CBD, era claramente a Copa do Brasil.
A Taça Brasil tinha participação de todos os grandes clubes Brasileiros, não tendo paralelo algum com a Copa do Brasil por ser o principal torneio do país, a CB é apenas um torneio secundário, e por ter, pela norma esportiva da época, plenamente reconhecida pela CBF em deferência à legitimidade da antiga CBD, a finalidade de definir o melhor clube do Brasil como confirmam os principais jornais da época, dentre eles o Carioca JB, que estampavm os campeões da Taça Brasil como legítimos Campeões Brasileiros ratificando um fato histórico imutável.
ResponderExcluirA Taça Brasil faz parte da lista oficial de campeões sendo irrelevante uma mera opinião pessoal incapaz de alterar a verdade histórica.
O Campeonato Brasileiro de 1966 (Taça Brasil) contou com 22 participantes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1966 Um pesquisador do seu nível ignorar isso é complicado, sinal de má vontade.
ResponderExcluirNão era a Copa do Brasil porque era o principal torneio do país, era o Campeonato Brasileiro em um de seus diversos nomes como é reconhecido, oficialmente, pela CBF e pela Fifa.
ResponderExcluirAzar de Flamengo, Vasco, Botafogo, Atlético MG, Internacional, Corinthians e São Paulo não terem ido bem nos estaduais, o que, diga-se de passagem, eliminou alguns deles nos anos 80 os enviando para a famigerada Taça de Prata sem que você questionasse nenhum título dos anos 80 por isso.
O Palmeiras, em 81, disputou a Taça de Prata por ter ido mal no paulistão. O título deixou de ser do Grêmio? Em 82 o Corinthians disputou a Taça de Prata por ter ido mal no paulistão. O Flamengo deixou de ser campeão?
ResponderExcluirFlamengo, Vasco, Botafogo, Atlético MG, Internacional, Corinthians e São Paulo deixaram de disputar o Brasileiro de 66 por terem ido mal nos estaduais/regionais e aquele timaço do Cruzeiro não deixou de ser o melhor do Brasil por isso! Tostão, Dirceu Lopes, Joãozinho agradecem pelo devido respeito! Coerência, senhores, coerência!
Rafael, já expliquei os meus critérios aqui, em outros posts:
ResponderExcluirArgumentos - Taça Brasil não é Campeonato Brasileiro
Apagando registros históricos, dona CBF?
Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa
A meu ver, são bem mais coerentes que os critérios "oficiais".
Abraços,
PC